Início

Questões de Concursos Analista Contábil

Resolva questões de Analista Contábil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q552788 | Informática, Linux Unix, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema operacional Linux e do editor de texto BrOffice Writer, julgue os itens a seguir. Em um computador com o sistema operacional Linux, é possível criar várias contas de usuários e armazenar os dados de configuração referentes a essas contas em um único diretório — /home/users.
  1. ✂️
  2. ✂️

182Q523481 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Analista Contábil, CREA SP, NOSSO RUMO, 2017

O parecer dos auditores independentes é o documento por meio do qual o auditor expressa sua opinião sobre as demonstrações contábeis. Em relação a este parecer, analise os itens abaixo, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O parecer deve expressar a opinião do auditor sobre se as demonstrações contábeis da entidade representam sua posição patrimonial e financeira, o resultado de suas operações para o período a que correspondem e as mutações de seu patrimônio líquido para o período a que correspondem.

( ) O parecer emitido pelo auditor independente, compõe-se, basicamente, de dois parágrafos: o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores; e o relativo à extensão dos trabalhos.

( ) Assim como as demonstrações contábeis, cuja informação deve ser evidenciada no início do parecer, o parecer dos auditores independentes é de exclusiva responsabilidade do auditor.

( ) O parecer dos auditores independentes se classifica em: parecer sem ressalva; parecer com ressalva; parecer adverso; e parecer com abstenção de opinião.

( ) O parecer com ressalvas deve ser emitido quando o auditor verificar a existência de efeitos que comprometam o conjunto das demonstrações contábeis; no seu julgamento, deve considerar, tanto as distorções provocadas, quanto a apresentação inadequada ou substancialmente incompleta das demonstrações contábeis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q469280 | Direito Tributário, Impostos, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

Sobre o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), previsto no art. 155, II, da Constituição Federal, de competência dos municípios, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q404588 | Direito Administrativo, Lei 8666 93, Analista Contábil, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

A Lei 8666/1993 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Em relação à mesma, correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q685246 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

A Lei 4.320/64, em seu Título I, menciona a Lei do Orçamento. A esse respeito, leia as afirmativas abaixo, atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo.
( ) A Lei do Orçamento deve obedecer aos princípios de unidade universalidade e anualidade.
( ) Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
( ) Deverão acompanhar a Lei do Orçamento os quadros demonstrativos de receitas e quadros demonstrativos de despesas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q430523 | Direito Constitucional, Normas e Leis, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

A Constituição Federal de 1988 incumbiu determinada espécie normativa de dispor especificamente sobre matérias de interesse dos Estados-Membros e do Distrito Federal, tais como a fixação de alíquotas mínimas e máximas do ICMS nas operações internas, e também de fixar alíquotas máximas do ITCMD. A espécie normativa que cuida dessas matérias é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q738517 | Economia, MICROECONOMIA, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens. Considere que uma agência reguladora adote o regime de determinação da taxa de retorno e que o efeito Averch-Jonhson seja válido. Nesse caso, espera-se a substituição do fator trabalho no processo produtivo das empresas reguladas.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q408057 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Com base na disciplina legal e na doutrina nacional acerca dos atos e processos administrativos, julgue os próximos itens. A motivação do ato administrativo deve ser explícita, clara e congruente, não sendo suficiente a declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas.
  1. ✂️
  2. ✂️

189Q355559 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

Assinale a opção falsa em relação às características da classificação econômica da despesa estabelecidas pela Lei n. 4.320/64 e Portaria STN/SOF n. 163/2001.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q356736 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

Assinale a opção que não é uma característica da despesa de exercícios encerrados também conhecida como despesa de exercícios anteriores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q686812 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

“O território potiguar é banhado por dezesseis bacias hidrográficas, sendo quatro delas de domínio federal, responsáveis pela drenagem de 20.258,1 km2 , equivalente a 38% do território potiguar. O volume total de águas superficiais dessas quatro bacias é de aproximadamente 3,296 bilhões de metros cúbicos, o que representa 67,5% das águas superficiais do estado” (OLIVEIRA et al., 2013). Identifique abaixo as bacias hidrográficas que banham o estado do Rio Grande do Norte, atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Guajú.
( ) São Francisco.
( ) Jacú.
( ) Parnaíba.
( ) Curimataú.
( ) Paraná.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q409993 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Os princípios da administração pública estão previstos, de forma expressa ou implícita, na CF e, ainda, em leis ordinárias. Esses princípios, que consistem em parâmetros valorativos orientadores das atividades do Estado, são de observância obrigatória na administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Acerca desses princípios e da organização administrativa do Estado, julgue os itens a seguir. No âmbito federal, as autarquias são entes da administração indireta dotados de personalidade jurídica própria e criados por lei para executar atividades típicas da administração. Essas entidades sujeitam-se à supervisão ministerial, mas não se subordinam hierarquicamente ao ministério correspondente.
  1. ✂️
  2. ✂️

193Q688304 | Contabilidade Geral, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

Uma empresa produz apenas dois produtos: Produto A e Produto B. Vende o produto A por $ 150,00 e o produto B por $ 130,00. Para cada 2 produtos A que a empresa vende, ela vende também 3 produtos B. Os custos variáveis são: Produto A $ 50,00 e Produto B $30,00. Os custos fixos mensais são $ 80.000,00. Assinale a alternativa correta que, corresponda ao ponto de equilíbrio da empresa vendendo-se os dois produtos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q693230 | Direito Tributário, Analista Contábil, CGE RN, IBFC, 2019

O ciclo de planejamento e orçamento público brasileiro é composto por três instrumentos principais: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentaria Anual (LOA). O artigo 165 da Constituição Federal/1988 normatiza esse assunto. Leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q357231 | Contabilidade Geral, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

O campo de atuação da contabilidade pública define-se tanto nos atos e fatos objeto de seu registro quanto nas entidades alcançadas pelas suas regras. Assinale a opção em que a entidade não está obrigada, por força de lei, a seguir as regras de contabilidade pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q525177 | Auditoria, Analista Contábil, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

O Contador, na função de auditor interno, deve manter o seu nível de competência profissional pelo conhecimento atualizado das Normas Brasileiras de Contabilidade, das técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, da legislação inerente à profissão, dos conceitos e técnicas administrativas e da legislação aplicável à Entidade. Em relação a atuação do auditor interno, é FALSA a afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q356029 | Contabilidade Geral, Orçamento na Constituição de 1988, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

A respeito da elaboração do Orçamento Geral da União, é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q434461 | Direito Constitucional, Educação, Analista Contábil, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens. O atendimento educacional especializado a portadores de deficiência, será realizado, preferencialmente, na rede regular de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q645958 | Informática, Banco de Dados, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos e funções de gerenciadores de banco de dados.

I. Em um banco de dados relacional, os dados e os relacionamentos entre os dados são representados por uma coleção de tabelas, cada uma com seus dados e índices únicos.

II. A chave primária é um ou mais atributos cujo valor identifica unicamente uma Tupla entre todas as outras de uma entidade. Deve ter conteúdo reduzido e valor constante no tempo.

III. Procedimentos gravados, que são executados automaticamente quando ocorre determinada ação do usuário, são denominados Tuplas.

IV. O MER (Modelo de Entidade e Relacionamento) é parte do aplicativo que manipula os dados e capta as informações para o usuário. Um MER deve ser estruturado para permitir navegação intuitiva e fácil.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q466256 | Direito Tributário, Obrigação tributária, Analista Contábil, SEFAZ CE, ESAF

O auto de infração, regularmente notificado ao sujeito passivo, só pode ser alterado por iniciativa da autoridade administrativa em hipóteses taxativamente previstas pelo art. 149 do CTN. Entre as hipóteses abaixo, assinale as que constituem exemplos deste tipo de situação.

I - Quando se comprove falsidade, erro ou omissão quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária como sendo de declaração obrigatória.

II - Quando se comprove que o sujeito passivo, ou terceiro em benefício daquele, agiu com dolo, fraude ou simulação.

III - Quando deva ser apreciado fato não conhecido ou não provado por ocasião do lançamento anterior.

Estão corretos apenas os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.