Questões de Concursos: Analista Cultural

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11 Q389590 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que abordam aspectos da evolução histórica das instituições museológicas.

A idéia de museu como instituição cuja função social é expor objetos que documentam o passado e o presente e celebram a ciência e a historiografia oficiais cristalizou-se na Europa, no período românico, isto é, a partir do século XVI.

12 Q387606 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a exposições museológicas.

A museologia utiliza o mundo das formas visuais para se comunicar com o seu público, mediante linguagens expositivas. Para garantir maior liberdade de fruição estética por parte do público, a museologia contemporânea somente pode compreender o objeto a ser exposto como a pura conjunção de formas e cores, como definiu Gombrich.

13 Q387879 | História, História Geral, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 70 do século passado,os museus começaram a atualizar seus canais de ligação, visandoo grande público e nao mais a penas o especialista. na década seguinte, assistiu-se a um incremento maciço desses novos visitantes. julgue os itens a seguir, em função de taistransformações.

Apesar das muitas transformações, as exposições , na decada de 80, cotinuaram a ser direcionadas para visitas individuais.

14 Q387857 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Independentemente do nível de sofisticação, o sistema de documentação se torna inoperante se os objetos perdem ou não têm o número de identificação.

15 Q387645 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens.

A forma pela qual os objetos são selecionados, estudados, analisados e expostos varia de acordo com os propósitos de cada museu.

16 Q387607 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Entre as várias formas para criar vínculos entre a sociedade e as instituições de arte está a criação de programas de arte-educação nos espaços museológicos e galerias. Considerando a importância e amplitude dos programas educativos, julgue os próximos itens.

A proposta triangular propõe que o público seja estimulado não apenas a observar as obras, como também a produzir arte.

17 Q387609 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, lei brasileira para incentivar investimentos culturais, e as políticas culturais e aquisitivas, julgue os itens seguintes.

A Lei Rouanet só contempla projetos culturais que vislumbrem a produção ou criação artística. Projetos de preservação e memória são apoiados com exclusividade pelo IPHAN.

19 Q387601 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Examinado, etiquetado, numerado, fotografado, recuperado e restaurado, o objeto é submetido a uma minuciosa pesquisa documental, histórica, iconográfica, posteriormente reunida em um repertório do museu.

20 Q387579 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 100 a 102, relativos ao papel social do museu na contemporaneidade.

Os museus devem exercer um papel na resolução de problemas ligados ao meio ambiente e ao desenvolvimento da sociedade, atuando não só como agentes de políticas voltadas para as questões sociais e para o meio ambiente, mas inclusive participando da formulação de políticas culturais e de desenvolvimento.


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