Questões de Concursos Analista Cultural

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21Q387642 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao contexto conceitual e histórico dos movimentos modernos e contemporâneos, julgue os itens a seguir.

O Futurismo italiano e o Fovismo francês possuem em comum o interesse pela estética da máquina e das novas tecnologias da revolução industrial para a produção artística.
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22Q387645 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a características histórico-culturais dos museus e dos objetos neles expostos, julgue os próximos itens.

A forma pela qual os objetos são selecionados, estudados, analisados e expostos varia de acordo com os propósitos de cada museu.

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23Q387646 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Informações sobre o autor, título e assunto são fundamentais para a identificação dos objetos museológicos.

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24Q387647 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A Lei de Incentivo N.º 3.730, intitulada Rubem Braga, sancionada em 24 de maio de 2000, aborda a questão da concessão de incentivo fiscal para a realização de projetos culturais. No que se refere a essa lei, julgue os próximos itens.

O autor de um projeto apreciado favoravelmente terá prazo de 24 (vinte e quatro) meses para a sua conclusão, a contar da emissão dos bônus correspondentes.

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25Q389183 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que abordam aspectos da evolução histórica das instituições museológicas.

O museu surgiu na Grécia Antiga, sob o nome mouseion. Tratava-se, em verdade, de uma mistura de templo — dedicado às musas, filhas de Zeus e Mnemosine — e instituição de pesquisa, onde os homens poderiam se dedicar às artes, às ciências e, sobretudo, ao saber filosófico. Obras de arte ficavam ali expostas mais em função de agradar as divindades do que de serem contempladas pelo homem.

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26Q387656 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A política cultural é a ação do poder público que se baseia em operações, princípios, procedimentos administrativos e orçamentários. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A política cultural visa à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos por meio de atividades culturais, artísticas, sociais e recreativas

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27Q387670 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

As questões técnicas do processo de concepção e montagem de uma exposição são inúmeras, pois envolvem diversas áreas na construção de experiências interativa, criativa e sensorial do público. A montagem de uma exposição pode ser entendida como o ato de dar forma a um conceito por meio da distribuição de objetos bi e tridimensionais em u

Para a perfeita harmonia entre o conteúdo e a forma da exposição, realizada por meio de objetos e outros recursos, o designer ou arquiteto é parceiro inseparável daquele que gerencia o processo de montagem da exposição.

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28Q387675 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Não basta descrever fisicamente o objeto, é necessário reconstituir a sua história, que pode ser feita a partir dos contextos: primário, arqueológico e natural.

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29Q387682 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Entre as várias formas para criar vínculos entre a sociedade e as instituições de arte está a criação de programas de arte-educação nos espaços museológicos e galerias. Considerando a importância e amplitude dos programas educativos, julgue os próximos itens.

Parte da produção artística que envolve as novas tecnologias de informação e comunicação se diferencia das outras artes tradicionais pela inserção da interação cibernética.

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31Q387689 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Entre as várias formas para criar vínculos entre a sociedade e as instituições de arte está a criação de programas de arte-educação nos espaços museológicos e galerias. Considerando a importância e amplitude dos programas educativos, julgue os próximos itens.

Toda concepção, linguagem, apresentação e percepção da arte mudou com o advento do computador, em especial pelo uso da Internet como suporte eletrônico.

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32Q387693 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

A maior parte das informações sobre o objeto é intrínseca e, portanto, difícil e, às vezes, impossível de ser resgatada.

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33Q387694 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao contexto conceitual e histórico dos movimentos modernos e contemporâneos, julgue os itens a seguir.

Apesar de não serem caracterizados como modernistas, as pinturas de Pablo Picasso e Brancusi foram importantes para a criação do modernismo pelos seus sucessores.
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34Q387696 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A Lei de Incentivo N.º 3.730, intitulada Rubem Braga, sancionada em 24 de maio de 2000, aborda a questão da concessão de incentivo fiscal para a realização de projetos culturais. No que se refere a essa lei, julgue os próximos itens.

Aquele que, por meio de doação, patrocínio ou investimento, seja o empreendedor de qualquer projeto cultural de um município terá direito ao incentivo fiscal que consiste no recebimento de certificados expedidos pelo Poder Executivo correspondentes ao valor do incentivo autorizado.

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35Q387698 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

Um objeto, ao longo de sua vida, perde e ganha informações em conseqüência do uso, manutenção, reparos, deterioração, perdas e ganhos que se tornam mais acentuados quando há mudanças de um contexto para outro.

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36Q387700 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere à Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida também por Lei Rouanet, lei brasileira para incentivar investimentos culturais, e as políticas culturais e aquisitivas, julgue os itens seguintes.

O termo mecenato, associado a leis de incentivo à cultura, tem sua tradição e origem vinculados ao nome de Caio Mecenas, que, favorecendo o sustento da produção de vários artistas, deu início a uma prática que se tornou comum no Renascimento.

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37Q387702 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da arte contemporânea no Brasil, julgue os itens seguintes.

As instalações se caracterizam pela tensão estabelecida entre as diversas peças que as compõem e pela relação entre estas e as características do lugar onde se inserem. Uma única instalação pode incluir performance, objeto e vídeo, estabelecendo uma interação entre eles.
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38Q387703 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Criar e desenvolver um projeto e procurar patrocinador é uma tarefa que exige tempo, um bom texto e persistência. Com relação aos projetos culturais e ao apoio das instituições culturais, julgue os itens que se seguem.

Para fins de incentivo fiscal, um projeto cultural deve ter como objetivos a viabilização de produção cultural e artística, a preservação e a difusão do patrimônio artístico, cultural e histórico por meio do acesso público ao produto cultural.

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39Q387705 | Educação Artística, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do processamento técnico de acervos, julgue os itens a seguir.

A documentação de acervos museológicos é o conjunto de informações sobre cada um dos seus itens e, por conseguinte, a representação destes por meio da palavra e da imagem.

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