Questões de Concursos Analista Desenvolvimento Gestão Júnior

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41Q716008 | Arquitetura, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A teoria da arquitetura é um discurso sobre a prática e a produção da disciplina, que aponta para seus grandes desafios. Tem pontos em comum tanto com a história da arquitetura, que estuda as obras do passado, como com a crítica, esta atividade específica de julgamento e interpretação de obras existentes segundo os critérios assumidos pelo crítico ou pelo arquiteto. Mas, a teoria da arquitetura se distingue dessas duas atividades, pois

I. oferece soluções alternativas a partir da observação da situação corrente da disciplina e propõe novos paradigmas de pensamento para o tratamento dos seus problemas.

II. tem natureza especulativa, antecipatória e catalisadora.

III. trabalha em vários níveis de abstração, avaliando a arquitetura como profissão, as intenções dos arquitetos e sua relevância cultural em geral.

IV. se ocupa tanto das aspirações da profissão como de suas realizações práticas.

Está correto o que consta em

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42Q559315 | Informática, Conceitos Básicos, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Sobre sistemas de numeração binário e decimal codificado em binário, considere:

I. Um método utilizado para representar um número binário negativo é chamado de notação complemento de um, em que um número negativo é representado mudando cada bit em seu valor absoluto para a definição do bit oposto.

II. Na notação de complemento de dois, 1 é somado à representação de complemento de um para um número negativo.

III. Uma característica importante da representação de decimal codificado em binário de inteiros não-negativos é que nem todas as strings de bits são representações válidas de um inteiro decimal. Códigos como 1010 e 1100, cujos valores binários são 10 ou acima, não são válidos nessa representação.

Está correto o que consta em

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43Q704515 | Programação, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, METRÔ SP, FCC, 2019

Considere os seguintes objetivos de padrões de projeto.
1. Separa a construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações, ou seja, serve para encapsular a construção de um produto e permitir que ele seja construído em etapas.
2. Atribui responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Ele fornece uma alternativa flexível a subclasses para a extensão da funcionalidade, ou seja, envelopa um objeto para fornecer novos comportamentos.
3. Usa compartilhamento para dar suporte a vários objetos de forma eficiente, ou seja, permite que uma instância de uma classe possa ser usada para fornecer muitas “instâncias virtuais”.
4. Torna possível salvar o estado de um objeto de modo que o mesmo possa ser restaurado, ou seja, permite restaurar um objeto a um dos seus estados prévios, por exemplo, quando o usuário seleciona um “desfazer”.
Correspondem, correta e respectivamente, aos objetivos de padrões de projeto:
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44Q543060 | Probabilidade e Estatística, Distribuição Normal, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Seja X a variável aleatória que representa o tempo de espera em uma determinada estação de determinada linha do Metrô de São Paulo. Suponha que X tem distribuição normal, com média de 100 segundos e desvio padrão de 10 segundos. O Metrô está testando uma nova tecnologia com a finalidade de reduzir em 10% a média de X e em 20% o seu desvio padrão. Supondo que esta nova tecnologia surta efeito, a probabilidade de que o tempo na espera na determinada estação supere 106 segundos é igual a:

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45Q744904 | Economia, Contabilidade Social, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Uma economia apresentou os seguintes dados obtidos no seu sistema de Contas Nacionais, relativos a um determinado ano, expressos em unidades monetárias:

Produto Nacional Líquido a custo de fatores .............. 12.000

Depreciação ............................................................... 2.000

Renda Líquida recebida do exterior ............................ 500

Impostos Indiretos ...................................................... 3.600

Impostos Diretos......................................................... 1.200

Subsídios.................................................................... 600

Transferências do Governo ao setor privado.............. 200

Déficit do Balanço de Pagamentos, em conta corrente... 2.000

Com base nesses dados conclui-se que

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46Q738786 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Considere as assertivas abaixo.

I. Contadores tendem a visualizar retrospectivamente as finanças da empresa.

II. A abordagem contábil visa fornecer e utilizar valores que representem a eficiência da utilização dos recursos no processo produtivo.

III. Os custos econômicos são aqueles medidos em termos de valores pagos por uma firma na aquisição de seus insumos de produção (os chamados “custos históricos”).

IV. A abordagem econômica foca os chamados “custos de oportunidade”.

V. Custos contábeis não incluem custos implícitos.

No tocante às diferenças entre as abordagens econômica e contábil-financeira dos custos, é correto o que consta APENAS em:

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47Q629566 | Informática, Tipos de redes, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Com relação às redes wireless, analise:

I. Dependendo da potência de transmissão dos Access Points, uma rede wireless pode ter um alcance que ultrapasse os limites geográficos da instituição, o que pode facilitar o uso e a escuta não autorizadas. Esse vazamento de sinal deve servir de estímulo para o administrador implementar medidas como o uso de autenticação e criptografia.

II. É preferível conectar um Access Point a um hub, não a um switch. O tráfego de rede em um switch pode ser potencialmente enviado para toda a rede wireless e eventualmente ser interceptado por algum cliente.

III. Por questões de segurança, as redes wireless nunca devem ser conectadas diretamente dentro de uma rede protegida por um firewall.

IV. Uma solução adequada de topologia pode ser colocar todos os Access Points em um segmento de rede próprio e colocar um firewall entre esse segmento e o resto da infraestrutura de rede da instituição.

Está correto o que consta em

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48Q524804 | Auditoria, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Os trabalhos de auditoria interna devem ter por objetivo a obtenção de informação que:

I. seja factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno.

II. sendo confiável, propicie a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.

III. de suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna.

IV. auxilie a entidade a atingir suas metas.

Essas informações são denominadas, respectivamente,

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49Q702983 | Português, Interpretação de Textos, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, METRÔ SP, FCC, 2019

Texto associado.
1.      Sem deixar de reconhecer seus méritos, o crítico Richard Brody classificou “Parasita”, do coreano Bong Joon-ho, como um
filme conservador. Entre outras coisas, por expressar a urgência de uma correção da ordem social e econômica, sem romper com as
regras do entretenimento comercial.
2.     Já entendemos que as coisas perderam o rumo, mas continuamos caminhando para o precipício. Bong se apoia nesse
consenso para transmitir uma parábola admonitória que nos faz rir ao mesmo tempo que nos confronta com nosso próprio suicídio.
3.     Ortega y Gasset dizia que a comédia era um gênero que confirmava o poder do que já está estabelecido: o indivíduo que se
encontra fora das estruturas torna-se ridículo, cômico. Bong inverte a lógica. Ridículo é quem ainda acredita na normalidade das
estruturas.
4.     Já nos primeiros minutos, o protagonista, filho de uma família de párias, considera, diante da miséria à sua volta, o quanto
“tudo é metafórico”. Na comédia proposta por Bong, para falar do estado insustentável da desigualdade no mundo, as metáforas são
evidentes. Rimos do que já entendemos.
5.     O filme opõe uma família de desempregados, condenados a viver como parasitas, a uma família de ricos frívolos, enredados
em pequenas neuroses e ambições previsíveis, entre os muros que os separam da realidade.
6.     Atentos às menores chances de sobrevivência, em pouco tempo pai, mãe e os dois filhos da família pobre estarão ocupando
cargos de confiança na casa dos ricos, graças a uma série de circunstâncias.
7.     A casa onde vivem os ricos, representativa de uma tradição moderna de elegância e conforto minimalista, é mal-assombrada,
a julgar pelas visões do filho menor.
8.     O que se instila na parábola de Bong Joon-ho é um conservadorismo estético. É fato que o estado político, social e econômico
do mundo desautorizou as ambições da modernidade. A casa da família rica, em seu empenho modernista, não só não resolve a
desigualdade econômica como a esconde, encobre, transforma-a em fantasma.
9.     Mesmo ironizando o projeto modernista, o cineasta não rompe, por razões táticas, com as regras do sistema de entre-
tenimento que acompanha essa mesma ordem desigual. É como se o discurso artístico também precisasse reduzir-se ao mais básico
e consensual entendimento das coisas (as metáforas imediatamente reconhecíveis por todos), evitando as contradições e o mistério
que são a matéria de uma arte de ruptura.
10.    Em “Parasita” não há desejo de ruptura nem revolução. Com a ponderação típica de um conto moral, ele nos exorta a salvar o
que ainda não desmoronou.
(Adaptado de: CARVALHO, Bernardo. Disponível em: www.folha.uol.com.br)
Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:
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50Q748180 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Em relação à teoria econômica do oligopólio, analise:

I. No modelo de duopólio de Stackelberg, a empresa que anunciar publicamente sua produção em primeiro lugar ficará em desvantagem no mercado.

II. No modelo de duopólio de Cournot, o equilíbrio conseguido pelos duopolistas não é considerado como um exemplo do equilíbrio de Nash na teoria dos jogos.

III. O conhecido modelo do “dilema dos prisioneiros”, utilizado na teoria dos jogos, ilustra a dificuldade de se conseguir um comportamento cooperativo por parte das empresas oligopolistas em virtude da desconfiança mútua.

IV. Quanto maior o número de empresas que compõem o oligopólio, o comportamento desse mercado tende a se aproximar de um mercado de concorrência perfeita.

Está correto o que consta APENAS em

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51Q629973 | Informática, Linguagem SQL, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Um dos métodos para garantir a integridade das informações inseridas em bancos de dados é pelo uso de constraints, que garantem que os dados sejam validados de acordo com os critérios estabelecidos pelas constraints. Sobre a constraint Unique em linguagem SQL, é INCORRETO afirmar que

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52Q703752 | Programação, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, METRÔ SP, FCC, 2019

Considere duas tabelas relacionais Nota Fiscal e Produto onde as notas fiscais relacionam os produtos vendidos. Cada produto é identificado pelo seu código e cada nota fiscal pelo seu número. A ação cruzada entre essas tabelas é a venda que não será usada em nenhum outro relacionamento. Do ponto de vista do mundo real, no modelo entidade-relacionamento, venda deve ser modelada como
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53Q744083 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A Economia é conhecida como a “ciência das escolhas”, pois se notabiliza pelo auxílio aos agentes no enfrentamento de dilemas cotidianos que afetam, inclusive, a esfera da definição de objetivos econômicos de um país.

NÃO reflete algum tipo de conflito entre objetivos macroeconômicos:

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54Q706304 | Português, Interpretação de Textos, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, METRÔ SP, FCC, 2019

Texto associado.
1.      Sem deixar de reconhecer seus méritos, o crítico Richard Brody classificou “Parasita”, do coreano Bong Joon-ho, como um
filme conservador. Entre outras coisas, por expressar a urgência de uma correção da ordem social e econômica, sem romper com as
regras do entretenimento comercial.
2.     Já entendemos que as coisas perderam o rumo, mas continuamos caminhando para o precipício. Bong se apoia nesse
consenso para transmitir uma parábola admonitória que nos faz rir ao mesmo tempo que nos confronta com nosso próprio suicídio.
3.     Ortega y Gasset dizia que a comédia era um gênero que confirmava o poder do que já está estabelecido: o indivíduo que se
encontra fora das estruturas torna-se ridículo, cômico. Bong inverte a lógica. Ridículo é quem ainda acredita na normalidade das
estruturas.
4.     Já nos primeiros minutos, o protagonista, filho de uma família de párias, considera, diante da miséria à sua volta, o quanto
“tudo é metafórico”. Na comédia proposta por Bong, para falar do estado insustentável da desigualdade no mundo, as metáforas são
evidentes. Rimos do que já entendemos.
5.     O filme opõe uma família de desempregados, condenados a viver como parasitas, a uma família de ricos frívolos, enredados
em pequenas neuroses e ambições previsíveis, entre os muros que os separam da realidade.
6.     Atentos às menores chances de sobrevivência, em pouco tempo pai, mãe e os dois filhos da família pobre estarão ocupando
cargos de confiança na casa dos ricos, graças a uma série de circunstâncias.
7.     A casa onde vivem os ricos, representativa de uma tradição moderna de elegância e conforto minimalista, é mal-assombrada,
a julgar pelas visões do filho menor.
8.     O que se instila na parábola de Bong Joon-ho é um conservadorismo estético. É fato que o estado político, social e econômico
do mundo desautorizou as ambições da modernidade. A casa da família rica, em seu empenho modernista, não só não resolve a
desigualdade econômica como a esconde, encobre, transforma-a em fantasma.
9.     Mesmo ironizando o projeto modernista, o cineasta não rompe, por razões táticas, com as regras do sistema de entre-
tenimento que acompanha essa mesma ordem desigual. É como se o discurso artístico também precisasse reduzir-se ao mais básico
e consensual entendimento das coisas (as metáforas imediatamente reconhecíveis por todos), evitando as contradições e o mistério
que são a matéria de uma arte de ruptura.
10.    Em “Parasita” não há desejo de ruptura nem revolução. Com a ponderação típica de um conto moral, ele nos exorta a salvar o
que ainda não desmoronou.
(Adaptado de: CARVALHO, Bernardo. Disponível em: www.folha.uol.com.br)
Ortega y Gasset dizia que a comédia era um gênero literário que confirmava o poder do que já está estabelecido (3° parágrafo)
No contexto, o trecho sublinhado acima exerce a mesma função sintática que o também sublinhado em:
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55Q748430 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Partindo-se da premissa que a utilidade marginal da renda diminui à medida que a renda se eleva, somente um tributo progressivo atende ao princípio da capacidade de pagamento. Um tributo é considerado progressivo quando

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56Q727817 | Desenho Industrial, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Quando, no processo de pesquisa baseado na metodologia científica, o agente realizador utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade, não interferindo no objeto do estudo, está aplicando o fundamento científico denominado de

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57Q523287 | Auditoria, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A auditoria interna pode ser exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado, incluindo, dessa forma, o Metrô, e compreende, dentre outros, o gerenciamento de riscos. A avaliação dos riscos de auditoria, seja pelo volume ou complexidade das transações e operações, deve ser feita
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58Q818929 | Legislação Federal, Lei 5988 1973, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Sobre direitos autorais, analise:

I. Conservar a obra inédita é um direito moral do autor.

II. Compete ao Estado a defesa da integridade e autoria da obra caída em domínio público.

III. Independe de permissão do autor a reprodução de obra, a pretexto de anotá-la, comentá-la ou melhorá- la.

IV. Obras anônimas não são protegidas pela Legislação de Direitos Autorais.

Está correto o que consta APENAS em

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59Q739726 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A curva de transformação de uma economia, construída para dois bens, parte das premissas que os fatores de produção são fixos e que o conhecimento tecnológico é constante. Em relação a essa curva, é correto afirmar que

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60Q352664 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

Na avaliação econômica de projetos,

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