Início

Questões de Concursos Analista Econômico Financeiro

Resolva questões de Analista Econômico Financeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q356424 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

De acordo com a estrutura do Plano de Contas da Administração Federal, utilizado no SIAFI, o grupo Resultado Orçamentário – aumentativo (6.1.0.0.0.00.00) compreenderá as contas representativas de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q336480 | Matemática, Geometria, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Um tanque A está completamente cheio de modo que 80% do volume corresponde a gasolina e o restante a álcool. Um tanque B, cujo volume total é 50% maior do que o do tanque A, também está completamente cheio de modo que 60% do volume corresponde a álcool e o restante a gasolina.

Juntando-se os conteúdos dos dois tanques, a porcentagem de gasolina com relação à soma dos volumes desses dois tanques passa a ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q427662 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

De acordo com a legislação vigente, a competência para instituir o imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro relativo a títulos ou valores mobiliários é exclusiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q740490 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere um mercado de concorrência perfeita na qual o preço do produto está no seu valor de equilíbrio. A demanda pelo produto é negativamente inclinada e a oferta positivamente inclinada. O governo, insatisfeito com a arrecadação, resolve adotar uma política de taxar a venda desse produto cobrando do vendedor e distribuindo a arrecadação igualmente entre compradores e vendedores. Nesse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q743381 | Economia, Outros temas de economia, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Uma empresa apresenta, pelo método do fluxo de caixa descontado, uma avaliação (valuation) confiável que calcula o valor de mercado de seus ativos em R$ 100 milhões de reais (enterprise value). Ainda assim, a parte que pertence apenas aos seus donos (market capitalization) pode ser bastante reduzida, até mesmo negativa.

Isso se deve ao fato de que o seu market capitalization é calculado como sendo igual ao(à):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q742174 | Economia, Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica, Analista Econômico Financeiro, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

Imagine que o Banco Central diminua a oferta de moeda e que a curva de demanda de moeda permaneça fixa. Nesse caso pode-se dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q745690 | Economia, Demanda, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere uma empresa que resolve oferecer dois produtos no mercado: um de alta qualidade e outro de baixa qualidade. O produto de alta qualidade é avaliado em 10 reais pelos consumidores e o de baixa qualidade em 6 reais. Suponha que o bem de alta qualidade custa 8,50 reais por unidade para ser produzido e o de baixa qualidade 8 reais. Suponha ainda que o consumidor não consegue observar a qualidade do bem antes de comprá-lo.

Nessa hipótese, é correto afirmar que no equilíbrio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q740130 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

A respeito do planejamento na década de 60, analise as afirmativas a seguir:

I. O governo de Jango formulou e implementou o Plano Trienal para o período 1963-1965, tendo como objetivo retomar o crescimento econômico, reduzir o processo inflacionário e criar condições concretas para a distribuição de renda e melhoria das ações governamentais na área educacional.
II. O Plano Trienal obteve forte participação social, sendo planejado de baixo para cima, contando também com a participação de praticamente todos os níveis governamentais e administrativos.
III. O golpe militar de 1964 é o marco para a adoção do planejamento governamental como instrumento de intervenção e controle social. Além disso, o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) para o período 1964-1966 tinha, dentre outros objetivos, o combate ao processo inflacionário, crescimento econômico e a diminuição dos desníveis de desenvolvimento setoriais e regionais.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q795695 | Finanças Públicas, Evolução das Funções do Governo, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

A respeito da Reforma do Estado no Brasil na década de 90, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q355612 | Contabilidade Geral, Restos a Pagar, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

Em 31 de dezembro de cada ano, os empenhos não liquidados durante o exercício serão inscritos em Restos a Pagar Não Processados e o saldo não pago no exercício seguinte ao da inscrição deve ser cancelado, até o final desse exercício. Em cumprimento a essa norma, o registro contábil do cancelamento, no sistema financeiro, será:
(D = débito na conta e C = crédito na conta)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q746664 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Analista Econômico Financeiro, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

o preço aumenta e não é claro o que acontece com a quantidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q356381 | Contabilidade Geral, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

Na contabilidade pública, em todos os níveis de Governo, a escrituração nas contas é feita respeitando os sistemas a que pertence: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Assinale a alternativa que contém as contas integrantes do sistema financeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q355902 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

Uma determinada Unidade Gestora foi obrigada, no exercício financeiro vigente, a cancelar um empenho da despesa, referente à aquisição de material de consumo. Assinale a alternativa que apresente o registro contábil desse fato no sistema orçamentário, no âmbito de célula da despesa.
(D = débito na conta e C = crédito na conta)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q739392 | Economia, Demanda, Analista Econômico Financeiro, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Duas empresas competem via preço em um mercado. Se ambas cobram o mesmo preço, elas dividem a quantidade demandada, ficando cada uma com metade do mercado. Se elas cobram preços diferentes, a empresa com o menor preço fica com todas as vendas. Se ambas as empresas possuem custo marginal igual e constante e não possuem custo fixo, é correto concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q356560 | Contabilidade Geral, Plano de Contas da Administração Federal, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

No Plano de Contas do Governo Federal, as contas estão estruturadas por níveis de desdobramento, classificadas e codificadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação orçamentária, financeira e patrimonial. As contas com propriedades retificadoras ou redutoras são identificadas antes da sua titulação pelo sinal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q356816 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista Econômico Financeiro, Ministério da Cultura, FGV

Durante um exercício financeiro, uma unidade gestora subordinada ao Ministério da Educação transferiu recursos financeiros para outra unidade gestora, esta pertencente ao Ministério da Saúde. Para registro da operação no SIAFI, o documento de entrada de dados a ser utilizado será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q355521 | Contabilidade Geral, Sistema Integrado de Administração Financeira, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

Assinale a alternativa que não apresenta um dos objetivos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q741612 | Economia, Analista Econômico Financeiro, Companhia Águas de Joinville, SOCIESC

O que é Economia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q355679 | Contabilidade Geral, Sistema de Contas, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

Na administração pública, as contas são empregadas no registro dos atos e fatos administrativos, segregadas em quatro sistemas independentes. Com base nas finalidades desses sistemas de contas, são feitas as afirmativas a seguir:

I. As contas do sistema financeiro registram e demonstram os recebimentos e pagamentos de receitas e despesas orçamentárias, os ingressos e desembolsos extra-orçamentários, que envolvem o ativo e o passivo financeiro.
II. As contas do sistema patrimonial registram os bens, créditos, valores, inscrição e baixa de ativos não financeiros, incorporação e desincorporação de bens independentes da execução orçamentária, representando as superveniências e insubsistências ativas e passivas.
III. As contas do sistema orçamentário registram a previsão orçamentária, suas alterações, a execução orçamentária, possibilitando a comparação entre a previsão e a execução orçamentária e as variações patrimoniais ocorridas durante a execução orçamentária e financeira do exercício.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q356690 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Analista Econômico Financeiro, MinC, FGV

No final do exercício financeiro, os seguintes dados estavam disponíveis: (valores em reais)

Bancos - Conta Única .................................................... 5.000,00
Dívida Ativa ..................................................................... 4.000,00
Despesas a Classificar .................................................... 1.200,00
Diversos Responsáveis ..................................................... 200,00
Estoque de Material de Consumo ..................................... 600,00
Bens Móveis ................................................................. 10.000,00
Fornecedores ................................................................. 3.000,00
Salários a Pagar .............................................................. 1.000,00
Receitas a Classificar ......................................................... 400,00
Patrimônio Acumulado ................................................. 13.000,00

Na elaboração do balanço patrimonial de acordo com a estrutura utilizada no SIAFI, o superávit financeiro observado e o resultado patrimonial do exercício são, respectivamente, iguais a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.