Questões de Concursos Analista Educação

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21Q268788 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Para a concepção libertadora, o eixo deslocou-se de uma pedagogia de inspiração filosófica centrada na ciência da lógica para uma pedagogia de inspiração experimental baseada na biologia e na psicologia.

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22Q266845 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de planejamento, julgue o item a seguir.

O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que preconiza a redefinição das funções estratégicas dos atores sociais envolvidos na educação, como professores, comunidade, direção e coordenação pedagógica.

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23Q269291 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Ainda no que se refere ao currículo, julgue o item seguinte, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.

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24Q267404 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item com relação às bases legais da educação nacional: Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de diversos pontos; entre eles, a educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade.

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25Q267890 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Na concepção produtivista, a educação passou a ser entendida não como um mero bem de consumo, mas como algo decisivo do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um bem de produção tanto em sua face externa quanto interna.

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26Q267520 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o ite a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O uso de um currículo crítico e transformador possibilita uma prática avaliativa classificatória e autoritária.

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27Q269092 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Os elementos materiais e os conceituais não cumprem sua função no processo educativo se não estiverem associados ao esforço humano coletivo; da mesma forma, o esforço humano coletivo necessita dos elementos materiais e conceituais para ser aplicado racionalmente.
Victor Paro. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1988, p.24 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Para a elaboração do planejamento participativo não deve haver distribuição de tarefas, visto que várias pessoas estarão envolvidas na concepção do projeto.

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28Q269254 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue o item a seguir.

A escola assemelha-se, em muitos aspectos, a uma empresa de franchise, diferenciando-se desta quanto à relação com o cliente. O trabalhador de instituição escolar expõe constantemente o seu trabalho a críticas diretas dos clientes, por períodos cada vez mais longos, dada, por exemplo, a proposta da educação integral, cuja jornada compreende até sete horas diárias, o que pode incorrer em dilemas éticos para o profissional de educação, por gerar uma confusão entre a sua vida privada e a sua vida profissional.

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29Q268735 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de planejamento, julgue o item a seguir.

A proposta de formulação de um projeto político-pedagógico surgiu como meio de superação do paradigma tecnicista.

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30Q268737 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Os elementos materiais e os conceituais não cumprem sua função no processo educativo se não estiverem associados ao esforço humano coletivo; da mesma forma, o esforço humano coletivo necessita dos elementos materiais e conceituais para ser aplicado racionalmente.
Victor Paro. Administração Escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1988, p.24 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das interações pessoais no processo de planejamento.

Cada instituição de ensino tem suas singularidades, portanto a articulação entre os diferentes grupos sociais não é necessária no momento do planejamento.

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31Q269276 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

A introdução da prática educacional interdisciplinar relaciona-se ao atual estágio de desenvolvimento científico e distancia-se do universo das relações profissionais contemporâneas, ainda fundamentado nos paradigmas do trabalho individual estabelecidos pelos modelos tayloristas e fordistas de organização.

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32Q269163 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue o item que se segue.

De acordo com o planejamento participativo, deve-se estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, formuladas com base em métodos quantitativos e qualitativos, com o intuito de modificar determinada situação.

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33Q266863 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo de planejamento, julgue o item a seguir.

O planejamento de ensino restringe-se ao momento de elaboração dos planos de trabalho pelo educador.

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34Q268170 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item subsequente, relativo à educação brasileira.

Na concepção tradicional, a prática era determinada pela teoria que a moldava e lhe fornecia o conteúdo e a forma de transmissão pelo professor, assim como a consequente assimilação pelo aluno.

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35Q267664 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação a objetivos, conteúdos e planejamento de ensino, julgue o item a seguir.

Considere que, devido à proximidade de ocorrência do vestibular, um professor do terceiro ano do ensino médio, com o intuito de ministrar toda a matéria prevista para sua disciplina, formulou o planejamento de ensino de sua turma com base em dois pressupostos: a turma é homogênea no tocante aos pré-requisitos e à capacidade de aprendizagem e as características individuais de cada aluno podem ser desconsideradas. Em face dessas informações, é correto afirmar que, do ponto de vista pedagógico, os pressupostos assumidos pelo professor são adequados à situação, pois, ainda que alguns alunos não consigam acompanhar as aulas, o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.

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36Q267245 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item com relação às bases legais da educação nacional: Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

O Plano Nacional de Educação, de duração decenal, é previsto na CF e estabelece a meta de aplicação de recursos públicos em educação na proporção de dez por cento do produto interno bruto (PIB).

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37Q266592 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à interdisciplinaridade, julgue o item que se segue.

Considere que os docentes de uma escola tenham definido um tema a ser desenvolvido pelos alunos de uma série e que cada docente, em sua aula, tenha abordado o tema sob a ótica de sua disciplina. Nessa situação, foi adotada uma abordagem tipicamente interdisciplinar.

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38Q266550 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca das bases psicológicas da educação e das novas tecnologias aplicadas à educação, como as plataformas de aprendizagem virtuais, julgue o item que se segue.

Um material educativo para aprendizagem autodirigida elaborado mediante sistemas tutoriais inteligentes e sistemas de hipermídia adaptativos que permitem a elaboração de sistema de ensino ajustado às características individuais dos alunos fundamenta-se em uma abordagem construtivista da educação e da aprendizagem.

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39Q267700 | Pedagogia, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue o ite a seguir.

A relação entre professor e aluno deve pautar-se em respeito mútuo, uma vez que a criança é capaz de compreender o mundo adulto.

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40Q266670 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Educação, MPU, CESPE CEBRASPE

Julgue o próximo item com relação às bases legais da educação nacional: Constituição Federal (CF), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A classificação em qualquer série ou etapa do ensino fundamental e médio, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção; por transferência; ou independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

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