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Questões de Concursos Analista Educação Ambiental

Resolva questões de Analista Educação Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q269149 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Um trabalhador de 48 anos de idade apresenta dor na região lombar, irradiada para o membro inferior direito, e relatou que, durante o trabalho, subiu uma escada carregando um objeto pesado e sentiu uma "fisgada nas costas", mas não procurou o serviço médico imediatamente. Com a persistência da dor, procurou o ambulatório médico da empresa e apresentou um exame tomográfico revelando hérnia de disco lombar; o médico, então, encaminhou-o ao INSS. Neste caso, qual é a posição do INSS?

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22Q268407 | Biblioteconomia, Recuperação da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Na construção de um Sistema de Busca e Recuperação de Informação, é condição precípua

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23Q268632 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A técnica de pesquisa qualitativa não-diretiva desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinado assunto, que vem sendo utilizada em bibliotecas e serviços de informação e em estudos de usuários, é denominada

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24Q267827 | Biblioteconomia, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O programa, criado em 1980 pelo Ministério da Educação, por meio da CAPES, visando dotar o País de um mecanismo eficiente de acesso à informação, por meio do qual podemos obter cópias de documentos técnico-científicos (artigos de periódicos, teses, anais de congressos etc.) adquiridos e armazenados de forma cooperativa e consorciada nas chamadas Bibliotecas-Base, pertencentes às principais instituições universitárias e de pesquisa do Brasil e em serviços de informação internacionais é conhecido pela sigla

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25Q266716 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Uma linguagem documentária é um conjunto de termos providos ou não de regras sintáticas, utilizadas para representar conteúdos de documentos técnico-científicos com fins de classificação ou busca retrospectiva da informação. Para atingir seus objetivos adequadamente, uma linguagem documentária deve integrar três elementos básicos. Dentre esses elementos, aquele destinado a expressar as relações contingentes entre os descritores, as quais são válidas no contexto particular em que aparecem, é denominado:

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26Q266816 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O tesauro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em sua seção alfabética, apresenta os descritores e suas relações (preferenciais, hierárquicas e associativas) e, em alguns casos, uma Nota de Alcance, a qual é utilizada para

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27Q267205 | Direito Previdenciário, Auxílio Acidente, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Um acidente ligado ao trabalho, embora não seja a causa única, contribui diretamente para a redução da capacidade laboral do segurado. Neste caso, o direito que lhe será garantido é:

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28Q268951 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Os programas e ações da empresa, voltados à saúde do trabalhador, dependem, em grande parte, da capacidade do profissional em compreender as relações entre as condições sócio-ocupacionais dos empregados e as principais queixas apresentadas. Nesta atuação, o profissional deve tomar por base a análise das

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29Q269014 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

De acordo com a Instrução Normativa INSS/pres n.º 20, de 11 de outubro de 2007 (DOU de 10.10.2007), observe a ordem de prioridade correta para encaminhar pessoas para o Programa de Reabilitação Profissional.

I. O beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade que, em atividade laborativa, tenha reduzida sua capacidade funcional, em decorrência de doença ou acidente de qualquer natureza ou causa.

II. O segurado sem carência para auxílio-doença previdenciário, portador de incapacidade civil; o dependente pensionista inválido; o segurado em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição que, em atividade laborativa, tenha reduzida capacidade funcional, em decorrência de acidente de qualquer natureza ou causa.

III. O aposentado por invalidez; o segurado sem carência para auxílio-doença previdenciário, portador de incapacidade; o dependente pensionista inválido; o dependente maior de 16 (dezesseis) anos portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social.

IV. O dependente maior de 18 anos, portador de deficiência; as Pessoas Portadoras de Deficiência-PPD, ainda que sem vínculo com a Previdência Social; o beneficiário em gozo de auxílio-doença, acidentário ou previdenciário.

Está correto, apenas, o contido em

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30Q266638 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O planejamento é função de todos os membros de uma organização envolvidos na implementação de meios para a execução de planos. Como esses meios envolvem a organização como um todo, são distribuídos em níveis ou subsistemas na organização. Por isso, do ponto de vista das instâncias organizacionais, pode-se identificar diferentes níveis de planejamento. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se frequentemente nos níveis

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31Q268556 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

É comum situações de impasses vividas na família repercutirem no local de trabalho e vice-versa. Nesse caso, é de grande valia a incorporação da família no tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, visto que os padrões repetitivos de comportamentos que eclodem nas empresas têm correlação direta com as dinâmicas do sistema familiar. A intervenção, atuação e a presença dos terapeutas familiares, membros das equipes interdisciplinares, tornou possível incluir as famílias no projeto terapêutico, visando à melhoria da saúde ocupacional dos trabalhadores. Estes profissionais tomam por base o entendimento de que cada subsistema age de forma interligada e interdependente na capacidade de influenciar e determinar as características familiares e os padrões de interação entre pais e filhos. Este novo modelo explicativo está sustentado na abordagem

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32Q267840 | Biblioteconomia, Bibliometria, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A bibliometria, ao identificar e gerar diferentes indicadores de tratamento e gestão da informação e do conhecimento, e de produtividade, necessários ao planejamento e avaliação de sistemas de informação é considerada uma

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33Q268342 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A Missão da CETESB é "Promover a melhoria e garantir a qualidade do Meio Ambiente no Estado de São Paulo, visando ao desenvolvimento social e econômico sustentável". Para isso, adota a Política da Qualidade: "Compromisso com o aperfeiçoamento contínuo de seus serviços para cumprir com excelência sua missão". Considerando a importância da variável ambiental para esta Empresa, a visão que o assistente social deve ter no desenvolvimento de suas atribuições junto ao público interno, para que a CETESB cumpra com excelência sua missão é:

I. ter clareza de que a consciência da população a respeito da questão ambiental é variável, dispensável e, muitas vezes, comprometedora;
II. saber que qualquer melhoria implica uma profunda mudança na sociedade, sob o aspecto econômico e da perspectiva das ideias;
III. ter claro que, como profissão, o Serviço social só pode ser entendido no movimento das relações humanas e sociais. Portanto, é uma profissão que tem no ser humano o seu principal foco de atuação, devendo deixar as questões ambientais para os profissionais da área;
IV. compreender que a participação e a motivação dos funcionários são consideradas cada vez mais importantes. É um desafio, porém estimulante;
V. o assistente social deve desempenhar um papel de mediador entre o ecológico e o social, entre o ser humano e o meio ambiente, entre o cidadão e a sociedade. Em síntese, ser um facilitador social de uma nova cultura: a participação social.

Está correto o que se afirma apenas em

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34Q267348 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O projeto de intervenção se constitui em uma organização sistemática das ações técnico-profissionais e ético-políticas, em resposta às expressões da questão social com os quais se defronta o assistente social no exercício da profissão. Portanto, a formulação de um projeto de intervenção requer

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35Q266712 | Direito Previdenciário, Auxílio doença, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

De acordo com o Regime Geral de Previdência Social, para a concessão de auxílio-doença, o trabalhador tem que contribuir por um período mínimo de

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36Q268974 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O Parecer Social, de acordo com publicação organizada pelo CFESS que trata do tema, é um instrumento técnico utilizado pelos assistentes sociais, sendo compreendido como instrumento de viabilização de direitos. Sua elaboração deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. Uma vez finalizados (estudo e parecer), o profissional deverá encaminhar aos setores solicitantes

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37Q267471 | Direito Previdenciário, Benefícios, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O Regime Geral da Previdência Social garante, quanto aos segurados, os seguintes benefícios:

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38Q268429 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Na linguagem de indexação de um sistema de informação devem estar expressas representações de conceitos que efetivamente encontrem lastro no sistema, evitando-se falsas expectativas nos usuários. Essa característica da linguagem de indexação é conhecida como

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39Q269247 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Um plano de intervenção social, destinado à inclusão e à melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno da empresa, tem como resultado esperado alcançar a melhor qualidade de vida. Para elaboração do Plano, a equipe realizou estudos e levantamento da Realidade Social: pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco, mapeamento da estrutura de equipamentos, programas, redes e políticas existentes.

Na sequência, efetuou-se a análise comparativa entre a realidade social, a estrutura existente, as políticas de atendimento e marcos normativos e regulatórios. Com esse procedimento, foi possível se obter uma visão e compreensão das demandas e recursos existentes na rede local, identificando novas necessidades. Na perspectiva de planejamento, este procedimento se configura como

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40Q267320 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A atuação do assistente social em programas que atendam a usuários de substâncias psicoativas, de uma dada empresa, deve se dar, essencialmente, em torno do/da

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