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Questões de Concursos Analista Educação Ambiental

Resolva questões de Analista Educação Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q266549 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

O Serviço Social é uma profissão que tem características singulares. Sua especificidade está no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos

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42Q268422 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Em uma biblioteca ou centro de documentação, o conjunto de atividades de auxílio ao usuário denomina-se

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43Q268240 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Considerando os aspectos metodológicos e processuais no trabalho com grupos, técnicas podem subsidiar este tipo de ação profissional. A dinâmica de grupo é um recurso valioso para a área de Recursos Humanos de uma empresa, uma vez que

I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.

II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.

III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas.

IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal.

V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.

Está correto somente o contido em

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44Q267390 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Quanto à complexidade que a questão social assume no mundo contemporâneo e no Brasil, em particular, a avaliação de políticas e programas sociais torna-se um imperativo ético. Para Maria do Carmo Brant, a avaliação de programas e projetos sociais é um processo que contém três características básicas:

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45Q267928 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Indique a alternativa que contém o tripé da Seguridade Social, previsto na Constituição Brasileira de 1988.

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47Q267751 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

A elaboração e desenvolvimento de programas, projetos e a oferta de benefícios fazem parte do conjunto de intervenções profissionais do Assistente Social. A estruturação e o desenvolvimento de um programa exigem etapas e estratégias a serem estabelecidas para a sua realização.

Tanto as atividades-meio, que viabilizam o desenvolvimento do programa, quanto a atividade-fim, ou a execução propriamente dita, antes que se tornem rotineiras, fazem parte da fase de

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48Q267204 | Biblioteconomia, Ciência da Informação, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Existem vários tipos de bibliotecas, vinculadas a contextos específicos, mas enquanto uma organização, a biblioteca pressupõe três grandes funções:

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49Q266898 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

Dentre as diversas atividades que podem ser realizadas pelo Serviço de Referência em uma biblioteca ou Centro de Documentação, o Serviço de Alerta refere-se

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50Q266657 | Serviço Social, Analista Educação Ambiental, CETESB, VUNESP

No conjunto de princípios fundamentais do Código de Ética do Serviço Social, instituído pelo CFESS, em 1993, destacam-se

I. liberdade como valor ético central;
II. seletividade no acesso aos programas sociais;
III. defesa intransigente dos direitos humanos;
IV. livre acesso à população usuária;
V. ampliação e consolidação da cidadania.

Está correto, apenas, o contido em

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