Início

Questões de Concursos Analista Educacional

Resolva questões de Analista Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q806492 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Mariana, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, foi levada à diretoria por não prender seu cabelo crespo durante as aulas. No entanto, outras alunas de cabelo comprido e liso frequentavam as aulas sem nenhuma restrição.

Esta situação contraria o disposto no ECA, quando a lei estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q810219 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, Secretaria de Estado de Educação MG, FCC

Segundo a Lei nº 9.394/96, a organização da educação nacional está pautada em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q323185 | Pedagogia, Analista Educacional, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Fhilippe Perrenoud, em seu livro Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre Duas Lógicas, afirma que “Desde que a escola existe, pedagogos se revoltam contra as notas e querem colocar a avaliação mais a serviço do aluno que do sistema. Essas evidências são incessantemente redescobertas, e cada geração crê que ‘nada mais será como antes’, o que não impede a geração seguinte de seguir o mesmo caminho e sofrer as mesmas desilusões.”

Observada essa afirmação, é INCORRETO dizer que o autor pretende:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q819949 | Legislação Federal, Lei 10098 2000, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Com relação às definições da Lei n.º 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade), julgue os próximos itens. Na acessibilidade de pessoas com deficiência, barreira corresponde a todo entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q323906 | Pedagogia, Analista Educacional, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Analisando resultados das avaliações sistêmicas da Educação Básica no Brasil, determinada autora elabora a seguinte pergunta: “Se os diferentes estudos realizados há pouco mais de vinte anos de avaliação sistêmica da Educação Básica apontam, entre outros fatores, “boas práticas pedagógicas”, “professores comprometidos e qualificados” e “gestão democrática” como componentes fundamentais para reverter a trajetória de fracasso de nossas escolas, como tornar isso realidade pela política pública?

I - Através da manutenção e reforçamento do trabalho educacional como simples fator de produção e reprodução de conteúdos.

II - Pela retomada da construção da identidade dos profissionais da educação, como cidadãos e como educadores.

III - Pela revalorização da tradição de ensino de conteúdos curriculares básicos imprescindíveis para formação de identidades individuais e sociais seguras.

IV - Faz-se necessário que os profissionais de escolas e de Secretarias de Educação compreendam os dados e informações produzidos pelas avaliações, saibam o que significam e implementem ações para otimizar sua utilização em favor da melhoria da educação.

Para a pergunta acima citada, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q814688 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Na Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente gozam de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q812178 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Uma gestão, com base nos princípios da atual legislação educacional, deve orientar o processo de formulação do projeto político-pedagógico da escola a partir da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q820030 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum e complementada por uma parte diversificada, que inclui disciplinas facultativas ao aluno, como a educação física e o ensino religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️

49Q328821 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O currículo da Educação Básica deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q821483 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Com relação à gestão democrática e à organização da escola, a legislação vigente define o conceito de gestão democrática no tocante à horizontalização das relações. Entretanto, omite a forma de escolha dos gestores escolares, o que ocasiona interpretações ambíguas e disparidades regionais sobre o tema.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q444470 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Analista Educacional, SEE MG, FCC

Magali é empregada doméstica. Segundo a Constituição Federal brasileira, ela não terá direito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q818252 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Lei n 8069 1990, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O conjunto de órgãos encarregados de assegurar a implementação das leis de proteção às crianças e aos adolescentes forma uma rede de proteção social. Quando a escola notifica a um dos órgãos a ocorrência de abuso, ela está contribuindo para o fortalecimento desta rede e consequente o funcionamento do sistema de proteção.

Nesse sentido, o ECA determina que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q321397 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

A professora Durvalina tem 21 anos de exercício docente e, continuamente, afirma que não sabe o que fazer para ensinar seus alunos e que os que não aprendem têm algum problema individual. Defende a ideia de que o professor deve ser rígido na correção das provas dos alunos e também na condução disciplinada da turma. Apesar das reclamações de alunos e pais, a professora é inflexível nas regras que impõe, pois acredita que essa firmeza é que garante autoridade ao professor.

O diretor da escola de Durvalina tem observado um clima crescente de insatisfação tanto dos alunos e pais quanto da própria equipe escolar com relação à professora. Diante desse cenário, o diretor deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q428794 | Direito Constitucional, Educação, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos. Com a criação do FUNDEB, os salários dos profissionais da educação foram beneficiados em função de que 70%, no mínimo, dos valores alocados serão gastos pelo fundo com a remuneração dos professores e funcionários das escolas.
  1. ✂️
  2. ✂️

55Q320399 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

No Internet Explorer 9 o Gerenciador de Downloads mantém uma lista dos arquivos baixados e notifica quando um arquivo pode ser um malware (software mal-intencionado). Ele também permite fazer a pausa e reinício de um download, além de mostrar onde encontrar os arquivos baixados no computador. Para abrir o Gerenciador de Download clica-se no menu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q821080 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Os currículos dos cursos de licenciatura do ensino superior brasileiro devem incluir conteúdos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade socioambiental. Acerca dos dispositivos legais para a reforma curricular desses cursos, julgue os itens que se seguem. É de responsabilidade das instituições de ensino superior, pautadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e nas normas para os cursos e programas de educação superior, incluir formação com vistas à qualificação profissional dos docentes tanto na graduação quanto na pós-graduação, focando na dimensão da educação ambiental, com metodologia integrada e interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️

57Q319660 | Pedagogia, Analista Educacional, SEE MG, FCC

O colegiado escolar tem caráter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q810540 | Legislação Federal, Lei n 11340 2006 Lei Maria da Penha, Analista Educacional, SEE MG, FCC

De acordo com a Lei nº 1.340/2006, a política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e de ações não-governamentais.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da escola a promoção de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q326454 | Pedagogia, Analista Educacional, SEAD SE, CESPE CEBRASPE

A respeito da promoção da saúde e da avaliação de ações, julgue os itens a seguir.

Segundo a lógica da programação em saúde, adotada como referencial pelo PSF, haveria polarização entre epidemiologia e clínica: uma centrada na saúde e a outra na doença; uma operando com a determinação social do processo saúde-doença e a outra com a concepção biológica da saúde.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q820115 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Analista Educacional, MEC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 90 a 92, acerca das Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. O objetivo central da educação em direitos humanos é a formação para a vida e para a convivência. No ensino superior, o exercício cotidiano dos direitos humanos deverá orientar, prioritariamente, o planejamento educacional da área de humanidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.