Questões de Concursos Analista Gestão e Análise Processual

Resolva questões de Analista Gestão e Análise Processual comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q267743 | Administração Geral, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito de planejamento estratégico, metodologias e ferramentas de análise.

O planejamento estratégico, embasado em conhecimentos da organização e das tendências futuras, orienta a tomada de decisões atuais que envolvem riscos.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q267232 | Administração Geral, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Com relação às dimensões e aos processos constituintes da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.

O plano estratégico de comunicação deve ser formulado de maneira independente do planejamento estratégico da organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

83Q266723 | Administração Geral, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.

Segundo Lasswell, os processos de comunicação de massa são simétricos e realizados entre um emissor ativo, que produz os estímulos, e uma massa passiva, que reage a eles.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q266725 | Direito Administrativo, Responsabilidade Civil do Estado, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à responsabilidade civil do Estado.

Os efeitos da ação regressiva movida pelo Estado contra o agente que causou o dano transmitem-se aos herdeiros e sucessores, até o limite da herança, em caso de morte do agente.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q266983 | Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.

As taxonomias de resultados de aprendizagem são utilizadas, nas organizações, para o planejamento de ações de treinamento, desenvolvimento e educação.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q267756 | Direito Civil, Direito de Família, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

A respeito do ato e do negócio jurídico, da prescrição e das relações de parentesco, julgue os itens que se seguem.

O enteado, por ser parente por afinidade, somente poderá requerer alimentos do padrasto se nenhum outro parente consanguíneo lhe puder prestar o auxílio.

  1. ✂️
  2. ✂️

88Q267251 | Sistema Financeiro Nacional, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue os itens subsecutivos.

Entre as funções do BACEN, o monopólio de emissão envolve o meio circulante e destina-se a satisfazer a demanda de dinheiro necessária para atender à atividade econômica. Nesse sentido, a emissão de moeda ocorre quando a Casa da Moeda do Brasil entrega papel-moeda para o BACEN.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q266746 | Administração Geral, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes às estruturas organizacionais e de gestão de processos.

Considere que um analista de um banco privado, que é parte constituinte de um conglomerado, necessite apresentar, em uma reunião, o macrossistema no qual se insere a estrutura organizacional de sua instituição. Nessa situação, para que o analista alcance seu objetivo com clareza e assertividade, ele deve utilizar a técnica de representação radial.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q267261 | Raciocínio Lógico, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se destacaram são apresentados a seguir.

Argumento 1:

P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.
P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.
P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.
P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.


Argumento 2:

Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.
Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.
Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.
Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.
Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.
C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.



Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue os itens seguintes, relativos à lógica sentencial.

O argumento 2 é não válido.

  1. ✂️
  2. ✂️

91Q267519 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Analista Gestão e Análise Processual, BACEN, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização do Estado e dos poderes, julgue os itens subsequentes.

Conforme a CF, o controle externo da União e das entidades da administração direta e indireta, referente à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, é exercido pelo Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.