Questões de Concursos Analista Industrial

Resolva questões de Analista Industrial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1054025 | Farmácia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Determinado profissional, ao realizar uma análise sorológica, pipetou 20 mL de soro, colocando-o em um tubo de ensaio. Após dispensar o conteúdo, foi necessário retirar do tubo 10 µL de soro sendo depositado numa lâmina para análise microscópica. Considerando que a pipeta empregada estava devidamente calibrada para as faixas de volumes utilizadas durante esse procedimento, é possível informar que o profissional utilizou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1054035 | Farmácia, Coleta de Material Biológico e Biossegurança, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“Considere que certo aparelho precisava de nitrogênio líquido para funcionar. Para obtê-lo foi empregado recipiente adequado e EPIs para evitar possíveis acidentes, já que o nitrogênio se encontrava na área externa do laboratório. Ao encher o recipiente, uma pequena quantidade de nitrogênio espalhou nas mãos do pesquisador que não se acidentou, pois usava luvas ________________________, EPI adequado para manuseios de materiais em temperaturas ultrabaixas.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1054036 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A infecção pelo vírus HBV pode ser classificada como infecção aguda e crônica, resposta vacinal, ausência de contato prévio com o vírus, dentre outras. O Ministério da Saúde recomenda o emprego de fluxogramas, visando facilitar o diagnóstico da doença e encaminhamento do paciente, quando necessário. Corresponde ao diagnóstico sorológico de uma infecção recente por HBV (menos de 6 meses):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1054037 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

O Sistema ABO, o primeiro sistema de grupos sanguíneos, foi descrito em 1900, por Landsteiner que, inicialmente, determinou os grupos A, B e O. Descreveu, ainda, o fenótipo AB. A definição do grupo sanguíneo de um indivíduo pode ser realizada por meio de duas provas: prova direta (Beth Vincent) e prova reversa (Simonin). Sobre provas laboratoriais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1054042 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Elisa (Enzyme Linked Immunosorbent Assay), método de análise quantitativo baseado na interação antígeno-anticorpo detectável através de reação enzimática, pode ser aplicado na pesquisa de antígenos e anticorpos de inúmeros tipos de amostras biológicas. Em relação a tal método, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1052280 | Técnicas em Laboratório, Controle de Qualidade em Laboratório Clínico, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A amostragem da água é essencial para garantir que os resultados de controle de qualidade desse insumo reflitam o desempenho do sistema de produção e distribuição de água purificada na indústria. Amostras inadequadas podem gerar avaliações incorretas dos resultados, levando a intervenções desnecessárias ou comprometendo a confiabilidade dos dados. O controle rigoroso da qualidade microbiológica da água potável é fundamental para a segurança e a qualidade dos hemocomponentes e hemoderivados, motivo pelo qual o coordenador do laboratório de controle de qualidade da água da Hemobrás foi questionado sobre a amostragem da água potável para análise microbiológica. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1052587 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No controle de qualidade dos soros imuno-hematológicos, cada reagente deve apresentar características específicas para garantir a correta identificação dos grupos sanguíneos. Sobre as características do soro anti-A, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1052589 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A respeito do controle da contaminação microbiológica nos sistemas de armazenamento e distribuição de água para uso farmacêutico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A manutenção de um fluxo de circulação turbulento no sistema de distribuição de água reduz a probabilidade de formação de biofilmes.
( ) Sistemas mantidos aquecidos em temperaturas entre 65 e 80°C são autosanitizantes e, portanto, menos susceptíveis à contaminação microbiológica. Em sistemas mantidos em altas temperaturas, agentes químicos são mais utilizados com o propósito de limpeza, durante as paradas de fábrica.
( ) O crescimento de micro-organismos pode ser inibido por radiação ultravioleta, sanitização periódica do sistema com vapor puro, sanitização química rotineira usando ozônio, entre outros.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1052600 | Direito Sanitário, Sistema Nacional e Agência de Vigilância Sanitária, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma indústria farmacêutica comercializa um anti-hipertensivo de uso contínuo, dispensado ao paciente em cartelas contendo comprimidos para 30 dias de tratamento (embalagem primária). Esse medicamento é acondicionado em embalagens múltiplas contendo 180 cartelas, destinadas a farmácias e drogarias. Considerando as diretrizes da Anvisa e o caso hipotético apresentado, o número mínimo de bulas que a indústria farmacêutica deverá incluir na embalagem múltipla é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1052135 | Estatística, Conhecimentos de Estatística, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Durante uma capacitação interna de uma empresa da área farmacêutica, foi proposto um exercício para avaliar o desempenho de dois grupos de colaboradores em um certo treinamento. Os dados de desempenho foram os seguintes:

Grupo A: Média das notas = 7,5; Desvio-padrão das notas = 1,2; Número de participantes = 20;
Grupo B: Média das notas = 8,0; Desvio-padrão das notas = 1,0; Número de participantes = 30.

Com base nesses dados, analise as afirmativas a seguir.

I. O Grupo B apresenta maior coeficiente de variação das notas em relação ao Grupo A.
II. A média ponderada, com relação ao número de participantes das notas dos dois grupos, é maior que 7,75.
III. A variância das notas do Grupo A é igual a 1,44.
IV. O Grupo A possui maior concentração de notas em torno da média do que o Grupo B.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1054028 | Farmácia, Biologia Molecular e Biotecnologia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

As metodologias de extração de ácidos nucleicos, na biologia molecular, são realizadas com kits de diferentes empresas; porém, são bem parecidos por apresentarem cinco etapas consecutivas. Três dessas etapas estão descritas a seguir; analise-as.

I. Tem o intuito de isolar os ácidos nucleicos da célula localizados no núcleo celular.
II. Garante a total absorção dos ácidos nucleicos na membrana da sílica, além de eliminar sais, enzimas, óleos, proteínas e qualquer outro tipo de impureza, pois não são absorvidos e passam diretamente pela membrana.
III. Inicia com um tampão com baixa quantidade de sais caotrópicos, para remover as proteínas e parte dos contaminantes e, posteriormente, com etanol, para remover resíduos dos sais.

As etapas descritas são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1054038 | Farmácia, Química Analítica e Espectroscopia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considerando que o paquímetro realiza medições com uma precisão absoluta de vários objetos pequenos com uma perfeita simetria, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1054040 | Farmácia, Química Analítica e Espectroscopia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

A espectroscopia no infravermelho é aplicada em controle de medicamentos; trata-se de uma técnica muito empregada no setor industrial farmacêutico; uma alternativa rápida e eficiente em análises do controle de qualidade. Em relação aos espectrofotômetros no infravermelho médio (MIR) e próximo (NIR), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1054043 | Farmácia, Química Analítica e Espectroscopia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre a instrumentação utilizada em ultravioleta (UV) e visível (VIS) no espectrofotômetro, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Basicamente, são providas de fonte de radiação; celas de absorção (conhecidas como cubetas); seletor de comprimento de onda; detector de radiação; unidade de leitura; e, de processamento de sinal.
( ) As cubetas necessárias utilizadas para a região UV são de vidro ou acrílico; as cubetas para a região do VIS são as cubetas de quartzo.
( ) Várias substâncias farmacêuticas podem ser identificadas, utilizando-se a espectrofotometria nas regiões UV e VIS. Para tais regiões, geralmente a espectrofotometria requer substância e soluções com concentração na ordem de 10 mg mL-1 .
( ) A faixa de comprimento de onda de interesse para a espectrofotometria na região UV corresponde a 380 – 780 nm.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1052283 | Física, Física Moderna, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Sobre as regras de seleção na espectroscopia UV-VIS, analise as afirmativas a seguir.

I. Transições que envolvem uma alteração do número quântico de spin de um elétron durante a transição são permitidas. Por isso, transições de um estado singleto para tripleto (ou vice-versa) são sempre observadas.
II. A regra de Laporte proíbe transições entre orbitais de mesma paridade (ou seja, transições g → g ou u → u não são permitidas).
III. Para que a absorção de luz ocorra, a transição eletrônica deve estar associada a uma mudança de momento dipolar na molécula. Se a transição não altera o momento dipolar, ela pode ser proibida ou ter intensidade reduzida.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q1052586 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Segundo a Anvisa, a Qualificação de Desempenho (QD) dos sistemas de purificação de água para uso farmacêutico envolve um monitoramento estruturado e progressivo para garantir a confiabilidade e a robustez do sistema. Sobre esse processo, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q1052595 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Sobre a isenção dos ensaios de controle de qualidade para produtos biológicos importados, nos termos das normativas em vigor, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1052598 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma indústria farmacêutica produz um anti-inflamatório de uso agudo, embalado em cartelas individuais (embalagem primária) dentro de uma embalagem múltipla contendo 500 cartelas, destinadas a farmácias e drogarias. De acordo com a regulamentação vigente e o caso hipotético apresentado, a empresa deverá disponibilizar na embalagem múltipla, no mínimo, o seguinte número de bulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1054033 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Dois funcionários de determinada fábrica de medicamentos trabalham em áreas diferentes; tais áreas são distinguidas conforme o seu grau de limpeza, pois são utilizadas para fabricar medicamentos estéreis. Um funcionário trabalha na zona de grau D e o outro na zona de grau A; que se caracteriza por possuir operações de alto risco. A zona de grau D se caracteriza pelo seguinte motivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1052285 | Técnicas em Laboratório, Técnicas Bioquímicas para Diagnóstico, Analista Industrial, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Com base na espectroscopia de absorção na região do ultravioleta (UV) e visível (VIS), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.