Questões de Concursos Analista Industrial de Hemoderivados

Resolva questões de Analista Industrial de Hemoderivados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q1053610 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre o sistema de gestão da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. O gerenciamento da qualidade deve reger todas as etapas, desde a seleção dos doadores no serviço de hemoterapia até a entrega pelo fabricante do produto acabado.

II. A rastreabilidade de cada doação até a entrega do plasma à planta de fracionamento deve ser assegurada pelo serviço de hemoterapia, por meio de procedimentos precisos de identificação, manutenção de registros e um sistema de rotulagem apropriado de acordo com os requisitos da legislação nacional.

III. O sangue ou o plasma utilizado como material de partida para a fabricação de hemoderivados deve ser coletado e processado pelos serviços de hemoterapia e testado em laboratórios que cumprem as Diretrizes de Sistemas de Qualidade em conformidade com a legislação nacional.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1053622 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Considerando que na fabricação de medicamentos estéreis quatro graus de limpeza podem ser distinguidos: A, B, C e D, analise as afirmativas a seguir.

I. A zona para as operações de alto risco como a zona de envase, onde estão os reservatórios de tampas, ampolas abertas e frascos-ampolas e em que são feitas conexões assépticas. Normalmente, essas condições são fornecidas por uma estação de trabalho com fluxo de ar unidirecional ou isolador. Os sistemas de fluxo de ar unidirecional devem fornecer uma velocidade de ar homogênea na faixa de 0,36 a 0,54 m/s (valor de referência) medida na posição de trabalho, das estações de trabalho com fluxo de ar unidirecional abertas. A manutenção do padrão de fluxo de ar unidirecional deve ser demonstrada e validada. Um fluxo de ar unidirecional e com velocidades mais baixas pode ser usado em isoladores e caixas com luva.

II. O ambiente circundante da zona que circunda as preparações e o envase assépticos.

III. As áreas limpas para a realização de etapas menos críticas da fabricação de medicamentos estéreis.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1053625 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Os serviços de hemoterapia devem notificar qualquer evento que possa afetar a qualidade ou a segurança do produto, incluindo eventos adversos sérios e reações e demais informações relevantes detectadas após a aceitação do doador ou liberação do plasma, como dados de revisão e informações de hemovigilância. O serviço de hemoterapia deverá informar após a doação, se:

I. O doador desenvolveu uma doença infecciosa causada por um agente potencialmente transmissível por produtos derivados do plasma como HBV, HCV, HAV e demais vírus da Hepatite não A, não B, não C, VIH-1 e 2 e outros agentes à luz do conhecimento atual.

II. O doador desenvolveu a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ ou vCJD). III. O receptor de sangue ou de um hemocomponente desenvolveu uma infecção pós-transfusional que implica ou pode ser rastreada até o doador.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1054173 | Direito Ambiental, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

No que tange à poluição hídrica, o servidor público sempre deverá seguir o que estabelece a Resolução CONAMA nº 357/2005. Nesse contexto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q1054185 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Em uma estação de tratamento de águas residuais, um reator biológico está em operação para remover matéria orgânica. O sistema possui um fluxo de entrada de 500 m³/dia de água residual, com uma concentração de matéria orgânica de 300 mg/L. O processo biológico remove 60% da matéria orgânica presente na água, e o efluente gerado possui uma concentração de 120 mg/L. Com base nesse cenário, sobre o balanço de massa da matéria orgânica no reator, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q1054188 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Atmosféricos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A usina de biomassa “Verde Energias”, localizada no interior de certo município brasileiro, implementou um projeto de geração de energia elétrica a partir da queima de resíduos agrícolas, com o objetivo de reduzir a dependência do uso de fontes fósseis de energia e promover uma produção mais limpa. Contudo, a empresa enfrenta desafios quanto às emissões de poluentes atmosféricos durante o processo de queima, o que tem gerado desconforto na comunidade local. Considerando as alternativas tecnológicas e de gestão ambiental disponíveis, é correto afirmar que a usina poderá adotar uma das seguintes estratégias para minimizar os impactos ambientais e melhorar a eficiência do processo, de acordo com os princípios da energia limpa e da sustentabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q1052398 | Engenharia Mecânica, Legislação Aplicada à Engenharia, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Para o trabalho em máquinas e equipamentos, medidas de proteção capazes de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores devem ser adotadas. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. As mangueiras utilizadas em sistemas pressurizados devem possuir indicação da pressão máxima de trabalho admissível especificada pelo fabricante.
II. Os dispositivos de parada de emergência podem ser utilizados também como dispositivos de partida ou de acionamento.
III. Em locais de instalação de máquinas e equipamentos, as áreas de circulação devem ser mantidas desobstruídas.
IV. Os sistemas pressurizados das máquinas devem possuir meios ou dispositivos destinados a garantir que a pressão máxima de trabalho admissível nos circuitos possa ser excedida.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q1052146 | Engenharia de Produção, Administração da Produção, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Na produção industrial, as células de manufatura são formadas por agrupamentos de máquinas, equipamentos e operadores organizados para a execução de tarefas específicas, com o objetivo de aumentar a eficiência, reduzir tempos de processamento e melhorar a qualidade. Esse modelo permite a implementação de fluxos de trabalho otimizados, garantindo flexibilidade e adaptabilidade na produção, além de possibilitar estratégias como a produção enxuta. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. As células de manufatura promovem a redução de estoques intermediários e tempos de espera entre processos.
II. O uso de células de manufatura elimina completamente a necessidade de setups nas máquinas.
III. A organização em células de manufatura favorece a implementação de sistemas de produção just-in-time.
IV. Uma das características das células de manufatura é a possibilidade de produzir itens personalizados em lotes pequenos, com maior eficiência.
V. O arranjo físico celular é indicado apenas para indústrias de alta demanda e baixa variedade de produtos.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1052405 | Engenharia Mecânica, Termodinâmica, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Determinada pesquisa sobre aquecimento das massas geotérmicas do país confirmou a necessidade de utilizar um calorímetro com uma capacidade térmica 6 cal/°C. Para a sua aferição, utilizou-se 80 g de água (calor específico = 1 cal/g°C) a 20° C. Colocando um bloco de metal como padrão de capacidade térmica 60 cal/°C a 100° C no interior desse calorímetro, observa-se que a temperatura final em equilíbrio térmico foi de 50° C. Podemos afirmar que a quantidade de calor cedida ao meio ambiente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1052406 | Engenharia Mecânica, Mecânica dos Sólidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Durante a Segunda Guerra Mundial, os canhões alemães, nas lutas entrincheiradas na Rússia, fraturavam, mesmo antes de serem utilizados em plena potência de artilharia. Ao estudá-los por ensaios de impacto, notou-se que, diante de certos fatores, os canhões levariam os materiais dúcteis a ter um comportamento frágil. Os fatores estudados e que justificam tal procedimento são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q1052153 | Engenharia de Produção, Administração da Produção, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Os sistemas de produção industrial abrangem diferentes modelos, como produção em massa, produção por encomenda e produção contínua, cada um com características e aplicações específicas. Esses sistemas são projetados para atender demandas específicas, otimizando recursos e minimizando custos, mas variam em termos de flexibilidade, volume de produção e complexidade de operação. Avaliar corretamente as características e as aplicações desses modelos é essencial para a gestão eficiente da cadeia de suprimentos e para a competitividade no mercado. Sobre os sistemas de produção industrial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A produção em massa se caracteriza por alta padronização e baixos custos unitários devido à economia de escala.
( ) O sistema de produção por encomenda prioriza a flexibilidade e o atendimento a demandas específicas, geralmente com menor volume e maior custo por unidade.
( ) A produção contínua é mais adequada para indústrias de alta complexidade e personalização de produtos.
( ) No sistema de produção em massa, as alterações frequentes no design do produto são facilmente integradas ao processo produtivo.
( ) A produção por encomenda geralmente apresenta maior lead time devido à personalização e à ausência de estoques pré- -fabricados.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q1052268 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O Fator IX de Coagulação Sanguínea Humana Liofilizado é fundamental no tratamento da hemofilia B, sendo obtido a partir do plasma humano por meio de processos que garantem sua segurança e eficácia. Com base nas etapas de produção e controle de qualidade desse medicamento, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q1054060 | Direito Administrativo, Licitação Nas Empresas Estatais, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Nos termos da Lei nº 13.303/2016, os riscos decorrentes de fatos supervenientes à contratação, mas associados à escolha da solução de projeto básico pela contratante, deverão ser alocados na matriz de riscos como responsabilidade da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q1054063 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

“O controle da poluição do ar envolve desde o planejamento, do assentamento de núcleos urbanos e industriais e do sistema viário, até a ação de controle das fontes de emissão.”
(Consultoria Ambiental – Controle de Poluição do Ar. Disponível em: consultoriaambiental.com.br/pdf/pdf-15.pdf. Acesso em: 07/12/2021.)

Das medidas relacionadas, é considerada direta no controle da poluição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q1053583 | Português, Crase, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

O texto inicia-se com o emprego da expressão “Às vezes”; quanto ao uso do acento grave indicador de crase pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1053589 | Português, Sintaxe, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

Considerando o complemento verbal expresso em “[...] que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.”, assinale a alternativa cujo complemento apresenta a mesma classificação sintática do identificado no trecho anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1053591 | Português, Interpretação de Textos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

É possível observar no texto o uso de expressões de campo semântico específico que foram empregadas com o objetivo de desenvolver a temática apresentada no texto. A partir de tal consideração, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q1053600 | Direito Administrativo, Licitação Nas Empresas Estatais, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Eneida tem 23 anos de idade; é cidadã de reputação ilibada e de notório conhecimento na área de hemoderivados. É empregada pública efetiva da Hemobrás há dois anos e possui formação de nível superior em Engenharia Química. Cogita-se o seu nome para compor o Conselho de Administração da empresa na condição de membro independente. Considerando a situação hipotética, bem como a Lei nº 13.303/2016, que estabelece o Estatuto das Empresas Estatais, Eneida não pode exercer a função porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q1053602 | Legislação Federal, Lei N 10 205 de 2001, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

De acordo com a Lei nº 10.205/2001 (Lei do Sangue), está em consonância com as Diretrizes da Política Nacional de Sangue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q1053623 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre as revisões periódicas da qualidade de todos os medicamentos autorizados, incluindo produtos exclusivos de exportação, que devem ser conduzidas com o objetivo de verificar a consistência do processo existente, a adequação das especificações aplicadas tanto para matéria-prima quanto para produto acabado, evidenciar quaisquer tendências e identificar melhorias em produtos e processos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.