Início

Questões de Concursos Analista Industrial de Hemoderivados

Resolva questões de Analista Industrial de Hemoderivados comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1054165 | Engenharia de Qualidade, Normas Abnt, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Durante o processo de inspeção de qualidade em uma fábrica de produtos biotecnológicos, o gestor de qualidade utilizou a NBR 5426:1985 para classificar os produtos conforme a gravidade de defeitos detectados. Em uma das amostras analisadas, foi identificado um defeito não crítico, ou seja, que não representa risco ou condição insegura para o usuário do produto. No entanto, esse defeito pode comprometer significativamente a funcionalidade da unidade do produto em relação ao propósito para o qual foi projetado. Com base na NBR 5426:1985, esse defeito é classificado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q1053582 | Português, Interpretação de Textos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Texto associado.

Texto para responder a questão.


Às vezes me parece que uma epidemia pestilenta tenha atingido a humanidade inteira em sua faculdade mais característica, ou seja, no uso da palavra, consistindo essa peste da linguagem numa perda de força cognoscitiva e de imediaticidade, como um automatismo que tendesse a nivelar a expressão em fórmulas mais genéricas, anônimas, abstratas, a diluir os significados, a embotar os pontos expressivos, a extinguir toda centelha que crepite no encontro das palavras com novas circunstâncias.

Não me interessa aqui indagar se as origens dessa epidemia devam ser pesquisadas na política, na ideologia, na uniformidade burocrática, na homogeneização dos mass- -media ou na difusão acadêmica de uma cultura média. O que me interessa são as possibilidades de salvação. A literatura (e talvez somente a literatura) pode criar os anticorpos que coíbam a expansão desse flagelo linguístico.

Gostaria de acrescentar não ser apenas a linguagem que me parece atingida por essa pestilência. As imagens, por exemplo, também o foram. Vivemos sob uma chuva ininterrupta de imagens; os media todo-poderosos não fazem outra coisa senão transformar o mundo em imagens, multiplicando-o numa fantasmagoria de jogos de espelhos – imagens que em grande parte são destituídas da necessidade interna que deveria caracterizar toda imagem, como forma e como significado, como força de impor-se à atenção, como riqueza de significados possíveis. Grande parte dessa nuvem de imagens se dissolve imediatamente como os sonhos que não deixam traços na memória; o que não se dissolve é uma sensação de estranheza e mal-estar.

Mas talvez a inconsistência não esteja somente na linguagem e nas imagens: está no próprio mundo. O vírus ataca a vida das pessoas e a história das nações torna todas as histórias informes, fortuitas, confusas, sem princípio nem fim. Meu mal-estar advém da perda de forma que constato na vida, à qual procuro opor a única defesa que consigo imaginar: uma ideia da literatura.


(CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)

No primeiro parágrafo do texto, o autor estabelece entre a referida epidemia pestilenta e as perdas citadas uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q1054181 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A desinfecção de esgotos sanitários nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) não busca a eliminação total de micro-organismos (esterilização), conforme ocorre na medicina e na indústria de alimentos. Desinfetar esgotos é uma prática que busca inativar seletivamente espécies de organismos presentes no esgoto sanitário, em especial aquelas que ameaçam a saúde humana, em consonância com os padrões de qualidade estabelecidos para diferentes situações. O método mais utilizado é a cloração; contudo, ele possui a indesejada formação de compostos organoclorados carcinogênicos (trihalometanos – THM), bem como na toxicidade do cloro residual à biota aquática. Um método alternativo à cloração é baseado na utilização de um oxidante extremamente reativo, altamente bactericida. A geração in loco nas ETEs deve-se à sua instabilidade, que se decompõe em oxigênio elementar em curto espaço de tempo após a geração. O mecanismo de desinfecção se dá por destruição parcial ou total da parede celular, levando à lise das células; reações com radicais livres (peróxido de hidrogênio e íon hidroxila) de sua decomposição; e danos a constituintes do material genético. São variadas as formas de sua difusão: pelo ar, por hidroejetores, emulsantes e misturadores estáticos. O interesse em sua utilização tem por principal motivo o impacto benéfico ao meio ambiente, pois não há formação de trihalometanos. As informações anteriores se referem a qual processo de desinfecção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q1054187 | Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma indústria de médio porte localizada em uma região de grande importância ambiental está buscando obter uma certificação ambiental para comprovar o seu compromisso com práticas sustentáveis e sua conformidade com a legislação ambiental vigente. A empresa, que está implementando um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), pretende adotar normas internacionais, como a ISO 14001, e adotar medidas para reduzir o seu impacto ambiental, melhorar a sua eficiência e aumentar a sua competitividade no mercado. Diante desse cenário, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. “A certificação ambiental ISO 14001 exige que a empresa implemente um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estruturado, com foco na melhoria contínua do desempenho ambiental, com o objetivo de prevenir impactos ambientais negativos e cumprir a legislação aplicável.”
PORQUE
II. “A ISO 14001, por ser uma norma internacional, requer a implementação de um sistema de monitoramento e auditoria contínuo para garantir a conformidade com as práticas estabelecidas e, ainda, promover a redução de desperdícios e o uso sustentável de recursos.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q1054086 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O MS Project, uma ferramenta amplamente utilizada para planejamento, controle e acompanhamento de projetos, permite gerenciar cronogramas, alocar recursos, controlar custos e identificar caminhos críticos. A manipulação eficiente desse software requer o domínio de conceitos como dependências entre tarefas, alocação de recursos e ajuste de cronogramas para evitar sobrecargas ou atrasos. De acordo com os conceitos e as funcionalidades do MS Project, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O caminho crítico em um projeto indica a sequência de tarefas que não podem ter atrasos, pois impactariam diretamente na data de término do projeto.
( ) No MS Project, o tipo de dependência “Início para Término” (Start-to-Finish) é o mais comumente utilizado no relacionamento entre tarefas.
( ) É possível visualizar a sobrecarga de recursos por meio da exibição “gráfico de recursos”, que mostra os períodos em que recursos estão superalocados.
( ) Alterar a duração de uma tarefa no MS Project automaticamente altera sua data de início ou término, dependendo das dependências configuradas.
( ) O recurso de linha de base permite comparar o progresso atual do projeto com o planejamento original.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q1052381 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental Na Engenharia Ambiental e Sanitária, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Inúmeras obras de engenharia encontram problemas relativos às águas subterrâneas. A ação e a influência dessas águas têm causado diversos imprevistos e acidentes. Sobre drenagem e rebaixamento do nível freático em obras de engenharia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As drenagens superficiais e subsuperficiais são pouco comuns em construções de estradas.
( ) As drenagens superficiais tendem a evitar a penetração das águas superficiais no solo.
( ) As drenagens subsuperficiais são destinadas a eliminar a água já existente no subsolo e impedir que as águas subterrâneas o atinjam.
( ) Muitos cortes interceptam o nível freático e, nos casos cuja presença de água é excessiva, os taludes desses cortes estão sujeitos a escorregamentos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q1053603 | Legislação Federal, Lei N 12 846 de 2013, Analista Industrial de Hemoderivados, HEMOBRÁS, Consulplan, 2021

Sobre a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção), NÃO será considerada para fins de gradação e aplicação das sanções previstas na norma a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.