Questões de Concursos Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2

Resolva questões de Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1054153 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Sabe-se que uma empresa de hemoderivados que realiza coleta, processamento e distribuição de produtos derivados do sangue gera resíduos. A Resolução Anvisa RDC nº 222/2018 estabelece diretrizes sobre o manejo de resíduos de serviço de saúde. Trata-se de uma normativa importante, pois o manejo inadequado dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) pode gerar doenças, causar risco ambiental e, ainda, perda da qualidade de vida de uma população que de maneira direta ou indireta, venha a ter contato com o material descartado indevidamente. Considere o seguinte cenário hipotético: uma empresa classificou seus resíduos em três categorias: resíduos comuns; resíduos de classe I; e resíduos de classe II. Essa classificação é fundamental para garantir a correta gestão e o descarte dos materiais, assegurando, assim, a segurança e a proteção individual, da saúde pública e do meio ambiente. Com base nas diretrizes da Resolução da Anvisa RDC nº 222/2018, assinale a conduta adequada do funcionário dessa empresa em relação ao manejo dos resíduos que podem causar danos à saúde e ao meio ambiente, considerando as bolsas de sangue que foram rejeitadas por contaminação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1054155 | Administração Geral, Gestão de Processos, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de diretrizes de qualidade que determinam os requisitos para a produção de medicamentos, garantindo sua uniformidade e redução do risco. A Instrução Normativa nº 35/2019 da Anvisa dispõe sobre as BPF complementares às atividades de amostragem de matérias-primas e materiais de embalagens utilizados na fabricação de medicamentos estéreis. Um operador que trabalha em uma indústria farmacêutica na área limpa Graus A/B de medicamentos na forma estéreis, foi submetido a uma avaliação de conformidade de acordo com as normas que regem sua atividade. Durante a avaliação das suas funções, observou-se que teve a sua luva estéril rasgada entre o punho e o dedão da mão direita, enquanto ele limpava e higienizava um equipamento. Com base nas orientações das BPF e da Instrução Normativa descrita, representa uma correta ação adotada pelo funcionário, para garantir a segurança e a qualidade do ambiente produtivo, bem como a dos produtos produzidos nesse ambiente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1054156 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O NAT (Teste do Ácido Nucleico) é uma tecnologia desenvolvida para a detecção do RNA e DNA de agentes infecciosos virais que não são detectáveis em testes sorológicos convencionais. O NAT atua como complemento dos testes sorológicos, nos quais, juntos, têm o propósito de reduzir a transmissão do HCV por meio de transfusões sanguíneas, assegurando a segurança dos receptores de sangue e hemoderivados.
(Detecção sorológica do HCV nas produções hemoterápicas após a implantação do NAT. Almeida et al., 2023.)

Um técnico que trabalha na triagem de doação de sangue de uma empresa de hemoderivados no Brasil detectou, na sua rotina de triagem de bolsa de sangue, um teste sorológico positivo e o NAT negativo para HCV em uma bolsa de sangue. Mediante esse cenário, torna-se necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1054157 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O guia para investigação de Resultados Fora de Especificação (FDE) fornece orientações gerais às indústrias do ramo farmacêutico sobre o processo de avaliação e investigação de resultados de ensaios analíticos físico-químicos e microbiológicos, quando aplicáveis. É aplicado em testes laboratoriais que são realizados em: materiais de partida; matérias-primas; intermediários; insumos farmacêuticos ativos; excipientes; materiais de embalagem; e produtos acabados. O responsável pelo setor de avaliação do controle de qualidade detectou o resultado de uma amostra de matéria-prima para liberação fora das especificações. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Deverá ser iniciada uma investigação imediatamente após a identificação do resultado fora da especificação para a determinação de sua causa raiz.
( ) Se, na investigação, não foi possível determinar a causa raiz, a investigação é dada como causa raiz indeterminada.
( ) Se, por ventura, não for encontrada a causa do erro na investigação de Fase I, a investigação para a Fase Ib será cancelada.
( ) A fase Ib deverá ser realizada com a participação do analista e seu supervisor (ou pessoa designada).

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1054158 | Farmácia, Análises Clínicas, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Um profissional que trabalha em um laboratório de hemoderivados realizará a coleta de uma amostra de sangue periférico para a realização do fluxo metodológico do Teste de Ácido Nucleico (NAT) para triagem de patógenos transmissíveis. Nesse contexto, considerando as etapas de realização da coleta da amostra, bem como o fluxo metodológico para a realização do NAT, sobre as etapas do processo e as boas práticas envolvidas, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1054166 | Estatística, Principais Distribuições de Probabilidade, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Durante a execução do plano de amostragem para inspeção de qualidade em um lote de produtos biotecnológicos, o gestor de qualidade utilizou as Curvas Características de Operação (CCO) da NBR 5426:1985 para avaliar a probabilidade de aceitação de lotes com base na qualidade do processo. Considerando que o Nível de Qualidade Aceitável (NQA) foi definido como 6 e o tamanho da amostra foi de 75 unidades, a distribuição estatística que deverá ser utilizada para interpretar as curvas características de operação nesse cenário é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1054151 | Farmácia, Controle de Qualidade Industrial, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O objetivo das Boas Práticas de Laboratórios (BPLs) é minimizar erros, vieses e variabilidades que possam afetar ou impactar os resultados. Essas práticas consistem em normas rigorosas que visam assegurar a precisão e a confiabilidade das análises laboratoriais, promovendo, assim, a qualidade dos dados (resultados) obtidos. Em relação as BPLs, analise as afirmativas a seguir.

I. O reservatório utilizado para armazenamento da água deverá ser apropriado para esse fim, devendo estar protegido exclusivamente de fontes de calor.
II. Os equipamentos devem ser identificados inequivocamente, além de serem devidamente verificados, calibrados e qualificados periodicamente de acordo com o programa preestabelecido para garantir a sua adequação às atividades do laboratório.
III. Não se deve pipetar com a boca, com exceção da água destilada à qual é permitido dispensar o uso de dispositivos de pipetagem.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1054154 | Farmácia, Legislação em Farmácia, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A Instrução Normativa Anvisa nº 137/2022, que dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação complementares a medicamentos hemoderivados, estabelece, e coloca em vigor, regras e critérios técnicos para produção, controle de qualidade e comercialização de hemoderivados no Brasil. Assim, considerando as diretrizes dessa normativa, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1054159 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Brasileiras e Estrangeiras Aplicáveis à Saúde e Segurança, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A Hemobrás adota rigorosos padrões de qualidade em seus processos produtivos. Para garantir ambientes de produção seguros e controlados, a empresa segue as diretrizes do “Guia da Qualidade para Sistemas de Tratamento de Ar e Monitoramento Ambiental na Indústria Farmacêutica – Anvisa”, que estabelece parâmetros essenciais para o controle de contaminantes e a manutenção da qualidade do ar em áreas críticas de produção. Sobre o disposto no documento, analise as afirmativas a seguir.

I. A qualidade do ar interior é determinada somente pela contaminação do ar exterior (ar “fresco”) que ingressa no edifício e pela eficiência do sistema AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) em eliminar contaminantes, uma vez que as atividades internas não influenciam esse parâmetro.
II. A captação do ar atmosférico deve ser feita em local distante de quaisquer tipos de fontes de contaminação ou calor. Por isso, para minimizar a contaminação por emissões de motores de combustão, recomenda-se que a captação de ar atmosférico seja realizada em locais bem ventilados, próximos de ruas sem pavimentação e torres de resfriamento de água.
III. Os sistemas de tratamento de ar utilizados no abastecimento de áreas produtivas possuem, normalmente, uma sequência de filtros instalados. Os filtros de menor eficiência são comumente chamados de “pré-filtros” e os filtros com a maior eficiência de “filtros finais” (exemplo: filtros HEPA, sigla do inglês High Efficiency Particulate Air).

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1054160 | Química, Técnicas de Laboratório, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia Controle da Qualidade 2, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Durante a análise de uma matéria-prima em um laboratório de controle de qualidade, foi realizada uma determinação quantitativa de um composto ativo utilizando espectrofotometria no ultravioleta (UV). A absorbância foi medida a 475 nm e o valor obtido foi 0,750. Sabendo-se que a célula utilizada tem caminho óptico de 1 cm e que o coeficiente de absortividade molar do composto nessa faixa de comprimento de onda é 2,5 × 10³ L · mol⁻¹ · cm⁻¹, é correto afirmar que a concentração da solução analisada é, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.