Início

Questões de Concursos Analista Judiciário

Resolva questões de Analista Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3021Q527109 | Direito Processual Civil, Órgãos judiciários e auxiliares da Justiça, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

É certo que o juiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3022Q456752 | Direito Eleitoral, Condições de elegibilidade próprias e impróprias, Analista Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio Grande do Sul, CESPE CEBRASPE

Mauro, casado com Márcia, desejava candidatar-se ao cargo de vereador do seu município ou de senador do seu estado federativo.

Em face da situação hipotética acima apresentada e levando em consideração as condições de elegibilidade e de inelegibilidade previstas na lei e na CF, julgue os itens subseqüentes.

Mauro seria inelegível para a câmara municipal se a sua esposa, Márcia, fosse, então, prefeita do município.

  1. ✂️
  2. ✂️

3023Q454839 | Direito do Trabalho, Alteração no Contrato de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

O jus variandi é um conceito doutrinário embasado na faculdade-poder conferida ao empregador de dirigir a prestação de serviços, como reflexo do ?dirigismo contratual?, nos termos previstos no artigo 2º da Consolidação das Leis do Trabalho. Assim, conforme a doutrina, a legislação e a jurisprudência sumulada do TST, o jus variandi será exercido de forma lícita em caso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3024Q453214 | Direito do Trabalho, Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Bernardo, empregado da empresa G, exerce a função X há onze anos ininterruptos, recebendo adicional de insalubridade pelo exercício desta função. Este mês Bernando, se surpreendeu porque passou a não receber mais o referido adicional, uma vez que foi descaracterizada a insalubridade pelo exercício da função X por ato de autoridade competente. Neste caso, de acordo com entendimento sumulado do TST,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3025Q451075 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Gustavo trabalha como representante de vendas do Laboratório ?B?. Além do seu salário fixo mensal, recebe uma porcentagem pelas vendas feitas, além de diárias de viagem, sendo estas últimas no valor equivalente a 50% do seu salário. Utiliza carro da empresa para realizar as viagens de trabalho, veículo este que utiliza também aos finais de semana e nas férias. Em relação a tais verbas e benefícios,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3026Q443651 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Analista Judiciário, TRE MA, CESPE CEBRASPE

Acerca da reforma do Poder Judiciário objeto da Emenda Constitucional n.º 45/2004, julgue os próximos itens.

I Com a referida emenda, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos e por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

II Após essa emenda, o país se submete à jurisdição de tribunal penal internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.

III A reforma do Poder Judiciário determinou alguns princípios a serem observados na elaboração do Estatuto da Magistratura, entre eles a previsão da exigência de 3 anos de atividade jurídica para o bacharel em direito como requisito para o ingresso na carreira da magistratura.

IV Com a emenda mencionada, houve a transferência de competência do STF para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) no tocante à homologação de sentenças estrangeiras. A concessão de exequatur às cartas rogatórias permaneceu na competência do STF.

V A reforma do Poder Judiciário vedou a utilização da súmula vinculante pelo STF.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3027Q422643 | Direito Civil, Transmissão das Obrigações, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp RS, FAUGRS

No que se refere à Transmissão das Obrigações no Código Civil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3028Q355884 | Contabilidade Geral, Contabilização de Operações Típicas, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A liquidação de despesa corrente empenhada é registrada no sistema orçamentário da contabilidade pública, através do lançamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3029Q339984 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Considere, abaixo, as afirmações e o valor lógico atribuído a cada uma delas entre parênteses.

? Ou Júlio é pintor, ou Bruno não é cozinheiro (afirmação FALSA).

? Se Carlos é marceneiro, então Júlio não é pintor (afirmação FALSA).

? Bruno é cozinheiro ou Antônio não é pedreiro (afirmação VERDADEIRA).

A partir dessas afirmações,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3030Q39257 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, TST, FCC

Pelo regime da Lei no 8.666/93, é motivo suficiente para que a Administração deva restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro de um contrato administrativo, dentre outros, haver situação na qual
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3031Q39181 | Direito Eleitoral, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

Em relação ao acesso às informações constantes do cadastro do eleitor, com base na Resolução TSE 21.538 de 2003, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3032Q26187 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Aspectos Gerais, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando que João seja responsável pela elaboração da proposta orçamentária de um tribunal federal, que irá compor o projeto de lei orçamentária anual (LOA) para 2014, julgue os itens que se seguem à luz do disposto na CF, na Lei n.º 4.320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Ao inserir na proposta todas as despesas previstas para o exercício seguinte, João atenderá ao princípio da especificação.
  1. ✂️
  2. ✂️

3033Q21064 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário, ALGÁS, COPEVE UFAL

Considere no universo dos números inteiros as sentenças abertas p(x): 3x – 12 < 0 e q(x): 3x – 5 > 0. A soma dos elementos distintos do conjunto-verdade da sentença p(x) ∧ q(x) é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3034Q10332 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Analista Judiciário, DPE DF, FGV

A Defensoria Pública é regida por princípios institucionais que servem como instrumentos de garantia para o adequado e eficiente atendimento das suas finalidades constitucionais. Sobre tais princípios, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3035Q10296 | Direito Penal, Analista Judiciário, DPE DF, FGV

Luiz é muito amigo do magistrado Paulo. Certo dia, sabedor de que seu vizinho é parte em ação indenizatória a ser julgada por Paulo, oferece ajuda para exercer influência sobre a decisão do referido magistrado. Para tanto, solicita que seu vizinho lhe dê 30% do valor a ser obtido em caso de êxito na ação indenizatória. O magistrado, que não sabia o que estava ocorrendo, acabou julgando a causa em favor do vizinho de Luiz, que, por sua vez, cumpriu o combinado, repassando parte do valor obtido a Luiz.
O crime cometido por Luiz foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3036Q787008 | Engenharia Elétrica, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Um transformador trifásico de 1000 kVA, 13,8kV /380/220 volts, ligado em triângulo no lado de alta tensão e em estrela com neutro no lado de baixa tensão é utilizado a plena carga, porém a potência ativa é 750 kW. Determinar as correntes que circulam nos enrolamentos de alta tensão (IFH), e de baixa tensão (IFX). Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3037Q745691 | Economia, Estruturas de Mercado, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Um monopolista maximiza lucros quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3038Q730893 | Direito Processual do Trabalho, Decisão e eficácia, Analista Judiciário, Tribunal Superior do Trabalho, FCC

Segundo a jurisprudência sumulada do Tribunal Superior do Trabalho - TST, contra a decisão que defere a tutela provisória é cabível
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3039Q729864 | Direito Processual do Trabalho, Processo Judiciário do Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 23a Região, FCC

Rescindida sentença trabalhista, a execução da decisão proferida em ação rescisória se fará

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3040Q642536 | Informática, Gestão de TI, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens relativos à responsabilidade e aos papéis da área de TI. Absorver novas responsabilidades, inovar e comunicar-se melhor são ações do CIO para melhorar a imagem do departamento de TI e posicionar a equipe para que ela tenha o respeito da organização.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.