Início

Questões de Concursos Analista Judiciário

Resolva questões de Analista Judiciário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3341Q456224 | Direito Eleitoral, Condições de elegibilidade próprias e impróprias, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes que afastem a inelegibilidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3342Q454895 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 8a, CESPE CEBRASPE

Considerando a jurisprudência pacificada do TST, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3343Q454438 | Direito do Trabalho, Contrato Individual de Trabalho, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 13a Região, FCC

O contrato de trabalho pode ser rescindido por justa causa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3344Q452074 | Direito do Trabalho, Instituição Sindical, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a estabilidade e garantias provisórias de emprego.

Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o empregado de categoria diferenciada eleito dirigente sindical só gozará de estabilidade se exercer na empresa atividade pertinente à categoria profissional do sindicato para o qual tiver sido eleito dirigente.

  1. ✂️
  2. ✂️

3345Q426243 | Direito Constitucional, Tribunais de Contas, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

                                    Maria, servidora pública do TJDFT, requereu aposentadoria no setor de recursos humanos, tendo sido deferido e publicado o respectivo ato em 12/4/2003, quando então passou a gozar do seu benefício de aposentadoria. Antes de qualquer análise desse ato pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o setor de controle interno do tribunal verificou que foi computado de forma inadequada tempo de contribuição, motivo pelo qual Maria não poderia ter sido aposentada.

 Acerca dessa situação hipotética, dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, dos atos administrativos e do regime jurídico dos servidores públicos, julgue os itens seguintes.

O TCU, na espécie, ao negar registro, exerce atividade de auxiliar de controle externo do Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

3346Q422106 | Direito Civil, Pessoas, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

Em relação à capacidade, considerando o que dispõe o Código Civil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3347Q418663 | Direito Civil, Introdução ao Direito das Obrigações, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Nas obrigações de dar coisa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3348Q415757 | Direito Civil, Consequências da Inexecução de Obrigações, Analista Judiciário, TRT 17a, FCC

Os donos de hotéis, hospedarias, casas ou estabelecimentos onde se albergue por dinheiro, mesmo para fins de educação, são responsáveis pela reparação civil dos danos resultantes dos atos praticados por hóspedes, moradores e educandos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3349Q404764 | Direito Administrativo, Fontes do Direito Administrativo Direito Público, Analista Judiciário, TRE PE, FCC

No que concerne às fontes do Direito Administrativo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3350Q377490 | Administração Pública, Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3351Q373876 | Português, Ortografia, Analista Judiciário, TJ MT, CEV UFMT

Na língua portuguesa, há muitas palavras parecidas, seja no modo de falar ou no de escrever. A palavra sessão, por exemplo, assemelha-se às palavras cessão e seção, mas cada uma apresenta sentido diferente. Esse caso, mesmo som, grafias diferentes, denomina-se homônimo homófono. Assinale a alternativa em que todas as palavras se encontram nesse caso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3352Q366812 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa também é objetivo do Mapa de Risco, conforme Anexo IV da NR 5. Os riscos físicos, ergonômicos e de acidentes que constam no referido Anexo, respectivamente, incluem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3353Q362334 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

Carlos apresenta incisão cirúrgica abdominal com secreção serosa e algumas regiões hiperemiadas. Para limpeza do leito dessa ferida você deverá utilizar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3354Q358908 | Enfermagem, Analista Judiciário, TST, CESPE CEBRASPE

Um homem de 57 anos, portador de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM) há cerca de 10 anos, foi internado na clínica médica de um hospital por apresentar dispnéia aos mínimos esforços, ortopnéia, dispnéia paroxística noturna (DPN), edema de membros inferiores, superiores e peripalpebral, além de aumento do volume abdominal. Relatou uso irregular das medicações e desrespeito à restrição hídrica devido ao intenso calor nos dias anteriores. Ainda na admissão, apresentava aumento do volume escrotal e hérnia inguinal. O exame físico revelou paciente consciente e orientado, com abdome globoso, tenso, ascítico, ruídos hidroaéreos presentes, ausência de massas palpáveis e presença de sinal de piparote. Nos membros inferiores, o paciente apresentava edema endurecido, cacifo positivo. Pesou 94 kg e mediu 1,66 m de altura. Seus sinais vitais indicavam hipertensão arterial e taquipnéia. Apresentava, ainda, limitação acentuada da atividade diária.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir quanto ao quadro clínico do paciente e à assistência de enfermagem adequada.

A diminuição da perfusão renal gera a diminuição da produção de renina e conseqüente cessação da produção de aldosterona, o que explica o quadro de oligúria apresentado pelo paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

3355Q350601 | Arquivologia, Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos elementos a serem observados na escolha do método de codificação de um instrumento de classificação, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3356Q339770 | Raciocínio Lógico, Tabela Verdade, Analista Judiciário, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Em determinado município, há, cadastrados, 58.528 eleitores, dos quais 29.221 declararam ser do sexo feminino e 93 não informaram o sexo. Nessa situação, julgue os próximos ite

Considere como verdadeiras as seguintes proposições: “Se o eleitor A é do sexo masculino ou o eleitor B não informou o sexo, então o eleitor C é do sexo feminino”; “Se o eleitor C não é do sexo feminino e o eleitor D não informou o sexo, então o eleitor A é do sexo masculino”. Considere também que seja falsa a seguinte proposição: “O eleitor C é do sexo feminino”. Nesse caso, conclui-se que o eleitor D não informou o sexo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3357Q336441 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista Judiciário, TRT 1a, FEC

A produção de 5,4 x 108 toneladas de grãos, armazenados em um galpão de uma cooperativa de agricultores, provém de três fazendas, A, B e C, situadas na redondeza. A produção de cada fazenda foi proporcional às respectivas áreas plantadas, de 3 x 103 ha, 4 x 103 ha e 5 x 103ha. A produção de grãos, em toneladas, da fazenda com maior produção foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3358Q39250 | Direito Constitucional, Analista Judiciário, TST, FCC

No tocante aos direitos sociais, estabelecidos na Constituição Federal de 1988, aplica-se, dentre outros, aos servidores ocupantes de cargo público, o direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3359Q37492 | Informática, Redes de Computadores, Analista Judiciário, TRT SP, FCC

Em uma rede sem fio de computadores (WLAN), as funções de gerenciamento da WLAN são desempenhadas pelo dispositivo comercialmente chamado de Roteador Wireless. Dentre as funções do Roteador está a de designar um endereço IP válido para as mensagens que saem da LAN para a WAN, uma vez que, na LAN, é utilizado um endereço IP virtual. No Roteador, essa função é desempenhada pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3360Q36871 | Português, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Texto associado.
Texto 2 – Semana Nacional do Trânsito

    Estamos no último dia da Semana Nacional do Trânsito e vamos encerrar falando sobre o tema que foi bem escolhido pelo Denatran: Seja Você a Mudança no Trânsito.
    Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país. Em muitos casos são críticas absolutamente procedentes, mas, quando o tema é segurança no trânsito, não nos podemos esquecer que quem faz o trânsito são seres humanos, ou seja, somos nós.
    Deveríamos aproveitar a importância desta semana para refletir sobre nosso comportamento como pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas, ciclistas, pais, enfim, como cidadãos cujas ações tem reflexo na nossa segurança, assim como dos demais. O pedestre que não respeita a faixa coloca em risco sua vida e também a do motorista e de terceiros. Muitas vezes para desviar de um pedestre e evitar seu atropelamento, um motorista perde o controle do veículo e provoca um acidente grave com outras pessoas que nada têm a ver com o comportamento do pedestre. Não precisamos nem aprofundar as consequências dos motoristas que andam em excesso de velocidade, sob efeito de álcool, ou que dirigem uma carreta cansados. São todos fatores humanos que contribuem para o que chamamos de acidente.
    (....) Nesta semana nacional do trânsito pelo menos mil pessoas vão ter morrido nas ruas e nas estradas. Não podemos mais tolerar esses números e, para que isso mude realmente, é preciso que você e cada um de nós sejamos de fato os agentes da mudança na direção de um trânsito mais seguro. Com certeza você pode contribuir para isso, aproveite esta semana para refletir e conversar sobre o tema com seus entes queridos e amigos, afinal, quem morre no trânsito é amigo ou parente de alguém. Ninguém está livre disso.

Rodolfo Alberto Rizzotto (adaptado)
“Vivemos numa sociedade que tem o hábito de responsabilizar o Estado, autoridades e governos pelas mazelas do país".
O comentário abaixo, atribuído a um leitor de um jornal paulista, que comprova a afirmativa acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.