Questões de Concursos Analista Judiciário

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21Q915743 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na Resolução CNJ n.º 230/2016, julgue o item que se segue.

As escolas da rede privada de ensino são obrigadas a promover a inserção de pessoas com deficiência no ensino regular, podendo, para tanto, repassar os custos adicionais para os pais nas mensalidades, com o objetivo de garantir a adaptação do aluno com deficiência.

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22Q915742 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n.º 6.949/2009), do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) e da Resolução n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça, julgue o item que se segue. 

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência prevê que os Estados-partes têm a obrigação de prover adaptação razoável para que as pessoas com deficiência privadas de sua liberdade façam jus, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a garantias de acordo com o direito internacional dos direitos humanos e recebam tratamento em conformidade com os objetivos e princípios estabelecidos na citada convenção. 

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23Q915741 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando a perspectiva da educação inclusiva e conceitos relacionados à acessibilidade, julgue o item a seguir. 

O Estatuto da Pessoa com Deficiência não dispõe, até o momento, de título específico relacionado à inclusão, embora apresente título destinado a tratar especificamente da acessibilidade. 

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24Q915740 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n.º 6.949/2009), do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) e da Resolução n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça, julgue o item que se segue. 

Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as instituições privadas de ensino têm o dever de implementar um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino, sendo-lhes permitida a cobrança de valores adicionais para o cumprimento desse dever. 

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25Q915739 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Acessibilidade e Inclusão, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE, 2024

No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n.º 6.949/2009), do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) e da Resolução n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça, julgue o item que se segue. 

Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Resolução do CNJ n.º 401/2021, entende-se por desenho universal a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo-se recursos de tecnologia assistiva. 

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26Q878434 | Engenharia Eletrônica, Engenharia Analógica na Engenharia Eletrônica, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Em relação às subestações e aos equipamentos elétricos utilizados em seus arranjos, julgue o item seguinte. 

O barramento de uma subestação que possui arranjo de barramento do tipo simples pode ser ampliado sem a desenergização completa da subestação. 

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27Q878433 | Engenharia Eletrônica, Engenharia Analógica na Engenharia Eletrônica, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

    Um sinal analógico, cujo espectro de frequências contém apenas componentes significativos inferiores a 1 kHz, deve ser convertido em um sinal digital, sendo o número de bits do conversor analógico-digital suficientemente alto para que o erro de quantização seja desconsiderado.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item subsequente. 

O sinal analógico deverá ser amostrado a uma taxa de, no mínimo, 1.000 amostras por segundo para que possa ser reconstruído de maneira precisa. 

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28Q878432 | Engenharia Eletrônica, Engenharia Analógica na Engenharia Eletrônica, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item que se segue, relacionado a eletrônica analógica e de potência. 

Em amplificadores que utilizam transistores bipolares na configuração de base comum, é usual observar um alto ganho de tensão e uma banda passante ampla, geralmente superior à observada em configurações de emissor comum e coletor comum, e o ganho de corrente nesses amplificadores é, tipicamente, ligeiramente inferior à unidade, devido à parte da corrente que é utilizada para alimentar a base do transistor. 

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29Q878431 | Engenharia Eletrônica, Engenharia Analógica na Engenharia Eletrônica, Analista Judiciário, CNJ, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue o item que se segue, relacionado a eletrônica analógica e de potência. 

Na configuração classe A de amplificadores de potência, um único transistor permanece na região ativa durante o ciclo completo (360 graus) de um sinal senoidal de entrada; essa configuração é considerada a mais eficiente em termos de consumo de potência. 

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30Q863755 | Probabilidade e Estatística, Analista Judiciário, TJ AC, Instituto Verbena, 2024

Se a variável aleatória 𝑋 apresenta distribuição normal com média 0 e variância igual a 1, a transformação 𝑌 = 𝑋2 tem distribuição

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31Q863752 | Probabilidade e Estatística, Analista Judiciário, TJ AP, FGV, 2024

Suponha que foram calculados a soma quadrática total (SQT), a soma quadrática explicada (SQE) e a soma quadrática dos resíduos (SQR) de uma regressão.

A partir disso, o cálculo da medida que representa o coeficiente de determinação R2 é dado por:

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32Q863751 | Probabilidade e Estatística, Analista Judiciário, TJ AP, FGV, 2024

São pressupostos do método dos mínimos quadrados ordinários no modelo de regressão linear simples, EXCETO:

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33Q863744 | Pedagogia, Analista Judiciário, TJ AP, FGV, 2024

“Neutra, ‘indiferente’ a qualquer destas hipóteses, a da reprodução da ideologia dominante ou a de sua contestação, a educação jamais foi, é, ou pode ser. É um erro decretá-la como tarefa apenas reprodutora da ideologia dominante como erro é tomá-la como uma força de desocultação da realidade, a atuar livremente, sem obstáculos e duras dificuldades.”

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

No trecho acima, a educação é caracterizada como:

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36Q861487 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE, 2023

Com relação à disciplina do preso, julgue o próximo item. 

O regime disciplinar diferenciado tem duração máxima de 360 dias e consiste em recolhimento individual com limitações de visitas, sendo aplicado ao preso que praticar crime doloso que subverta a ordem ou disciplinas internas.

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38Q861485 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, referente ao trabalho na execução penal.  

O condenado que possui deficiência física está impossibilitado de exercer trabalho, nos moldes da legislação brasileira. 

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40Q861483 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE, 2023

Julgue o item que se segue, referente ao trabalho na execução penal.  

O trabalho do condenado à pena privativa de liberdade é obrigatório, não havendo tal imposição ao preso provisório, que pode, a requerimento, mediante autorização judicial, trabalhar no período de prisão cautelar. 

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