Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquitetura

Resolva questões de Analista Judiciário Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q136432 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

A análise e o exame prévios em um estudo de viabilidade de uma construção determinam a adequação financeira e técnica de um projeto proposto.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q135437 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3ª Região, FCC

Conforme a NBR 9050/2004,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q135998 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao AutoCAD, julgue os itens subsequentes.

O comando Pick points delimita a área a ser hachurada.

  1. ✂️
  2. ✂️

404Q139317 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3a Região, FCC

Entre os sistemas e materiais possíveis nas impermeabilizações, inclui-se

I. manta butílica.

II. elastômero em asfalto EPDM.

III. membrana de asfalto frio com véu de neoprene.

IV. membrana acrílica moldada no local com Hypalon.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q138814 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na implantação dos meios de acesso viário ao local do empreendimento, devem ser consideradas as necessidades de logística para execução, manutenção e operação da obra. Em função destes parâmetros, a relação custo-benefício para execução da obra será determinada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q134752 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à acessibilidade em edifícios públicos, julgue os itens seguintes.

Para o dimensionamento de faixas livres que possam absorver, com conforto, um fluxo de determinado número de pessoas, deve-se considerar o somatório dos valores adicionais relativos aos fatores de impedância.

  1. ✂️
  2. ✂️

407Q135782 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3ª Região, FCC

Com relação às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal constantes na LC 101/2000, na contratação das operações de crédito, é condição a ser atendida pelo ente interessado, entre outras, a existência de prévia e expressa autorização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q138118 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3a Região, FCC

Dentro do ciclo de vida do Gerenciamento de Projetos, o desenvolvimento ocorre mediante vários processos básicos que se sobrepõem. Esses processos são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q134828 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à legislação profissional relativa ao arquiteto e urbanista,
julgue os itens subseqüentes.

O arquiteto autor do projeto de arquitetura somente pode realizar o acompanhamento técnico da execução da obra mediante autorização do proprietário ou contratante dos serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

410Q137413 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

A licitação é a seleção por meio da qual uma entidade coloca em oferta a realização de uma obra, prestação de serviço ou fornecimento de um bem ou equipamento de construção.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q136683 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No design de interiores, a iluminação ocupa um lugar extremamente importante, já que o correto uso da luz pode contribuir para tornar o ambiente mais agradável. No que se refere a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O efeito wall washing, que consiste em "lavar" as paredes com luz, permite destacar a textura destas.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q136504 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O programa de necessidades é estabelecido a partir da listagem
do que se pretende fazer ou do que será necessário prever para o projeto
a ser elaborado, indo, no entanto, muito além de medidas-padrão ou de
uma razão determinada pela área do espaço físico destinado a cada
indivíduo. Incorporados ao programa estão, também, as variáveis
sociais, culturais, econômicas e artísticas do momento histórico.
Portanto, ao programa de necessidades, além do caráter quantitativo,
pode-se atribuir o caráter qualitativo, na medida em que a interpretação
dos dados fornecidos para a sua elaboração surge a partir de
referenciais distintos que integram as atividades e as intenções que
farão parte do projeto. Projetar os espaços físicos destinados à justiça
eleitoral implica considerar a existência de dois momentos particulares:
um pico de menor intensidade de funcionamento e um pico de
funcionamento máximo durante o período eleitoral, que começa de seis
a oito meses antes darealização do pleito.

J. Abrahão e C. Patterson. Ergonomia e arquitetura: interfaces na elaboração de
programas de necessidades. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se
segue.

Um programa de necessidades para a justiça eleitoral deve ser flexível, já que a mudança temporária de uso dos espaços constitui uma estratégia capaz de substituir o superdimensionamento dos espaços calculados, tendo em vista o auge do período de funcionamento do órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q134228 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 3ª Região, FCC

O Autocad oferece um meio de acesso a bancos de dados externos de dentro do programa por meio do dbConnect Manager. A partir do Autocad versão 2000 ou superior, com este recurso é possível

I. criar arquivos de bancos de dados novos.

II. ler e manipular dados de arquivos de bancos de dados externos.

III. vincular partes do desenho a um banco de dados externo.

IV. diminuir do tamanho do arquivo de desenho, vinculando dados do inventário de um banco de dados a ele.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q137358 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Um projeto arquitetônico para edifício judiciário em Cuiabá prevê laje com cobertura vegetal, constituindo um telhado verde. A implantação dessa ideia contempla:

I. Cálculos estruturais considerando o peso da terra e lajes com inclinação de até 5° e impermeabilização dupla.

II. Sistemas hidráulicos para abastecimento do sprinkler de irrigação e para drenagem do excedente de águas pluviais.

III. Reforços na infraestrutura considerando o peso da terra e das camadas isolantes e filtrantes e lajes com inclinação de 20°.

IV. Acessos para visitação e manutenção e barreiras físicas nos limites da laje de cobertura para segurança dos usuários.

V. Lajes com substrato (camadas isolantes e filtrantes) para receber as placas pré-moldadas com solo e vegetação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q137676 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

A concorrência pública, a tomada de preço, o concurso e o leilão são diferentes modalidades de licitação de administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q134715 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Considere abaixo as diretrizes básicas para construção de um complexo judiciário.

I. Localização acessível ao público; disponibilidade de transporte público na região; proximidade com outros edifícios institucionais.

II. Entradas para o público independentes e dotadas de sistema de segurança; três padrões de circulação interna (judicial, pública e controlada), independentes.

III. Área pública com circulação, espera, banheiros, quiosques de informação (tripulados ou não), telefones públicos, acesso a sala de arquivos para depósito ou retirada de documentos e salas de audiência pública.

IV. Segurança do edifício, com subsistemas para CFTV (Circuito Fechado de TV); sistema integrado de segurança (Catracas, identificadores biométricos, etc) e sala para segurança.

V. Biblioteca para o uso dos juízes, advogados e funcionários; cafeteria com refeitório e/ou snack-bar para o público e área independente para os juízes.

As opções que devem ser consideradas para projeções do crescimento populacional demanda processual, e aumento do espaço físico são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q137334 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No âmbito das instituições públicas federais, as licitações para a
execução de obras e para a prestação de serviços devem obedecer
a Lei n.º 8.666/1993. Essa lei estabelece que o projeto executivo
deve estar de acordo com as normas pertinentes da Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Considerando as
especificações da norma técnica NBR 6492/94, julgue os itens
seguintes, relativos a linguagem e representação de projeto de
arquitetura.

O projeto executivo deve apresentar, de forma clara e organizada, todas as informações necessárias à execução da obra e todos os serviços a ela inerentes. A discriminação técnica e a lista de materiais são considerados documentos eventuais nesse projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️

418Q135840 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a Lei n.º 6.766/1979, que dispõe sobre o
parcelamento do solo urbano, julgue o item que se segue.

Nas desapropriações, não devem ser considerados como loteados ou loteáveis, para fins de indenização, os terrenos ainda não vendidos ou compromissados, objetos de loteamento ou desmembramento não registrado.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q138659 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de licitações, gerenciamentos e orçamento de obra, julgue os itens subsecutivos.

Estimativas orçamentárias de uma obra são passíveis de erro. Os possíveis erros poderão ser minimizados se as informações disponíveis durante a elaboração orçamentária forem claras e objetivas.

  1. ✂️
  2. ✂️

420Q139474 | Arquitetura, Analista Judiciário Arquitetura, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da legislação referente a edificações no Distrito Federal,
julgue os itens subseqüentes.

Segundo o Código de Edificações do Distrito Federal, os projetos de modificação, para fins de aprovação ou visto, devem respeitar as seguintes convenções: I - paredes a construir: linhas tracejadas; II - paredes a demolir: hachuradas; III - paredes a serem conservadas: linha contínua.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.