Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


522Q137123 | Arquivologia, Diagnóstico da Realidade Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao diagnóstico da situação arquivística, julgue os
itens subsequentes.

A realização do diagnóstico da situação arquivística proporciona informações importantes e fundamentais para a elaboração do plano de classificação e da tabela de temporalidade de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

523Q134320 | Arquivologia, Normas de descrição de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

A Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, comumente chamada de ISAD (G), se constitui em uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

524Q134582 | Arquivologia, Legislação arquivística aplicada ao Poder Judiciário, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19ª Região, FCC

A Lei nº 7.627, de 10 de novembro de 1987, facultou aos Tribunais do Trabalho a eliminação de autos findos com mais de cinco anos, contados a partir da data de seu arquivamento. Pela Resolução Administrativa nº 24, de 2004, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região indicou como de guarda permanente inúmeros tipos de processos, EXCLUINDO dessa categoria os de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q138189 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

Na aplicação do Código de Classificação e da Tabela de Temporalidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região adotou como instrumento auxiliar e remissivo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q134657 | Arquivologia, Plano de Classificação, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

Dentre os requisitos que, no âmbito da Justiça Federal, contribuem para a funcionalidade do sistema que gerencia o plano de classificação de documentos, figura o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q138538 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3a Região, FCC

Ao contrário dos arquivos, as bibliotecas (exceção feita às que dispõem do depósito legal) constituem seu acervo a partir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q139322 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1a REGIÃO, FCC

A Constituição de 1988 determina, entre outros dispositivos relevantes para a área arquivística, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q137789 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o universo de normas, conceitos, práticas e finalidades das atividades desenvolvidas no âmbito da Arquivologia, julgue os itens subseqüentes.

Analisados diplomaticamente, os documentos de arquivo possuem caracteres internos e externos que os distinguem dos demais documentos produzidos cotidianamente. Os caracteres internos incluem o elaborador do documento, a data de encaminhamento e as origens funcionais do documento e o grau de concentração da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

532Q136055 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8ª Região, FCC

Texto associado.

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo* para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
*neologismo
João Cabral de Melo Neto

(A educação pela pedra, Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar,
1995. p. 345)

Considere as seguintes afirmações:

I. No verso De um que apanhe esse grito que ele evidencia-se tanto a omissão da palavra galo quanto a de determinado verbo.

II. No poema, o uso de alguns verbos no gerúndio reforça a imagem do desenvolvimento gradual de uma teia que se transforma, nesta ordem, em tela, tenda e toldo.

III. A imagem predominante no poema é a de galos que despertam os habitantes de um determinado local para o trabalho duro que começa cedo, mas que no fim do dia é recompensador.

Está correto o que se afirma APENAS em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q138403 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As preocupações dos arquivistas com a avaliação foram
sentidas, de forma mais forte, no período entre as duas guerras
mundiais, e surgiram em consequência do aumento considerável
da produção de documentos, o que levou as administrações e
os arquivistas a encararem o problema de uma forma mais
determinada.
Fernanda Ribeiro. Novos caminhos da avaliação da informação. In:
Arquivística.Net, Rio de Janeiro, v. 1, n.º 2, jul.-dez./2005 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
subsequentes, acerca da avaliação de documentos

A proposta dos portugueses para a avaliação de documentos não trabalha com a teoria dos valores, mas com a pertinência, a frequência e a densidade da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

534Q139485 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Na partição diplomática, o nome e os títulos da autoridade da qual emana o documento constituem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q137496 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, FGV

Sobre uma mesa há nove processos judiciais de 1º grau, dos quais cinco com mais de 50 páginas, e seis processos judiciais de   2º grau, dos quais três com mais de 50 páginas.
Dez desses processos são selecionados ao acaso.
Sobre esses dez processos selecionados, é correto concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q138097 | Arquivologia, Microfilmagem, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 11a Região, FCC

Em microfilmagem de preservação de documentos de arquivo, é possível fazer uso da bandeirola, que é uma sinalética

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q138405 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 11a Região, FCC

Além de constituir um todo indivisível e inter-relacionado, os documentos de arquivo podem ser definidos pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q134860 | Arquivologia, Instrumentos de pesquisa difusão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 6ª Região, FCC

Dizia Charles Braibant, em 1954, que o melhor meio de aproximar os estudantes dos fatos da história nacional seria mostrando a eles, por meio de documentos, a repercussão de tais fatos em sua região ou cidade. Iniciativas como esta são típicas, nas instituições arquivísticas, dos serviços

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q135420 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. À lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica...

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o da frase acima encontra-se sublinhado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.