Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q135322 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

A arquivística integrada, corrente nascida e desenvolvida no Canadá e que tem influenciado o pensamento arquivístico brasileiro, fundamenta-se no fato de olhar para as três idades como momentos completamente estanques, separados e autônomos.

  1. ✂️
  2. ✂️

562Q137387 | Arquivologia, Arquivo Corrente, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

As dificuldades impostas ao acesso dos documentos públicos correntes passam, muitas vezes, pela falta de tratamento técnico eficiente e pela cultura dos seus usuários, que são os

I. administradores.
II. cidadãos.
III. advogados.
IV. integrantes do Poder Judiciário.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q134833 | Arquivologia, Gestão Arquivística de Documentos, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados
de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil, Versão 1.1)
e do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão
de Processos e Documentos do Judiciário Brasileiro (MoReq-Jus,
Versão 1.0), julgue os itens de 41 a 46.

Tanto no MoReq-Jus quanto no e-ARQ Brasil, são exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão de documentos: organicidade, unicidade, confiabilidade e autenticidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

564Q136381 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

O resumo das disposições de um ato normativo ou dos princípios expostos em sentenças e acórdãos é chamado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q135695 | Legislação dos Tribunais de Justiça, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Na ocorrência de inexistência de norma regulamentadora estadual ou municipal de qualquer dos Poderes, inclusive na Administração indireta, que torne inviável o exercício de direitos assegurados nas Constituições Federal e Estadual, caberá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

566Q139323 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, FGV

Assinale a alternativa em que a modificação de uma frase verbal para uma frase nominal foi realizada de forma equivocada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

567Q138305 | Arquivologia, Indexação, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao modelo de requisitos para sistemas informatizados
de gestão arquivística e de indexação de documentos, julgue os
itens seguintes.

A indexação é um método que visa à representação de documentos ou informações por meio de termos, palavras-chaves ou descritores.

  1. ✂️
  2. ✂️

568Q137065 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

A transferência da propriedade legal dos arquivos, em decorrência de mudança de soberania territorial, é o que se convencionou chamar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

569Q139380 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. À lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

...que enfrentava no Olimpo o deus da guerra...
...questionar a desigualdade entre os indivíduos...
...um símbolo atravessou os séculos...


Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos sublinhados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

570Q135855 | Legislação Estadual, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para responder às questões de 19 a 22, considere exclusivamente o disposto no Regimento Interno do TJDFT (RITJDFT), pondo de parte possíveis e eventuais incompatibilidades dele com quaisquer outras normas, de qualquer hierarquia.

Quanto ao papel de revisor e às pautas de julgamento no TJDFT, julgue os itens abaixo.

I - Quando um juiz substituir desembargador no TJDFT, sua antiguidade, para efeito de sua designação como revisor, será considerada como a do desembargador substituído.
II - Deve haver revisor em todas as apelações cíveis de competência do Tribunal.
III - A inclusão de processos em pauta para julgamento está sujeita a número máximo por sessão, aí compreendidos os processos não-julgados em sessões anteriores, bem como a uma determinada ordem de precedência de certos processos sobre outros.
IV - A despeito dos princípios do devido processo legal e da publicidade dos julgamentos judiciais, a publicação de pauta não é obrigatória para todos os processos.
V - Se um processo for incluído em pauta para uma determinada sessão e nela não houver tempo para que seja julgado, dispensar-se-á a publicação de nova pauta com a antecedência mínima regimental em relação à nova sessão, desde que o Tribunal faça publicar edital anunciando que realizará sessão extraordinária para julgamento de processos nessa situação.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

571Q136127 | Arquivologia, Política de acesso aos documentos de arquivo, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na legislação arquivística federal, julgue os itens
subsecutivos.

A classificação de sigilo de um grupo de documentos que formem um conjunto deve ser a mesma atribuída ao documento classificado com o mais baixo grau de sigilo, de forma a favorecer o acesso a esse conjunto.

  1. ✂️
  2. ✂️

573Q135241 | Arquivologia, Legislação arquivística aplicada ao Poder Judiciário, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8ª Região, FCC

De acordo com o Manual de processos administrativos do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Belém, 2008),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

574Q136861 | Arquivologia, Aquisição de documentosarquivamento, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do ciclo vital dos documentos e da teoria das três idades,
segundo a arquivologia, julgue os itens subsequentes.

A operação de entrada de um conjunto de documentos públicos em um arquivo permanente, com competência formalmente estabelecida, é denominada recolhimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

575Q135363 | Arquivologia, Sistemas Informatizados de Gestão, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à microfilmagem, à digitalização e à preservação de
documentos de arquivo, julgue os itens de 106 a 111.

Um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos deve ser capaz de interoperar com outros sistemas por meio de padrões abertos de interoperabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

576Q134608 | Arquivologia, Normas Arquivísticas, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

Segundo a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias - ISAAR-CPF, a informação acrescentada a um elemento descritivo, com a finalidade de auxiliar o processo de identificação, compreensão e uso do registro de autoridade, tem o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

577Q134627 | Arquivologia, Legislação arquivística aplicada ao Poder Judiciário, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Dentre os serviços que o Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região oferece por meio de seu site, no âmbito da gestão de documentos e informações, destaca-se o de Jurisprudência, cujos parâmetros de pesquisa são: texto, relator, redator, data de julgamento, data de publicação e órgão julgador. Nesse último quesito, figuram como opções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

578Q136193 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

Texto associado.

A liberdade enriquece

A liberdade surge no oceano da economia, de onde se
espraia para todos os lugares. Isso é o que imaginava Ludwig
von Mises, o arquiteto mais destacado da escola austríaca de
economistas neoclássicos. Ele estava errado: a liberdade nas-
ceu no continente da política, mais propriamente como liber-
dade de expressão - o direito de imprimir sem licença. O parto
deu-se pelas mãos do poeta e polemista John Milton, em 1644,
no epicentro da Guerra Civil Inglesa entre o Parlamento e a
Monarquia. Naquele ano, Milton publicou a Aeropagitica, fonte
do mais clássico dos argumentos racionais contra a censura: os
seres humanos são dotados de razão e, portanto, da capa-
cidade de distinguir as boas ideias das más.
Ludwig von Mises não errou em tudo; acertou no prin-
cipal. Liberdade não é um artigo de luxo, um bem etéreo, desco-
nectado da economia. A Grã-Bretanha acabou seguindo o ca-
minho preconizado por Milton e se converteuna maior potência
do mundo. Os Estados Unidos, com sua Primeira Emenda à
Constituição - que proíbe a edição de leis que limitem a liber-
dade de religião, a liberdade de expressão e de imprensa ou o
direito de reunião pacífica -, assumiram o primeiro posto no sé-
culo XX. Liberdade funciona, pois a criatividade é filha da crítica.



(Trecho adaptado de Demétrio Magnoli. Veja, 22 de setembro
de 2010, pp. 80-81)

A última frase do texto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

579Q134699 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos fundamentos da arquivologia e à terminologia
arquivística, julgue os itens a seguir.

As características dos documentos de arquivo incluem a unicidade, a qual determina que somente pode ser considerado documento de arquivo aquele que é exemplar único e original.

  1. ✂️
  2. ✂️

580Q135215 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos fundamentos da arquivologia e à terminologia
arquivística, julgue os itens a seguir.

Somente podem ser considerados documentos de arquivo aqueles que, emanados do poder público ou de entidades de direito privado, são capazes de produzir efeitos de ordem jurídica na comprovação de fatos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.