Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


641Q137656 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

As Normas Gerais Internacionais de Descrição de Arquivo, propostas pelo Conselho Internacional de Arquivos, estabelecem uma estrutura desejável para qualquer descrição em que os elementos são agrupados em áreas de informação. Essas áreas de informação para a descrição de documentos incluem

I - contextualização.
II - notas.
III - localização.
IV - registro documental.
V - condições de acesso e de uso.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

642Q136379 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.



(Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)



Mantendo-se a correção e o sentido, sem que nenhuma outra modificação seja feita na frase, substitui-se corretamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

643Q135889 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, FGV

Texto associado.

Volta à polêmica sobre patente de remédios

         Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargão técnico. Muitas vezes, esse período até o lançamento comercial do produto pode levar até quatro anos, de modo que em vários casos o laboratório terá efetivamente cerca de seis anos e proteção exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito.  

        A partir da perda de validade da patente, o medicamento estará sujeito à concorrência de produtos similares e genéricos que contenham princípios ativos encontrados no original. Por não embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original, os genéricos e similares podem ser lançados a preços mais baixos do que os dos medicamentos de marca, que, no período de proteção exclusiva, tiveram a oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e dos médicos que os prescrevem para seus pacientes.

       A pesquisa para obtenção de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadíssimas. Daí que geralmente as empresas que estão no topo da indústria farmacêutica são grandes grupos internacionais, ficando os laboratórios regionais mais voltados para a produção de genéricos e similares.

        A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, não raramente, os remédios sejam caros em relação à renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos países menos desenvolvidos, onde se encontram também as maiores parcelas da população que sofrem de doenças endêmicas, causadas por falta de saneamento básico, habitação insalubre, deficiências na alimentação etc.Muitas vezes para reduzir o custo da distribuição de medicamentos nas redes públicas os governos investem em laboratórios estatais, que se financiam com subsídios e verbas oficiais, diferentemente de empresas, que precisam do lucro para se manterem no mercado. Esse conflito chega em alguns momentos ao ponto de quebra de patente por parte dos países que se sentem prejudicados. O Brasil mesmo já recorreu a essa decisão extrema em relação ao coquetel de remédios para tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV e dos que sofrem com a AIDS, chegando depois a um entendimento com os laboratórios.

       O tema da quebra de patente voltou à tona depois que a Corte Superior da Índia não reconheceu como inovação um medicamento para tratamento do câncer que o laboratório suíço Novartis considera evolução do seu remédio original, Glivec. A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 países, o que provocou a polêmica. O Brasil hoje é cauteloso nessa questão. Optou por uma atitude mais pragmática, que tem dado bons resultados e permitido, inclusive, o desenvolvimento de novos medicamentos no país. A quebra de patente não pode ser banalizada. (O Globo, 07/04/2013) 

Após a leitura, é correto constatar que, segundo a opinião do autor do texto, o Brasil

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

644Q135951 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que a redação está de acordo com as exigências da modalidade escrita da língua padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

645Q135747 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

Os documentos de valor permanente - sejam eles públicos ou privados de interesse público - formam, em seu conjunto, nas respectivas esferas em que foram acumulados, o chamado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

646Q139363 | Arquivologia, Documentos eletrônicos digitais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

Na identificação da imagem digital, as sinaléticas básicas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

647Q135290 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

A preservação de documentos em suporte-papel implica, principalmente, sua proteção contra agentes químicos e biológicos, enquanto que a preservação do documento digital depende

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

648Q137110 | Arquivologia, Arquivo Intermediário, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Records management e pré-archivage consagraram-se
como dois fenômenos marcantes da época do pós-guerra,
valorizando aspectos fundamentais dos arquivos - até então
pouco considerados pelo modelo historicista surgido com a
Revolução Francesa.
Armando Malheiro Silva et al. In: Arquivística. Teoria e prática de uma
ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999, p. 135 (com adaptações).

Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de
documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os
itens que se seguem.

Os documentos transferidos aos arquivos intermediários são utilizados por seu valor secundário, principalmente por motivações jurídico-administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

649Q137116 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Fundado no direito da pessoa, o pedido escrito dirigido ao juiz configura, como espécie documental,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

650Q136377 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 6ª Região, FCC

Dentre as siglas frequentemente utilizadas pelos arquivistas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

651Q135874 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A delimitação do fundo de arquivo, base conceitual da prática arquivística, é obtida a partir da aplicação do princípio da ordem original.

  1. ✂️
  2. ✂️

652Q137183 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 8.

O caldo cultural do Nordeste, particularmente do sertão, foi primordial na formação do paraibano Ariano Suassuna. A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com temas e formas de expressão artística que mais tarde viriam a influenciar o seu universo ficcional, como a literatura de cordel e o maracatu rural. Não só histórias e casos narrados foram aproveitados para o processo de criação de suas peças e romances, mas também todas as formas da narrativa oral e da poesia sertaneja foram assimiladas e reelaboradas por Suassuna. Suas obras se caracterizam justamente por isso, pelo domínio dos ritmos da poética popular nordestina. Com apenas 19 anos, Suassuna ligou-se a um grupo de jovens escritores e artistas. As atividades que o grupo desenvolveu apontavam para três direções: levar o teatro ao povo por meio de apresentações em praças públicas, instaurar entre os componentes do conjunto uma problemática teatral e estimular a criação de uma literatura dramática de raízes fincadas na realidade brasileira, particularmente na nordestina. No final do século XIX, surgiu no Nordeste a chamada literatura de cordel. A primeira publicação de folheto no Nordeste, historicamente comprovada, aconteceu em 1870. O nome cordel originou-se do fato de os folhetos serem expostos em cordões, quando vendidos nas feiras livres. O principal nome do cordel foi Leandro Gomes de Barros, considerado por Ariano Suassuna "o mais genial de todos os poetas do romanceiro popular do Nordeste". A peça Auto da Compadecida, de Suassuna, é uma releitura do folclore nordestino em linguagem teatral moderna. O enredo da peça é um trabalho de montagem e moldagem baseado em uma tradição muito antiga, que remonta aos autos medievais e mais diretamente a inúmeros autores populares que se dedicaram ao gênero do cordel. As apropriações de Suassuna tanto do folheto nordestino quanto de outras fontes literárias são possíveis porque a palavra imitação, usada por Suassuna, remete-nos ao conceito aristotélico de mimesis, cujo significado não representa apenas uma repetição à semelhança de algo, uma cópia, mas a representação de uma realidade. Suassuna já fez diversos elogios da imitação como ato de criação e costuma dizer que boa parte da obra de Shakespeare vem da recriação de histórias mais antigas. Recontar uma história alheia, para o cordelista e para o dramaturgo popular, é torná-la sua, porque existe na cultura popular a noção de que a história, uma vez contada, torna-se patrimônio universal e transfere-se para o domínio público. Autoral é apenas a forma textual dada à história por cada um que a reescreve.

(Adaptado de FOLCH, Luiza. Disponível em: www.omarrare.uerj.br/numero15. Acesso em 17/05/2014)

A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com temas e... (1º parágrafo) O verbo que, no contexto, exige o mesmo tipo de complemento que o grifado na frase acima está empregado em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

653Q134389 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

De acordo com o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que regulamenta a lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, os documentos acumulados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

654Q136993 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

O princípio da santidade da ordem original é bastante polêmico entre os profissionais da área, sobretudo quando seu entendimento é associado apenas à disposição física dos documentos no arquivo corrente. À luz dos estudos da diplomática contemporânea, no entanto, a tendência é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

656Q135300 | Arquivologia, Código de Classificação de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos arquivos correntes e intermediários, julgue os itens de
71 a 80.

O plano ou o código de classificação aplicado nos arquivos correntes deve sofrer modificações para sua implementação no arquivo intermediário, motivadas, principalmente, pela alteração no perfil dos usuários dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

657Q137102 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

Texto associado.


Galáxia

(...)

e a galáxia urbana
tem como as outras
cósmicas
insondáveis labirintos
de espaços e tempos e mais
os tempos humanos da memória, essa
antimatéria que pode
num átimo
reacender o que na matéria
se apagara para sempre

assim
a cidade girando
arrasta em seu giro
pânicos destinos desatinos
risos choros
luzi-luzindo nos cômodos sombrios
da Urca, da Tijuca, do Flamengo,
(...)


(Ferreira Gullar, Em alguma parte alguma. 4ª ed. Rio de
Janeiro, José Olympio, 2010, p. 57)

os tempos humanos da memória, essa antimatéria que pode
num átimo
reacender o que na matéria
se apagara para sempre

Sobre os versos acima é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

658Q134304 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes à legislação brasileira acerca dos documentos eletrônicos.

A legislação brasileira não reconhece o documento eletrônico como documento original.

  1. ✂️
  2. ✂️

659Q135333 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens a seguir.

As classificações adotadas na organização dos arquivos, como resultado das concentrações em massa dos arquivos e das concepções teóricas racionalistas dos séculos XVIII e XIX, na prática, não contribuíram para qualquer aperfeiçoamento arquivístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

660Q138704 | Legislação Estadual, Espirito Santo Constituição Estadual, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Se o servidor público estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceberá, havendo compatibilidade de horários, as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poderá optar pelos vencimentos de seu cargo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.