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Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

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781Q135305 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

No âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas - ICP, entende-se por certificação digital
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782Q139412 | Arquivologia, Arranjo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8a Região, FCC

A ordenação de uma série documental

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783Q138139 | Arquivologia, Código de Classificação de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da classificação de documentos, julgue os itens a seguir.

Em um plano ou código de classificação, é necessário que haja consistência quanto aos sucessivos níveis de subdivisões. Se a subdivisão primária for feita pelas funções, todas as unidades de classificação nesse nível deverão ser elaboradas por função.

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784Q137660 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 8.

O caldo cultural do Nordeste, particularmente do sertão, foi primordial na formação do paraibano Ariano Suassuna. A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com temas e formas de expressão artística que mais tarde viriam a influenciar o seu universo ficcional, como a literatura de cordel e o maracatu rural. Não só histórias e casos narrados foram aproveitados para o processo de criação de suas peças e romances, mas também todas as formas da narrativa oral e da poesia sertaneja foram assimiladas e reelaboradas por Suassuna. Suas obras se caracterizam justamente por isso, pelo domínio dos ritmos da poética popular nordestina. Com apenas 19 anos, Suassuna ligou-se a um grupo de jovens escritores e artistas. As atividades que o grupo desenvolveu apontavam para três direções: levar o teatro ao povo por meio de apresentações em praças públicas, instaurar entre os componentes do conjunto uma problemática teatral e estimular a criação de uma literatura dramática de raízes fincadas na realidade brasileira, particularmente na nordestina. No final do século XIX, surgiu no Nordeste a chamada literatura de cordel. A primeira publicação de folheto no Nordeste, historicamente comprovada, aconteceu em 1870. O nome cordel originou-se do fato de os folhetos serem expostos em cordões, quando vendidos nas feiras livres. O principal nome do cordel foi Leandro Gomes de Barros, considerado por Ariano Suassuna "o mais genial de todos os poetas do romanceiro popular do Nordeste". A peça Auto da Compadecida, de Suassuna, é uma releitura do folclore nordestino em linguagem teatral moderna. O enredo da peça é um trabalho de montagem e moldagem baseado em uma tradição muito antiga, que remonta aos autos medievais e mais diretamente a inúmeros autores populares que se dedicaram ao gênero do cordel. As apropriações de Suassuna tanto do folheto nordestino quanto de outras fontes literárias são possíveis porque a palavra imitação, usada por Suassuna, remete-nos ao conceito aristotélico de mimesis, cujo significado não representa apenas uma repetição à semelhança de algo, uma cópia, mas a representação de uma realidade. Suassuna já fez diversos elogios da imitação como ato de criação e costuma dizer que boa parte da obra de Shakespeare vem da recriação de histórias mais antigas. Recontar uma história alheia, para o cordelista e para o dramaturgo popular, é torná-la sua, porque existe na cultura popular a noção de que a história, uma vez contada, torna-se patrimônio universal e transfere-se para o domínio público. Autoral é apenas a forma textual dada à história por cada um que a reescreve.

(Adaptado de FOLCH, Luiza. Disponível em: www.omarrare.uerj.br/numero15. Acesso em 17/05/2014)

Considere o que se afirma abaixo sobre a pontuação do texto. I.Sem prejuízo do sentido original, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após "atividades" no segmento As atividades que o grupo desenvolveu apontavam para três direções... (2º parágrafo) II.No segmento Suas obras se caracterizam justamente por isso, pelo domínio dos ritmos da poética popular nordestina, a vírgula colocada imediatamente após "isso" pode ser corretamente substituída por dois-pontos, uma vez que a ela se segue uma explicação. (1º parágrafo) III.Sem prejuízo para a correção gramatical, uma vírgula pode ser colocada imediatamente após "sertão", no segmento A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com os temas e formas de expressão artística... (1º parágrafo) Está correto o que se afirma APENAS em

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785Q138191 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão de documentos.

O arquivista, ao elaborar o plano de classificação de documentos e informações de arquivo, desenvolve um dos componentes da fase de produção do programa de gestão de documentos.

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786Q134383 | Arquivologia, Técnicas de conservação e restauração, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

Uma das formas de higienizar, de maneira superficial, documentos em suporte papel é aplicar uma borracha macia ou borracha fina em pó sobre o documento.

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787Q136696 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8ª Região, FCC

A estratégia de preservação digital que se baseia na utilização de recursos computacionais para fazer uma tecnologia atual funcionar com as características de outra que se tornou obsoleta, aceitando as mesmas entradas e produzindo as mesmas saídas, é conhecida como

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788Q139256 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Texto associado.

Uma ideia simples
                                                                                    Elio Gaspari, Folha de São Paulo, 27/8/2014


Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Entre os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem. Promete-se  a simplificação das leis que regulam os tributos, e a cada ano eles ficam mais complicados. Uma coletânea da legislação  brasileira pesa seis toneladas. Aqui vai uma contribuição, que foi  trazida pelo Instituto Endeavor. Relaciona-se com o regime de cobrança de impostos de pequenas empresas, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano (R$ 300 mil por mês). É o  Simples – pode-se estimar que ele facilita a vida de algo como 3  milhões de empresas ativas.

“Uma coletânea da legislação brasileira pesa seis toneladas”. Essa frase do texto 4:

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789Q137516 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação ao instrumento de avaliação denominado tabela de
temporalidade, julgue os itens seguintes.

Os prazos prescricionais e precaucionais aparecem, na tabela de temporalidade, no campo referente à destinação final dos documentos.

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790Q134969 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

O instrumento de pesquisa que oferece a visão mais genérica e sucinta de uma instituição arquivística e de seu acervo é o
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791Q136762 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

O instrumento de controle que indica o lugar exato ocu- pado pelas unidades de arquivamento, na ordem de numeração dos depósitos, salas, estantes, prateleiras e gavetas, qualifica-se como

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792Q135999 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

A Resolução n° 46, de 18 de dezembro de 2007, pela qual o Conselho Nacional de Justiça estabeleceu as Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário, reuniu três tabelas: a de classes processuais, a de assuntos processuais e a de movimentação processual. Procedimento su- mário e trânsito em julgado para a defesa constituem, respectivamente, exemplos de
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793Q137033 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A concepção de um arranjo para acervos arquivísticos pressupõe atividades intelectuais e físicas. No que se refere à sistemática do arranjo, julgue os seguintes itens.

  • O princípio das três idades norteia a sistemática do arranjo.
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795Q139368 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3a Região, FCC

De acordo com a Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, o dever da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários

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796Q137595 | Arquivologia, Arquivo Corrente, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19ª Região, FCC

De acordo com critério baseado na responsabilidade, os documentos de primeira idade ficam sob a custódia

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797Q134803 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 3a, FCC

O Sistema de Emissão e Acompanhamento de Certidões de Distribuição do Tribunal Regional Federal da 3a Região
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798Q134058 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

As atividades de conservação estabelecem a necessidade da observância de um conjunto de fatores nem sempre perceptíveis. De qualquer maneira, dentre as recomendações propostas pelo CONARQ, como parâmetro de preservação dos documentos de arquivo, estão

I. produção e acesso.
II. manuseio e transporte.
III. áreas de armazenamento.
IV. acondicionamento.

Assinale

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799Q135662 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Texto associado.

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 8.

O caldo cultural do Nordeste, particularmente do sertão, foi primordial na formação do paraibano Ariano Suassuna. A infância passada no sertão familiarizou o futuro escritor e dramaturgo com temas e formas de expressão artística que mais tarde viriam a influenciar o seu universo ficcional, como a literatura de cordel e o maracatu rural. Não só histórias e casos narrados foram aproveitados para o processo de criação de suas peças e romances, mas também todas as formas da narrativa oral e da poesia sertaneja foram assimiladas e reelaboradas por Suassuna. Suas obras se caracterizam justamente por isso, pelo domínio dos ritmos da poética popular nordestina. Com apenas 19 anos, Suassuna ligou-se a um grupo de jovens escritores e artistas. As atividades que o grupo desenvolveu apontavam para três direções: levar o teatro ao povo por meio de apresentações em praças públicas, instaurar entre os componentes do conjunto uma problemática teatral e estimular a criação de uma literatura dramática de raízes fincadas na realidade brasileira, particularmente na nordestina. No final do século XIX, surgiu no Nordeste a chamada literatura de cordel. A primeira publicação de folheto no Nordeste, historicamente comprovada, aconteceu em 1870. O nome cordel originou-se do fato de os folhetos serem expostos em cordões, quando vendidos nas feiras livres. O principal nome do cordel foi Leandro Gomes de Barros, considerado por Ariano Suassuna "o mais genial de todos os poetas do romanceiro popular do Nordeste". A peça Auto da Compadecida, de Suassuna, é uma releitura do folclore nordestino em linguagem teatral moderna. O enredo da peça é um trabalho de montagem e moldagem baseado em uma tradição muito antiga, que remonta aos autos medievais e mais diretamente a inúmeros autores populares que se dedicaram ao gênero do cordel. As apropriações de Suassuna tanto do folheto nordestino quanto de outras fontes literárias são possíveis porque a palavra imitação, usada por Suassuna, remete-nos ao conceito aristotélico de mimesis, cujo significado não representa apenas uma repetição à semelhança de algo, uma cópia, mas a representação de uma realidade. Suassuna já fez diversos elogios da imitação como ato de criação e costuma dizer que boa parte da obra de Shakespeare vem da recriação de histórias mais antigas. Recontar uma história alheia, para o cordelista e para o dramaturgo popular, é torná-la sua, porque existe na cultura popular a noção de que a história, uma vez contada, torna-se patrimônio universal e transfere-se para o domínio público. Autoral é apenas a forma textual dada à história por cada um que a reescreve.

(Adaptado de FOLCH, Luiza. Disponível em: www.omarrare.uerj.br/numero15. Acesso em 17/05/2014)

O estímulo I criação de uma literatura dramática II raízes estivessem fincadas na realidade brasileira, particularmente na nordestina, era um dos objetivos do grupo III .... Ariano Suassuna se juntou. Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III da frase acima:

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800Q135673 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de protocolo, julgue os itens subsecutivos.

As atividades de protocolo são responsabilidade do arquivo geral, o qual recebe os documentos transferidos e indicados para arquivamento.

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