Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


782Q134209 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

O único nível de informação encontrado em um arquivo é aquele contido, isoladamente, no documento arquivístico.

  1. ✂️
  2. ✂️

783Q138387 | Direito Civil, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

A condição sob a qual se extinguem prazos para aquisição ou perda de direitos contidos nos documentos, sendo por isso mesmo importante para a demarcação de sua vigência, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q138923 | Arquivologia, Técnicas de conservação e restauração, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da política, do planejamento e das técnicas de
preservação, conservação e restauração de documentos
arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

A higienização de documentos em papel deve ser feita com um pano macio ou esponja levemente umedecida com água destilada ou deionizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

785Q139472 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às políticas públicas nos arquivos permanentes,
julgue os itens seguintes.

Nos arquivos permanentes, permite-se a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição.

  1. ✂️
  2. ✂️

786Q138219 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As discussões em torno da produção e preservação dos documentos eletrônicos têm sido uma constante nos eventos realizados pelos organismos internacionais de arquivística em todo o mundo. Acerca dos documentos eletrônicos, julgue os itens a seguir

O documento eletrônico é uma entidade material resultante de um ato ou fato administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

787Q135673 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de protocolo, julgue os itens subsecutivos.

As atividades de protocolo são responsabilidade do arquivo geral, o qual recebe os documentos transferidos e indicados para arquivamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

788Q139267 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

De acordo com as características dos acervos dos órgãos de documentação, ao se deparar com um livro científico, o profissional da informação o identifica como um documento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q689159 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito da criação e aquisição de documentos, julgue o item a seguir. A informática foi, e continua a ser, uma das ciências que mais impactaram a criação de documentos de arquivo: ela permitiu, entre outras vantagens, a utilização dos tipos documentais.
  1. ✂️
  2. ✂️

790Q134159 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

Dentre as rotinas características da gestão de documentos, a única que prescinde da participação do arquivista é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

791Q692028 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com as normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item subsequente. Considere que a sigla NOBRADE, sempre que utilizada, refere-se à Norma Brasileira de Descrição Arquivística. A NOBRADE prevê a existência de oito áreas e de vinte e oito elementos de descrição, o que está em consonância com as normas internacionais
  1. ✂️
  2. ✂️

792Q134978 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.

A avaliação funcional dos documentos de arquivo é fundamentada na tipologia documental, ou seja, é uma avaliação realizada peça a peça.

  1. ✂️
  2. ✂️

793Q135774 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

Muitos autores questionam, atualmente, a natureza dos instrumentos de pesquisa, preferindo englobar os procedimentos de arranjo e descrição sob o título geral de representação arquivística, como o faz a norte-americana Elizabeth Yakel. Na base dessa proposta está a ideia de que os arquivistas produzem narrativas e versões, impondo seus pontos de vista e contribuindo para a construção de determinadas visões do passado. Tais argumentos integram o que se convencionou chamar, na área arquivística, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q134797 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 1ª REGIÃO, FCC

A Constituição Federal faculta à União a delegação de assuntos de sua competência legislativa privativa aos Estados, desde que satisfeitos os requisitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

796Q135089 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 6ª Região, FCC

Considere, com base na Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, as seguintes disposições:

I. A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

II. Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções.

III. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

797Q138454 | Arquivologia, Código de Classificação de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de arranjo, classificação e tipologia de documentos,
julgue os itens seguintes.

Na esfera pública, a atividade de classificação entendida como identificação do assunto no documento, localização do assunto no código de classificação e anotação do código no documento para posterior recuperação somente pode ser realizada por arquivistas.

  1. ✂️
  2. ✂️

798Q135900 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 3a, FCC

A fim de assegurar a autenticidade dos documentos digitais e enfrentar as contínuas mudanças tecnológicas que os afetam e a fragilidade dos suportes neles empregados, é preciso lançar mão de um sistema de controle que se estenda por todo o seu ciclo de vida, configurando uma verdadeira;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q135145 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. À lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

Está correta a redação do comentário que se encontra em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q136434 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes à microfilmagem de documentos, de acordo com a legislação vigente.

Os microfilmes e filmes-cópia produzidos no exterior somente terão valor legal, em juízo ou fora dele, quando, entre outras exigências, forem acompanhados de tradução oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.