Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


822Q136434 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os seguintes itens, referentes à microfilmagem de documentos, de acordo com a legislação vigente.

Os microfilmes e filmes-cópia produzidos no exterior somente terão valor legal, em juízo ou fora dele, quando, entre outras exigências, forem acompanhados de tradução oficial.

  1. ✂️
  2. ✂️

823Q138248 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

Texto associado.

Atenção: Para responder às questões de números 18 a 20, considere a Lei nº 8.112/1990.

No que concerne à prescrição para a ação disciplinar, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

824Q139077 | Raciocínio Lógico, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, FGV

Em uma fábrica, um gerador de energia funciona todos os 7 dias da semana e faz revisão de manutenção a cada 5 dias após o expediente de trabalho. O gerador foi instalado em uma segunda–feira, começou a funcionar no dia seguinte, fez a primeira revisão no sábado dessa semana, fez a segunda revisão na quinta–feira da semana seguinte, e assim por diante.
O dia da semana em que foi feita a 100ª revisão foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

825Q138316 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 11a Região, FCC

Para a microfilmagem de arquivos oficiais, a legislação brasileira

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

826Q137555 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19ª Região, FCC

À sequência de diligências e ações prescritas para o curso do documento, desde o momento da produção ou recepção até a solução ou o cumprimento de sua função administrativa, dá-se o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

829Q137065 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

A transferência da propriedade legal dos arquivos, em decorrência de mudança de soberania territorial, é o que se convencionou chamar de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

830Q139122 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de documentos.

O nível mínimo de um programa de gestão de documentos é identificado quando ocorrem a eliminação de documentos sem valor e o recolhimento de documentos históricos aos arquivos permanentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

831Q138387 | Direito Civil, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

A condição sob a qual se extinguem prazos para aquisição ou perda de direitos contidos nos documentos, sendo por isso mesmo importante para a demarcação de sua vigência, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

832Q138900 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

A qualidade que assegura a um documento digital a mesma aparência ou apresentação todas as vezes em que é recuperado recebe, segundo as Diretrizes do produtor adotadas pelo Conselho Nacional de Arquivos, em 2013, o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

833Q136671 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

O inventário, instrumento de pesquisa típico dos arquivos, toma por base indivisível de descrição
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

834Q135145 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. À lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

Está correta a redação do comentário que se encontra em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

835Q134469 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 11ª Região, FCC

Como cópia autêntica feita por pessoa possuidora de fé pública, diz-se que a certidão é de inteiro teor quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

836Q683335 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito da criação e aquisição de documentos, julgue o item a seguir. Recolhimento consiste na passagem dos documentos dos arquivos correntes aos arquivos intermediários, de acordo com os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

837Q137288 | Arquivologia, Instrumentos de pesquisa difusão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19ª Região, FCC

A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial. Assim se exprime Heloísa Bellotto, ao afirmar que o primeiro instrumento a ser elaborado por uma instituição arquivística deve ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

838Q138404 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Texto associado.

Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito


                                                                                  Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014


     As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano  de 1934.
     Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.

Infere-se da leitura do texto que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

839Q135335 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Segundo Heloísa Bellotto, a Diplomática era disciplina que só se ocupava "da estrutura formal dos atos escritos de origem jurídica, governamental e/ou notarial". A chamada Diplomática Contemporânea, no entanto, preocupa-se com sua vinculação orgânica, concentrando-se no estudo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

840Q137895 | Arquivologia, Legislação arquivística aplicada ao Poder Judiciário, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

No processo de avaliação dos documentos do Poder Judiciário,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.