Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q138871 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a

sistemas, instalações, programas, projetos, planos ou operações de interesse da defesa nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

882Q136586 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

A primeira característica da informação arquivística é a sua natureza orgânica, isto é, sua relação estreita com o produtor, seja ele pessoa física ou jurídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

883Q138122 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 19a Região, FCC

Observando critérios de preservação ambiental, a eliminação de documentos deverá ser feita, preferencialmente, por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q136083 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TJ PI, FCC

Supor que o próprio subjugado ao direito possa definir, por ato seu, a amplitude e o alcance das restrições ao direito que visa coactar a sua histórica tirania seria um verdadeiro e inadmissível paradoxo. Se o direito fundamental constitucional objetiva limitar a arbitrariedade do Poder Executivo na abertura de seus arquivos, não pode ser dado, a este, definir as hipóteses em que guardará sigilo, e tampouco quais autoridades declararão este silêncio.

A observação é de Marlon Alberto Weichert, procurador regional da República, e incide sobre a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991 (Lei de Arquivos), em especial sobre o dispositivo que afirma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q137402 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Os atos administrativos do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região, quando voltados para os interesses gerais da instituição, dos desembargadores federais, juízes e servidores, exprimem-se por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q135358 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As afirmações que se seguem foram retiradas de um diagnóstico de
situação arquivística.

Os documentos foram transferidos para os depósitos de massas
documentais aparentemente sem nenhum critério técnico;
grande parte dos documentos possui prazo de guarda longo;
os documentos em suporte papel encontram-se armazenados
em grandes caixas de papelão, umas sobre as outras;
há documentos não arquivísticos misturados com documentos
arquivísticos nos depósitos de documentos.

Com base nessas afirmações, julgue os itens conseguintes.

A existência de documentos com longos prazos de guarda possibilita a reformatação de suportes.

  1. ✂️
  2. ✂️

887Q137153 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Para identificar e produzir um inventário sumário dos documentos provenientes do Cartório do 1.º Ofício de Notas da cidade do Rio de Janeiro, compreendendo o período de 1594 a 1944, os arquivistas do Arquivo Nacional deverão

I - realizar um estudo da história administrativa do Brasil, desde o período colonial.
II - entender o contexto jurídico-administrativo da criação do Cartório do 1.o Ofício de Notas da cidade do Rio de Janeiro.
III - entender a organização original dos documentos adotada pelo cartório para guiar o estabelecimento das séries.
IV - estabelecer a série dos Livros de Notas.
V - entender as funções e competências de um cartório de notas no período.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q134624 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que um arquivista tenha de coordenar as etapas do processo de organização do arquivo intermediário do STJ, em consonância com as normas e os procedimentos propostos por Rousseau e Couture, julgue os itens a seguir.

A organização interna das unidades de acondicionamento pode ser efetuada sem o consentimento do órgão produtor.

  1. ✂️
  2. ✂️

889Q134887 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da microfilmagem, da gestão de documentos eletrônicos
e digitalização de documentos arquivísticos, julgue os itens a
seguir.

A tecnologia da informação induz o arquivista a reinterpretar o princípio da proveniência, transformando-o em um paradigma metodológico que focaliza uma ordem intelectual em vez de uma ordem física.

  1. ✂️
  2. ✂️

890Q139564 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Ao contrário das bibliotecas e museus, cujo acervo é formado, via de regra, por compra, doação ou permuta de fontes múltiplas, nos arquivos o acervo é resultado de processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q134967 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Hoje, a ciência que tem como objeto os arquivos é o
resultado de um processo cumulativo de experiências e de estudos
cujo desenvolvimento tem de ser examinado a partir de um
caminho não muito longo.
Antonia Heredia Herrera. Archivistica general. In: Teoria y práctica.
Sevilla: Diputación de Sevilla, 1991, p. 41 (trad. com adaptações).

Acerca dos conceitos fundamentais da Arquivologia, julgue os
itens a seguir.

O princípio da territorialidade no plano institucional determina que os arquivos sejam conservados o mais perto possível do lugar da sua criação, e a sua aplicação significa que eles devem ser guardados pela instituição que os criou.

  1. ✂️
  2. ✂️

892Q134462 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a preservação, conservação e
restauração de documentos.

Os papéis modernos possuem níveis elevados de acidez, que os tornam frágeis em termos de conservação. A constituição das colas e das tintas utilizadas nos documentos contribui para conservá-los por mais tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

893Q134242 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à preservação de documentos, julgue os itens subseqüentes.

A laminação corresponde à utilização de agentes químicos

para a eliminação de insetos e microrganismos que causam

danos aos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

894Q134255 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Na atividade de descrição arquivística, o STJ deve considerar a prática de pesquisa de seus usuários. Com relação aos instrumentos de pesquisa resultantes da atividade de descrição, julgue os itens a seguir.

O guia de fontes identifica grupos ou séries de um determinado fundo de arquivo, relativos a determinado tema.

  1. ✂️
  2. ✂️

895Q137343 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Considerando as características dos documentos listados e o prazo de guarda, correlacione as duas colunas a seguir:

I – cartões de visitas de fornecedores de mobiliário;
II – atas de Reunião do Conselho de Magistratura;
III – planilhas com os resultados dos pareceres ao Corregedor por mês.

(  ) documento de guarda eventual;
(  ) documento de guarda temporária;
(  ) documento de guarda permanente.

A correlação correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q139163 | Arquivologia, Ciclo VitalTeoria das Três Idades, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos aos arquivos correntes, aos
arquivos intermediários e à avaliação de documentos.

O principal elemento para a identificação de valor permanente em um documento é a importância de quem o produziu.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q134065 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

A avaliação é um processo de análise que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q136642 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Quando processos e dossiês contêm documentos digitais e não digitais recebem o atributo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q136181 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.
A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.

                                       (Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)





Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado no singular, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está sublinhado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.