Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q138148 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista a construção de websites de instituições arquivísticas, julgue os seguintes itens.

Deve-se considerar as possíveis restrições de acesso aos documentos, tais como, questões legais, preservação, privacidade e organização dos conjuntos documentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

882Q138404 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Texto associado.

Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito


                                                                                  Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014


     As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano  de 1934.
     Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.

Infere-se da leitura do texto que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q137682 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 3a, FCC

Do ponto de vista da forma, os negativos das fotografias analógicas podem ser considerados exemplos de :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q138984 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a preservação, conservação e
restauração de documentos.

A principal causa dos danos que ocorrem nos materiais de um acervo documental é o manuseio indevido, tanto por usuários quanto por funcionários.

  1. ✂️
  2. ✂️

885Q136956 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

O reduzido número de pessoas que conhecem a existência de um curso superior com chancela universitária em Arquivologia pode ser explicado pelo reduzido número de universidades em que são ministrados. Há atualmente 16 cursos, sendo o primeiro deles criado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

886Q134450 | Arquivologia, Legislação arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a legislação arquivística brasileira, julgue os
próximos itens.

Deve-se sempre considerar a relação orgânica dos documentos arquivísticos, inclusive no caso de um documento arquivístico digital, como, por exemplo, um relatório, que pode ser constituído por planilhas, fotografias ou plantas armazenados em diversos arquivos digitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

887Q683335 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A respeito da criação e aquisição de documentos, julgue o item a seguir. Recolhimento consiste na passagem dos documentos dos arquivos correntes aos arquivos intermediários, de acordo com os prazos de guarda existentes na tabela de temporalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

888Q138871 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No Brasil, a política de acesso aos documentos está imbuída de novos dispositivos legais, oriundos da promulgação do Decreto n.º 4.553, de 27 de dezembro de 2002. Por meio desse decreto, estão inseridos, na categoria de secretos, os dados ou informações referentes a

sistemas, instalações, programas, projetos, planos ou operações de interesse da defesa nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

889Q139128 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8a Região, FCC

O setor de protocolo recebe os documentos de uma instituição, encarregando-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q135123 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens sequentes, referentes ao protocolo e à tramitação de
documentos.

Os metadados são retirados dos documentos de arquivo no momento do registro destes nos sistemas de protocolo e durante a tramitação desses documentos pelos setores de trabalho do órgão ou empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

891Q136703 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8ª Região, FCC

Entende-se por acesso a possibilidade de consulta aos arquivos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q134811 | Arquivologia, Classificação dos documentosespécie, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

Processo de execução fiscal, caderno, contrato e cópia são exemplos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q137674 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

Na fase de produção, o arquivista pode, entre outras atividades, sugerir a criação ou extinção de modelos, formulários, cópias ou vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos; e participar da seleção de recursos humanos para área arquivística.

  1. ✂️
  2. ✂️

897Q138993 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a gestão de documentos na esfera pública, julgue os
itens subsequentes.

As atividades do protocolo podem incluir recebimento de documentos, classificação, registro, distribuição e acompanhamento da tramitação.

  1. ✂️
  2. ✂️

898Q136181 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.
A expressão “política indigenista" foi utilizada por muito tempo como sinônimo de toda e qualquer ação política governamental que tivesse as populações indígenas como objeto. As diversas mudanças no campo do indigenismo nos últimos anos, no entanto, exigem que estabeleçamos uma definição mais precisa e menos ambígua do que seja a política indigenista.

Primeiramente temos como agentes principais os próprios povos indígenas, seus representantes e organizações. O amadurecimento progressivo do movimento indígena desde a década de 1970, e o consequente crescimento no número e diversidade de organizações nativas, dirigidas pelos próprios índios, sugere uma primeira distinção no campo indigenista: a “política indígena", aquela protagonizada pelos próprios índios, não se confunde com a política indigenista e nem a ela está submetida. Entretanto, boa parte das organizações e lideranças indígenas vêm aumentando sua participação na formulação e execução das políticas para os povos indígenas.

Numa segunda distinção, encontramos outros segmentos que interagem com os povos indígenas e que também, como eles, têm aumentado sua participação na formulação e execução de políticas indigenistas, antes atribuídas exclusivamente ao Estado brasileiro. Nesse conjunto encontramos principalmente as organizações não governamentais. Somam-se a este universo de agentes não indígenas as organizações religiosas que se relacionam com os povos indígenas em diversos campos de atuação.

Contemporaneamente, portanto, temos um quadro complexo no qual a política indigenista oficial (formulada e executada pelo Estado) tem sido formulada e implementada a partir de parcerias formais estabelecidas entre setores governamentais, organizações indígenas, organizações não governamentais e missões religiosas.

                                       (Disponível em: pib.socioambiental.org. Acesso em 03/10/14. Com adaptações)





Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado no singular, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está sublinhado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q685323 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A partir dessa informação, julgue o item que se segue, a respeito da regulamentação do acesso à informação, dentro das políticas de acesso aos documentos de arquivo no TJ/AM. Endereço, número de telefone residencial e de celular, carteira funcional e passaporte de magistrados e servidores são documentos que constam do rol de informações pessoais do TJ/AM
  1. ✂️
  2. ✂️

900Q134694 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As discussões em torno da produção e preservação dos documentos eletrônicos têm sido uma constante nos eventos realizados pelos organismos internacionais de arquivística em todo o mundo. Acerca dos documentos eletrônicos, julgue os itens a seguir

Visando atender ao problema da obsolescência, a constituição de um museu tecnológico é uma das soluções adotadas pelas instituições para garantir a preservação dos documentos eletrônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.