Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Arquivologia

Resolva questões de Analista Judiciário Arquivologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q137982 | Arquivologia, Princípios, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens
a seguir.

O princípio da ordem original é um desdobramento do princípio da pertinência, que determina a reclassificação por assunto dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

902Q685323 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

A partir dessa informação, julgue o item que se segue, a respeito da regulamentação do acesso à informação, dentro das políticas de acesso aos documentos de arquivo no TJ/AM. Endereço, número de telefone residencial e de celular, carteira funcional e passaporte de magistrados e servidores são documentos que constam do rol de informações pessoais do TJ/AM
  1. ✂️
  2. ✂️

903Q139367 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com o art. 11 do Decreto n.º 1.173, de 29/6/94, o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

905Q135067 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que um arquivista tenha de coordenar as etapas do processo de organização do arquivo intermediário do STJ, em consonância com as normas e os procedimentos propostos por Rousseau e Couture, julgue os itens a seguir.

O acesso aos documentos por outro setor é facultado mediante autorização do órgão produtor.

  1. ✂️
  2. ✂️

906Q135078 | Arquivologia, Tabela de temporalidade avaliação eliminação, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 23ª REGIÃO, FCC

De acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada da Justiça do Trabalho de 1º e 2º Graus, são de guarda permanente, entre outros, os processos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q139195 | Arquivologia, Preservação, Analista Judiciário Arquivologia, TRF 2a, FCC

Sobre os procedimentos de conservação preventiva em arquivos, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

908Q138459 | Português, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AP, FCC

Texto associado.

Embora a aspiração por justiça seja tão antiga quanto os primeiros agrupamentos sociais, seu significado sofreu profundas alterações no decorrer da história. Apesar das mudanças, um símbolo atravessou os séculos - a deusa Têmis -, imponente figura feminina, com os olhos vendados e carregando em uma das mãos uma balança e na outra uma espada. Poucas divindades da mitologia grega sobreviveram tanto tempo. Poucos deixariam de reconhecer na imagem o símbolo da justiça.

A moderna ideia de justiça e de direito é inerente ao conceito de indivíduo, um ente que tem valor em si mesmo, dotado de direitos naturais. Tal doutrina se contrapunha a uma concepção orgânica, segundo a qual a sociedade é um todo.

A liberdade, nesse novo paradigma, deixa de ser uma concessão ou uma característica de uma camada social e converte-se em um atributo do próprio homem.

A crença de que os direitos do homem correspondiam a uma qualidade intrínseca ao próprio homem implicou enquadrar a justiça em um novo paradigma. O justo não é mais correspondente à função designada no corpo social, mas é um bem individual, identificado com a felicidade, com os direitos inatos.

Da igualdade nos direitos naturais derivava-se não só a liberdade, mas também as possibilidades de questionar a desigualdade entre os indivíduos, de definir o tipo de organização social e o direito à resistência. Toda e qualquer desigualdade passa a ser entendida como uma desigualdade provocada pelo arranjo social. Nesse paradigma, a sociedade e o Estado não são fenômenos dados, mas engendrados pelo homem. A desigualdade e o poder ilimitado deixam, pois, de ser justificados como decorrentes da ordem natural das coisas. À lei igual para todos incorpora-se o princípio de que desiguais devem ser tratados de forma desigual. Cresce a força de movimentos segundo os quais a lei, para cumprir suas funções, deve ser desigual para indivíduos que são desiguais na vida real.

Nesse novo contexto, modifica-se o perfil do poder público. O judiciário, segundo tais parâmetros, representa uma força de emancipação. É a instituição pública encarregada, por excelência, de fazer com que os preceitos da igualdade prevaleçam na realidade concreta. Assim, os supostos da modernidade, particularmente a liberdade e a igualdade, dependem, para se materializarem, da força do Judiciário, de um lado, e do acesso à justiça, das possibilidades reais de se ingressar em tribunais, de outro.

Para terminar, volto à deusa Têmis, que enfrentava no Olimpo o deus da guerra, Ares. Naquele tempo, como hoje, duas armas se enfrentam: a violência, que destrói e vive da desigualdade, e a lei, que constrói e busca a igualdade.


(Adaptado de SADEK, Maria Tereza Aina. “Justiça e direitos: a construção da igualdade". In: Agenda Brasileira. São Paulo, Cia. das Letras, 2011, p. 326-333.)

Identifica-se ideia de comparação no segmento que se encontra em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q136690 | Legislação Estadual, Espirito Santo Constituição Estadual, Analista Judiciário Arquivologia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à Constituição do Estado do Espírito Santo, julgue
os itens de 61 a 65.

Compete ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais.

  1. ✂️
  2. ✂️

910Q136953 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 3ª Região, FCC

A fim de unificar a pesquisa e proporcionar uma recuperação eficiente dos documentos, o Tribunal Superior do Trabalho reuniu legislação, doutrina, produção bibliográfica de ministros e servidores, relatórios técnicos, documentos de conferências, palestras, vídeos e documentos de interesse institucional e pertinentes às atividades do Poder Judiciário. Tal acervo, implantado em 2008, recebeu o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q136956 | Arquivologia, Arquivística, Analista Judiciário Arquivologia, TSE, CONSULPLAN

O reduzido número de pessoas que conhecem a existência de um curso superior com chancela universitária em Arquivologia pode ser explicado pelo reduzido número de universidades em que são ministrados. Há atualmente 16 cursos, sendo o primeiro deles criado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

912Q134693 | Arquivologia, Arranjo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da teoria e da prática de arranjo, julgue os itens a seguir.

Os níveis de classificação de um quadro de arranjo, por exemplo, são resultado da aplicação de princípios de classificação ou de divisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

913Q134694 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As discussões em torno da produção e preservação dos documentos eletrônicos têm sido uma constante nos eventos realizados pelos organismos internacionais de arquivística em todo o mundo. Acerca dos documentos eletrônicos, julgue os itens a seguir

Visando atender ao problema da obsolescência, a constituição de um museu tecnológico é uma das soluções adotadas pelas instituições para garantir a preservação dos documentos eletrônicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

914Q135207 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista a legislação que regula a microfilmagem de documentos oficiais, julgue os itens a seguir.

Na microfilmagem de documentos, cada série será sempre precedida de imagem de abertura, contendo a identificação do detentor dos documentos a serem microfilmados.

  1. ✂️
  2. ✂️

915Q135734 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ GO, FGV

Para selecionar as opções de armazenamento no caso dos documentos digitais que podem envolver armazenamento on-line (acesso imediato) ou off-line, nas chamadas “mídias removíveis” de armazenamento (disco óptico, fita magnética) em diferentes graus de disponibilidade e velocidade, o que deve ser levado em consideração é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

916Q134466 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

A tabela de movimentação processual apresenta, no primeiro nível, as categorias “magistrado” e “serventuário”, abaixo das quais se identificam suas respectivas atribuições funcionais. Com relação aos magistrados, o sistema prevê três subcategorias, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q138083 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 13a Região, FCC

Considere que a implementação de uma ação governamental foi concluída no prazo estabelecido, com custos reduzidos e de acordo com o escopo idealizado, porém não foi considerada pela sociedade como promotora dos benefícios esperados. Essa ação foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q136551 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue
os itens subsequentes.

A definição dos gêneros documentais é importante para estabelecer o tipo de armazenamento necessário para a preservação dos documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

920Q139128 | Arquivologia, Protocolo, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 8a Região, FCC

O setor de protocolo recebe os documentos de uma instituição, encarregando-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.