Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Biblioteconomia

Resolva questões de Analista Judiciário Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q136390 | Biblioteconomia, Estudos de usuários, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Estudos de usuários aplicam diferentes métodos de coleta de
dados, que utilizam perguntas, observação e análise
documentária. A respeito desses métodos, julgue os itens a seguir

Questionários e entrevistas não se adequam a estudos que empregam a abordagem centrada no usuário, pois esses estudos não analisam características grupais e demográficas e, sim, o comportamento individual dos usuários.

  1. ✂️
  2. ✂️

1082Q137927 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os itens abaixo são reescrituras adaptadas de fragmentos do texto

Dilemas do judiciário na democracia, publicado na UnB

Revista, n.º 9, dez./2003-mar./2004, p. 13-5. Julgue-os quanto à

grafia, ao emprego das classes de palavras e do sinal indicativo

de crase, à sintaxe da oração e do período e à pontuação.

A igualdade, em uma sociedade cada vez mais plural, e a reinvenção permanente da democracia ganham relevo exatamente por ser o Poder Judiciário fundamental à cidadania; para isso, é necessário que ele esteja em permanente diálogo com a sociedade brasileira, motivo e finalidade das instituições.

  1. ✂️
  2. ✂️

1083Q137428 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RR, FCC

A departamentalização por funções
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1084Q135138 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de planejamento de bibliotecas, julgue os itens seguintes.

No processo de seleção da informação jurídica, devem ser considerados fatores como a explosão informacional, a aceleração das mudanças nas leis e na jurisprudência e a variedade de formatos e suportes documentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1085Q137970 | Biblioteconomia, Gestão de unidades de informação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Bibliotecas, assim como qualquer outro tipo de sistema de
informação, precisam ser administradas apropriadamente para
alcançarem os objetivos estabelecidos. Acerca desse assunto,
julgue os itens a seguir.

De um modo geral, a direção e o controle, como funções administrativas aplicadas em bibliotecas e outros tipos de sistemas de informação, lidam, respectivamente, com pessoas e processos de avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1086Q138227 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TSE, CONSULPLAN

A declaração dos objetivos gerais da biblioteca, relacionados com a instituição e a comunidade servida, não é fundamental para a definição de uma política de seleção.

PORQUE
.
O reconhecimento e a aceitação de sua função social, através da definição de seus objetivos, é que determinarão os métodos e as práticas de seleção da biblioteca.

A análise dessas afirmações leva à conclusão de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1087Q134644 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a Classificação Decimal Universal, julgue os itens
subsecutivos.

A divisão de forma (094) é empregada para classificar tipos de leis e regulamentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1088Q134652 | Biblioteconomia, Serviços de referência, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RN, FCC

Uma das fases do processo de referência é a de busca. Entre as falhas que podem ocorrer nessa fase estão aquelas relacionadas com a falta de perseverança. Isto pode ter como consequência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1089Q139019 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RR, FCC

Em uma biblioteca de Direito, o bibliotecário recebeu a sugestão de adquirir a mais recente obra do renomado jurista e professor Ives Gandra da Silva Martins. Embora sem conhecer o conteúdo da obra, mas sabendo que ela se enquadrava nos objetivos da coleção e tendo conhecimento da qualidade da produção anterior do professor, não hesitou em encaminhar um pedido de aquisição ao setor responsável. Neste caso, o critério de seleção utilizado pelo bibliotecário foi o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q139547 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RR, FCC

Os dispositivos da linguagem de indexação têm por finalidade melhorar a qualidade da indexação. É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1092Q134186 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE RR, FCC

Na construção de um tesauro, a forma dos termos deve seguir certas diretrizes, entre as quais:

I. Um termo de indexação deve consistir, preferivelmente, em um substantivo ou frase substantiva.
II. Os substantivos que representam entidades mensuráveis devem ser expressos na forma plural.
III. Verbos na forma infinitiva e participial são também adotados como descritores autônomos, mas não em sua forma flexionada.

Verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q136265 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca de indexação de documentos, julgue os itens subsequentes.
Um termo genérico, denominado broader term, tem por função representar sem ambiguidades as noções presentes em um documento que corresponda à pesquisa do usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️

1094Q135282 | Biblioteconomia, Indexação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE PR, FCC

A análise de assunto, que ocorre durante o processo de indexação, deverá ser norteada por princípios de política de indexação. Esses princípios deverão orientar o bibliotecário na sua decisão sobre a determinação de conceitos. São eles: especificidade, exaustividade, capacidade de revocação e capacidade de precisão. (Baseado em M.P. Rubi)

A capacidade de revocação diz respeito ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1095Q134529 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 5a, FCC

Na CDU, a notação 622"18"(430)=112.2 representa determinadas facetas relacionadas ao assunto "mineração". Pela ordem em que aparecem, são elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1096Q139440 | Biblioteconomia, Classificação Decimal Universal, Analista Judiciário Biblioteconomia, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da Classificação Decimal Universal (CDU), julgue os
itens seguintes.

Segundo a CDU, o conceito de hospitalidade é perceptível em razão da possibilidade de introdução de novas subdivisões que não alteram o valor ordinal da sequência, já que as frações decimais são extensíveis infinitamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q134399 | Biblioteconomia, Informação jurídica, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 17ª Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos diversos tipos de sistemas de informação
automatizados, julgue os itens que se seguem.

O Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI) utilizado no TRT 17.ª Região possui duas bases de dados pesquisáveis: Escola de Magistratura do Trabalho e TRT

  1. ✂️
  2. ✂️

1098Q136200 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organização, planejamento, administração e sistemas de
bibliotecas, julgue os itens a seguir.

O aspecto negocial do marketing não pode ser aplicado às bibliotecas, pois o acesso universal à informação é precípuo à filosofia de atuação dessas organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️

1099Q134929 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um servidor público estável, ocupante de cargo público efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, nos períodos de 1.°/10/2003 a 15/10/2003 e de 17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia 16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta funcional do servidor, foi instaurado procedimento administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada, aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a referida portaria. Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

Os atos praticados pelo servidor exclusivamente no mês de outubro de 2003 não configuram abandono de cargo nem inassiduidade habitual, mas apenas inassiduidade interpolada, que sujeita o servidor público à pena de suspensão de 90 dias, segundo previsto expressamente pelo Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União.

  1. ✂️
  2. ✂️

1100Q136723 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue

os itens subseqüentes.

A qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca aparece diretamente relacionada com a quantidade de seu acervo e os tipos de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.