Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Biblioteconomia

Resolva questões de Analista Judiciário Biblioteconomia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q698934 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2), julgue o seguinte item. Na catalogação de filmes e vídeos, a entrada sempre é feita pelo título da obra, uma vez que se trata de obras resultantes da contribuição de várias pessoas ou grupos de pessoas responsáveis pela criação de seu conteúdo intelectual ou artístico.
  1. ✂️
  2. ✂️

1422Q135486 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, relativos a documentação jurídica.

Vade-mécuns são as obras de referência que auxiliam o bibliotecário jurídico, os estudantes e os profissionais do direito em suas pesquisas. Nessas obras, de vido ao padrão nelas adotado, não pode constar jurisprudência, mas apenas a legislação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1423Q134498 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um servidor público estável, ocupante de cargo público

efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa

justificada, nos períodos de 1.º/10/2003 a 15/10/2003 e de

17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia

16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário

de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta

funcional do servidor, foi instaurado procedimento

administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do

procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio

do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de

suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada

pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada,

aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o

servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de

Justiça (STJ) contra a referida portaria.

Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens

seguintes.

Antes de o mandado de segurança de que trata essa situação ser levado a julgamento pelo órgão competente do STJ, é facultado ao ministro-relator conceder vista dos autos ao representante do Ministério Público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1424Q139402 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TSE, CONSULPLAN

Tendo como referência as diretrizes para materiais audiovisuais e multimídia em bibliotecas e outras instituições, formalizadas pela IFLA, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1425Q138123 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à catalogação descritiva, julgue os itens seguintes.

Conforme a AACR2, item é definido como um documento ou grupo de documentos, sob qualquer forma física, editado, distribuído ou tratado como uma entidade autônoma, constituindo a base de uma única descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1426Q136351 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das bases de dados, julgue os itens que se seguem.

As bases de dados referenciais podem incluir o texto integral

de artigos de periódicos, boletins, noticiários e outros

materiais. Um exemplo dessas bases de dados é o DIALOG.

  1. ✂️
  2. ✂️

1427Q138208 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 6a Região, FCC

Segundo a norma brasileira que estabelece os requisitos para apresentação de sumário de documentos que exijam visão de conjunto e facilidade de localização das seções e outras partes,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1428Q135396 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um servidor público estável, ocupante de cargo público efetivo em uma autarquia federal, faltou ao serviço, sem causa justificada, nos períodos de 1.º/10/2003 a 15/10/2003 e de 17/10/2003 a 31/10/2003, tendo comparecido ao serviço no dia 16/10/2003, uma quinta-feira, e cumprido integralmente o horário de trabalho estabelecido. Com o objetivo de apurar a falta funcional do servidor, foi instaurado procedimento administrativo, no âmbito da autarquia. Ao final do procedimento, a comissão processante emitiu relatório por meio do qual recomendou a aplicação ao servidor de pena de suspensão. Todavia, em 2/3/2004, foi publicada portaria editada pelo ministro de Estado ao qual a autarquia estava vinculada, aplicando ao servidor a pena de demissão. Em 15/3/2004, o servidor impetrou mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a referida portaria. Com relação à situação hipotética acima, julgue os itens seguintes

A demissão ? uma das modalidades de vacância do cargo público ? constitui uma penalidade aplicável ao servidor público em decorrência da prática de determinados atos ilícitos enumerados na lei e tem por efeito desligar o servidor do quadro de pessoal da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1429Q134420 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse
sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla
OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for
Metadata Harvesting.

A Biblioteca Digital Jurídica do STJ é uma das bibliotecas digitais jurídicas integrantes do consórcio BDJur, cuja integração deve-se, entre outros aspectos, à adoção do formato bibliográfico MARC.

  1. ✂️
  2. ✂️

1430Q138774 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, CNJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a linguagens documentárias, resumos e índices, julgue
os itens a seguir.

O tesauro documentário surgiu da necessidade de se manipular grande quantidade de documentos especializados, sendo utilizado, na esfera da ciência da informação, no processo de catalogação de assuntos, por ser um instrumento capaz de transportar conceitos e suas relações mútuas, tal como expresso na linguagem de documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1431Q135716 | Biblioteconomia, Qualidade da avaliação de serviços em bibliotecas, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca dos estudos de usuários, julgue os itens a seguir.
A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1432Q134955 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ PA, VUNESP

Texto associado.

Nossas palavras

Meu amigo lusitano, Diniz, está traduzindo para o francês meus dois primeiros romances, Os Éguas e Moscow. Temos trocado e-mails muito interessantes, por conta de palavras e gírias comuns no meu Pará e absolutamente sem sentido para ele. Às vezes é bem difícil explicar, como na cena em que alguém empina papagaio e corta o adversário “no gasgo". Não sei se no universo das pipas, lá fora, ocorrem os mesmos e magníficos embates que se verificam aqui, “cortando e aparando" os adversários.adversários.

Outra situação: personagens estão jogando uma “pelada" enquanto outros estão “na grade". Quem está na grade aguarda o desfecho da partida, para jogar contra o vencedor, certamente porque espera fora do campo, demarcado por uma grade. Vai explicar…

E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa" até altas horas? Por aqui, beber de testa é quase um embate para saber quem vai desistir primeiro, empilhando as grades de cerveja ao lado da mesa.

Penso que o uso das gírias - palavras bem locais, quase dialeto, que funcionam na melodia do nosso texto - é parte da nossa criatividade, uma qualidade da literatura brasileira. Quanto a mim, uso pouco, aqui e ali, nossas palavras. Procuro ser econômico. Mesmo assim, vou respondendo aos e-mails. Ele me diz que, enfim, está tudo pronto.

(Edyr Augusto Proença, http://blogdaboitempo.com.br, 26.07.2013. Adaptado)

O termo destacado em – E aqueles dois bebedores eméritos que “bebem de testa” até altas horas? – está corretamente interpretado com o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1433Q139563 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 2a, FCC

Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1434Q138062 | Português, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ PA, VUNESP

Texto associado.

Palavras voam no vento

      A pequena Dora adorava dizer coisas feias. Sim, ela tinha aquele terrível hábito de falar bobagens, xingamentos. Certa manhã, antes de sair para o trabalho, sua mãe disse: “Tu sabias que as palavras voam no vento? Se dizes coisas ruins, o mal sai por aí e se multiplica. Mas se dizes coisas belas... o vento faz com que a bondade se espalhe pelo mundo”. A jovenzinha ficou intrigada. Assim que a mãe se foi, decidiu testar a teoria. Encheu o peito e gritou com toda a força: AMOR!!!!...
      Uma enorme e fortíssima rajada de vento se fez. Uma borboleta começou a brincar no ar. Dora seguiu o bichinho. Viu quando ele se pôs a dançar ao redor de uma moça. Viu a moça sorrir com a borboleta e começar a dançar como uma bailarina. Seguiu a moça. Viu quando ela, cheia de alegria, mandou beijos para uma andorinha que sobrevoava um jardim. A andorinha, de repente, deu um rasante sobre um canteiro e pegou com seu bico uma delicada flor vermelha. Dora seguiu a andorinha. Viu quando o pássaro deixou a flor cair nas mãos de um rapaz que estava sentando num banco de praça.
      O moço, capturado por um imenso contentamento, tomou para si uma folha em branco e escreveu um poema. Dora viu quando o rapaz leu para o vento o poema. E os versos diziam: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”. Nossa amiga viu quando uma súbita ventania arrancou o papel da mão do jovem. Dora tentou correr para não perder de vista o escrito. Mas o vento foi mais ágil e o papel se perdeu.
      Cansada com toda aquela andança, a menina voltou para casa. Caía a tarde quando sua mãe retornou do trabalho e entregou à filha um presente: um pedaço de papel dobrado em quatro. Disse ela: “Tome, minha filha. É para ti. Eu estava na janela do escritório e o vento me trouxe esse pedaço de papel. Leia... É para ti”. Dora abriu o papel e chorou ao ler o poema que nele estava escrito. Diziam os versos: “Ame, porque o amor significa cantar. Cante, cante, cante. Porque quem canta encanta e sabe melhor amar”.

(Carlos Correia Santos, http://www.amapadigital.net. Adaptado)

A palavra que está empregada com sentido figurado no contexto está destacada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q135761 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relacionados com gerenciamento

de sistemas de informação.

As cinco etapas das metodologias da análise de sistemas de informação são definição de objetivos, definição de requisitos do sistema, elaboração do projeto, implementação e avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1436Q134750 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 16ª REGIÃO, FCC

Uma série de falhas pode ocorrer em todas as fases do processo de referência, prejudicando, em última instância, o objetivo final da biblioteca, qual seja, satisfazer a necessidade de informação do seu usuário. Basicamente, essas falhas envolvem fatores humanos e técnicos que diretamente interferem no serviço de referência, por exemplo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q701316 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ AM, CESPE CEBRASPE, 2019

Com relação à unidade de informação em bibliotecas, julgue o item a seguir. O marketing é estratégia importante para a realização de estudos com enfoque mercadológico, o que é uma das fases da análise de mercado. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1438Q135323 | Direito do Trabalho, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRT 16ª REGIÃO, FCC

Durante o período de doze meses, Margarida faltou 10 dias ao serviço injustificadamente e Florisbela faltou 20 dias ao serviço injustificadamente. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, Margarida e Florisbela terão direito a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1439Q139198 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 2a, FCC

As regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação incluem

I. o princípio norteador: uma obra deve ser classificada na disciplina da qual deriva e não na disciplina à qual se destina;

II. a regra de aplicação: uma obra sobre a aplicação ou influência de um assunto sobre outro é classificada no segundo assunto;

III. a regra do primeiro de dois: uma obra sobre dois assuntos que recebem tratamento equivalente e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro é classificada no assunto que vier primeiro na obra.

Ocorre que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q136900 | Biblioteconomia, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 2a, FCC

Em relação ao AACR2, considere:

I. As revisões feitas no capítulo 9 dividem-se em duas categorias: alterações para alinhar as regras ao ISBD(ER) e alterações para acomodar a natureza específica dos recursos eletrônicos.

II. A fonte principal de informação para recursos eletrônicos é o título da tela.

III. Para descrever um recurso eletrônico publicado em série, devem ser usados os capítulos 9 e 12.

IV. A área do tipo e extensão do recurso registra o número de unidades físicas do suporte físico usando algarismos arábicos seguidos do tipo de suporte, por exemplo, 1 DVD ou 2 disquetes para compu- tador.

V. Para recursos de acesso remoto, é preciso especificar sempre o modo de acesso, que deve ser registrado na área das notas.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.