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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q145643 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito às relações públicas na era digital, julgue os
itens subsequentes.

Com o advento da Web 2.0, os conteúdos produzidos pelos internautas passaram a gerar uma espécie de mídia do usuário, que se tornou importante termômetro de avaliação da imagem institucional das organizações.

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102Q139840 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A intranet ocupa hoje um importante espaço nas organizações. Sobre ela, considere que I.é uma espécie de mural eletrônico. II.tem um público cativo e delimitado. III.funciona somente como repositório de informações administrativas e normas. IV.acelera a circulação de informações. Está correto o que consta APENAS em

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103Q140718 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da

radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da

produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes

mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças

profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e

na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

Os comunicadores de rádio sabem que precisam se aproximar dos ouvintes para sobreviver. O ouvinte é participante ativo nos papéis sociais de crítico, político, cidadão, repórter e formador de opinião. Por isso, sua participação tornou-se essencial para o veículo.

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104Q146309 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Segundo o Art. 5o da Constituição Federal, é livre a manifestação do pensamento, sendo

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105Q146346 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

Em livros e peças publicitárias, os profissionais preferem usar fontes ou caracteres sem serifas, uma vez que essas, em textos com corpo menor, são menos toleradas e tornam a leitura mais cansativa, já que poluem pelo excesso de traços.

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106Q141345 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

O Capítulo V do Título I da Parte Especial do Código Penal Brasileiro trata "Dos Crimes Contra a Honra". Eles são frequentes na atividade jornalística e correspondem a três modalidades:

I. Art. 138 conceitua Calúnia como sendo atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um ato considerado crime.

II. Art. 139 trata da Difamação como o ato de ofender a dignidade ou o decoro de alguém.

III. Art. 140 refere-se à Injúria, que é imputar fato ofensivo à reputação de alguém.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

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107Q140650 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi responsável pelo surgimento da primeira teoria crítica da comunicação de massa. Os governantes dos países em guerra, principalmente dos EUA, usaram os canais de comunicação para convencer os seus governados de que a guerra era justa. Terminado o conflito, estudos sobre o comportamento das pessoas em relação à guerra mostraram que grande parte dos conteúdos exibidos pela mídia sobre o tema atingia os indivíduos de maneira uniforme fazendoos responder de maneira similar aos estímulos, sem questionar. A essa observação em relação à mídia deu-se o nome de
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108Q147482 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no teor da Lei de Imprensa (Lei n.º 5.250, de 1967),

julgue os itens que se seguem, considerando, no que for

necessário, a adaptação dessa lei aos princípios e dispositivos da

atual Constituição da República.

De acordo com a mencionada lei, as restrições prévias ao trabalho jornalístico seriam intensificadas em situações excepcionais, como na vigência do estado de sítio.

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109Q145479 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, julgue os

seguintes itens.

Segundo o citado código, cabe aos pais ou responsáveis o

dever de impedir, a seu juízo e informados pela classificação

etária anunciada, que os menores tenham acesso a programas

de rádio e televisão inadequados.

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110Q141777 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

Em uma mesma lauda, é livre a ocorrência de separação silábica translineação em textos radiofônicos.

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111Q146656 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Velocidade das imagens

Quem folheia um daqueles velhos álbuns de fotografias
logo nota que as pessoas fotografadas prepararam-se longamente
para o registro solene. As roupas são formais, os corpos
alinham-se em simetria, os rostos adotam uma expressão sisuda.
Cada foto corporifica um evento especial, grava um momento
que aspira à eternidade. Parece querer garantir a imortalidade
dos fotografados. Dificilmente alguém ri nessas fotos:
sobra gravidade, cerimônia, ou mesmo uma vaga melancolia.
Nada mais opostos a esse pretendido congelamento do
tempo do que a velocidade, o improviso e a multiplicação das
fotos de hoje, tiradas por meio de celulares. Todo mundo fotografa
tudo, vê o resultado, apaga fotos, tira outras, apaga, torna
a tirar. Intermináveis álbuns virtuais desaparecem a um toque
de dedo, e as pouquíssimas fotografias eventualmente salvas
testemunham não a severa imortalidade dos antigos, mas a
brincadeira instantânea dos modernos. As imagens nãosão feitas
para durar, mas para brilhar por segundos na minúscula tela
e desaparecer para sempre.

Cada época tem sua própria concepção de tempo e sua
própria forma de interpretá-lo em imagens. É curioso como em
nossa época, caracterizada pela profusão e velocidade das
imagens, estas se apresentem num torvelinho temporal que as
trata sem qualquer respeito. É como se a facilidade contemporânea
de produção e difusão de imagens também levasse a
crer que nenhuma delas merece durar mais que uma rápida
aparição.

(Bernardo Coutinho, inédito)

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de um segmento em:

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112Q146422 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

Como técnica de redação de jornalismo impresso, o lead deve sempre procurar o inusitado, trazendo um tom emocional para a matéria, caso contrário, pode desinteressar o leitor já no início da matéria e fazer que ele desista de lê-la.

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113Q140946 | Português, Morfologia Pronomes, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Velocidade das imagens

Quem folheia um daqueles velhos álbuns de fotografias
logo nota que as pessoas fotografadas prepararam-se longamente
para o registro solene. As roupas são formais, os corpos
alinham-se em simetria, os rostos adotam uma expressão sisuda.
Cada foto corporifica um evento especial, grava um momento
que aspira à eternidade. Parece querer garantir a imortalidade
dos fotografados. Dificilmente alguém ri nessas fotos:
sobra gravidade, cerimônia, ou mesmo uma vaga melancolia.
Nada mais opostos a esse pretendido congelamento do
tempo do que a velocidade, o improviso e a multiplicação das
fotos de hoje, tiradas por meio de celulares. Todo mundo fotografa
tudo, vê o resultado, apaga fotos, tira outras, apaga, torna
a tirar. Intermináveis álbuns virtuais desaparecem a um toque
de dedo, e as pouquíssimas fotografias eventualmente salvas
testemunham não a severa imortalidade dos antigos, mas a
brincadeira instantânea dos modernos. As imagens nãosão feitas
para durar, mas para brilhar por segundos na minúscula tela
e desaparecer para sempre.

Cada época tem sua própria concepção de tempo e sua
própria forma de interpretá-lo em imagens. É curioso como em
nossa época, caracterizada pela profusão e velocidade das
imagens, estas se apresentem num torvelinho temporal que as
trata sem qualquer respeito. É como se a facilidade contemporânea
de produção e difusão de imagens também levasse a
crer que nenhuma delas merece durar mais que uma rápida
aparição.

(Bernardo Coutinho, inédito)

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

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114Q143151 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Marketing, publicidade, propaganda, promoção, vendas, merchandising e feiras são considerados instrumentos de comunicação mercadológica.

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115Q140238 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto às disposições Constitucionais acerca da Comunicação

Social, julgue os itens a seguir.

Como no caso da radiodifusão, a publicação de veículo impresso de comunicação independe de licença de autoridade.

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116Q144093 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado

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117Q140566 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

A edição em rádio, por meio da colagem de trechos de entrevistas, permite que se monte o discurso do entrevistado de acordo com o interesse do que está sendo focado na matéria ou de acordo com o entendimento do editor/repórter.

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118Q147175 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Na organização de um evento, a comunicação integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicação é um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, há várias funções que são de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicação, entre elas NÃO se inclui

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119Q142365 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação institucional, além de estar relacionada à busca de prestígio e de reconhecimento social, colabora na construção da imagem corporativa.

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120Q146047 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

As mídias que compõem o conjunto de instrumentos de comunicação interna incluem os eventos de confraternização, a comunicação face a face, a intranet, o rádio-empresa e o telejornal.

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