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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q147106 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

São programas de editoração eletrônica:
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122Q144857 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

A comunicação interna é responsável por atender a objetivos definidos para viabilizar a maior interação possível entre a organização e seus empregados.

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123Q146734 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.

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124Q139935 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

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125Q140485 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

O uso de efemérides nos jornais e revistas foi altamente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.

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126Q139821 | Espanhol, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

La multiplicación de los ámbitos de ejercicio de la

ciudadanía que se ha producido en los últimos años, resultante

tanto de la renovada vigencia democrática como de los

fenómenos que la reconfiguración global trae aparejados en

materia de política, economía, cultura y tecnología, se muestra

como un escenario prometedor y desafiante, a la vez que

insospechado.

En ese cuadro, y sobre el trasfondo de unas democracias

que todavía se hallan en proceso de definición o hasta de

consecución, los medios difusivos junto a las denominadas

nuevas tecnologías de la información y la comunicación

desempeñan un papel relevante en los procesos de

reconformación que hoy registra el mundo. En el caso de las

naciones latinoamericanas, donde la pobreza persiste como rasgo

predominante, gran parte de lo que la gente conoce y experimenta

de su realidad inmediata y entornos distantes proviene

precisamente de dichos medios, mientras solamente sectores de

élite acceden al uso, empleo y control de los recursos más

avanzados de la llamada revolución digital. Pero no sólo eso, sino

que debido a las deficiencias de los sistemas normativos

y políticos, la falta de legitimidad de los partidos y la pesadez e

ineficiencia de las burocracias, la mayoría de los ciudadanos se

encuentra indemne, desorientada, infrarrepresentada y con

muchas dificultades para plantear y gestionar sus demandas.

Mgr. Erick R. Torrico Villanueva. La radio popular en la construcción de la ciudadanía.

Universidad Andina Simón Bolívar/Bolivia PCLA, v. 2, n.º 3, abr./maio/jun./2001 (texto adaptado).

Juzque los siguientes ítems según las ideas del texto.

Los más modernos avances de la informática no han llegado todavía a las gentes pobres de los parajes más lejanos.

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127Q143150 | Português, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Texto associado.

Velocidade das imagens

Quem folheia um daqueles velhos álbuns de fotografias
logo nota que as pessoas fotografadas prepararam-se longamente
para o registro solene. As roupas são formais, os corpos
alinham-se em simetria, os rostos adotam uma expressão sisuda.
Cada foto corporifica um evento especial, grava um momento
que aspira à eternidade. Parece querer garantir a imortalidade
dos fotografados. Dificilmente alguém ri nessas fotos:
sobra gravidade, cerimônia, ou mesmo uma vaga melancolia.
Nada mais opostos a esse pretendido congelamento do
tempo do que a velocidade, o improviso e a multiplicação das
fotos de hoje, tiradas por meio de celulares. Todo mundo fotografa
tudo, vê o resultado, apaga fotos, tira outras, apaga, torna
a tirar. Intermináveis álbuns virtuais desaparecem a um toque
de dedo, e as pouquíssimas fotografias eventualmente salvas
testemunham não a severa imortalidade dos antigos, mas a
brincadeira instantânea dos modernos. As imagens nãosão feitas
para durar, mas para brilhar por segundos na minúscula tela
e desaparecer para sempre.

Cada época tem sua própria concepção de tempo e sua
própria forma de interpretá-lo em imagens. É curioso como em
nossa época, caracterizada pela profusão e velocidade das
imagens, estas se apresentem num torvelinho temporal que as
trata sem qualquer respeito. É como se a facilidade contemporânea
de produção e difusão de imagens também levasse a
crer que nenhuma delas merece durar mais que uma rápida
aparição.

(Bernardo Coutinho, inédito)

Está adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na frase:

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128Q139915 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Decreto no 70.274, de 09/03/1972, que aprovou as normas de cerimonial público e ordem geral de precedência, se em uma solenidade na Capital estiverem presentes o Prefeito, o Governador do Estado, o Vice-Governador, o Cardeal e o Presidente do Tribunal de Justiça, a ordem de precedência dessas autoridades será:

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129Q144535 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os programas jornalísticos, a partir da década de 60 do século passado, incorporaram aos textos o recurso da sonora, que não é mais do que a cópia do uso de sonoras na TV com fins mercadológicos, já que a televisão foi sua grande concorrente naquela década.

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130Q143351 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

Os jornais usam cada vez mais o recurso da sub-retranca, que vem a ser a reportagem ou texto que explora os desdobramentos de uma notícia publicada na edição anterior. A sub-retranca deve ser intitulada procurando uma conexão com fatos já acontecidos e sua marca gráfica é sempre em corpo maior que a de um texto autônomo.

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131Q146687 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema,

depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via

Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes

discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas

e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de

comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos

domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão

aumenta sua participação e importância. Com relação a esse

assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da

produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens

subseqüentes.

 

A televisão, mais que o cinema, se utiliza da publicidade. Ela pode ser explícita, como nos anúncios comerciais, ou encoberta, no que se convencionou chamar de merchandising. Há dois tipos muito usados de merchandising na TV: o horizontal, em que não há intervenção no roteiro, mas apenas são aproveitadas cenas para a utilização de produtos de determinadas marcas; ou o vertical, em que as cenas são adaptadas para que as personagens falem sobre determinados produtos ou serviços.

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132Q140901 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

....... é o texto que fica entre a literatura, o jornalismo e a história, e tem como característica principal ser, geralmente narrativo, de trama quase sempre pouco definida e motivos, na maior parte, extraídos do cotidiano imediato, constituindo-se também em uma compilação de fatos históricos apresentados segundo a ordem de sucessão no tempo. Originalmente esse texto limitava-se a relatos verídicos e nobres; entretanto, grandes escritores a partir do séc. XIX passam a construí-lo, refletindo, com argúcia e oportunismo, a vida social, a política, os costumes, o cotidiano etc. do seu tempo em livros, jornais e folhetins.

A palavra que completa o texto acima é
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133Q144059 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na maioria das vezes, o produtor de telejornal está subordinado às chefias de reportagens e edição, tendo um destacado papel na realização das matérias. Em sua rotina diária na realização de pautas sua função compreende a

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134Q144072 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Analise as frases abaixo.

I. A comissão percebida pelo corretor não é, necessariamente, a mesma concedida às agências que dão "delcredere" efetivo e fazem as cobranças das contas dos veículos aos anunciantes.

II. Com o objetivo de incentivar a produção de ideias novas de que tanto necessita a propaganda, presume- se sempre que a ideia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie.

III. O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

O Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, de Outubro de 1957, é formado por quatro conjuntos de pressupostos: princípios, definições, normas e recomendações. Analisando as frases acima, é correto afirmar que:
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135Q143610 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de

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136Q141963 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

A Lei de Imprensa foi instituída no segundo governo de Getúlio Vargas e vigorou até 2010, quando foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal.

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137Q144071 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

De acordo com o Regulamento da Lei no 5.377/67 (art. 1º), Relações Públicas é a atividade

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138Q139641 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, julgue os

seguintes itens.

A veiculação de programação controversa ? sobre sexo, violência, crime ou drogas ? pode independer, a princípio, de considerações acerca de sua relevância social ou artística, uma vez que a liberdade de expressão per se é condição necessária para uma sociedade democrática.

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139Q139959 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

Em diagramação, a paica é um pedaço de papel que se coloca em uma prova para impressão, para nela escrever algo que se quer acrescentar ao trabalho ou uma correção extensa que tenha de ser feita antes do fechamento da página.

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140Q140815 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada a TV Tupi, em São Paulo. O primeiro programa a ir ao ar foi "TV TABA". Dele participaram Hebe Camargo e Ivon Cury. No dia 19 do mesmo mês foi ao ar o primeiro telejornal, "Imagens do Dia", com matérias feitas com câmeras de cinema. O responsável pela primeira emissora de televisão brasileira foi

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