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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q140028 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Indique o inciso que está INCORRETAMENTE redigido, porque não atende o art. 2º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (aprovado em agosto de 2007). O referido artigo afirma que Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
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162Q140127 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise,
fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão
da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Não há como estruturar um planejamento de comunicação institucional tendo por objetivo eventualidades de escândalos, acidentes e catástrofes, pois essas fatalidades fazem parte dos fatores imponderáveis na vida de uma organização.

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163Q142882 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

No jornalismo impresso, boneco pode significar tanto a foto padrão de frente de uma personagem, com corte de busto, como o modelo simulado da diagramação de revista, jornal, caderno ou livro que vão para a impressão com a orientação da localização exata de cada texto, anúncio e ilustração.

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164Q146783 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Assinale a afirmação que está contemplada pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigência.

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165Q144151 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

A força de uma marca depende da conjugação de aspectos como funcionalidade, associação simbólica, nome, concisão e precisão.

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166Q143391 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da

radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da

produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes

mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças

profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e

na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

Embora o ouvinte se torne ativo, a função de prestação de

serviço do rádio independe de sua participação: o rádio pode

prescindir da atuação do ouvinte, embora isso possa custar uma

queda na sua audiência.

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167Q140164 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, com base na legislação referente a
comunicação social.

De acordo com o Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, as emissoras devem transmitir entretenimento de elevado nível artístico e moral.

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168Q144552 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

Embora sujeita a polêmicas e debates, há um certo consenso entre os veículos de comunicação na compreensão do conceito e na forma de tratamento da notícia. De modo geral, ela é entendida como o puro registro dos fatos, sem opinião, sendo a exatidão o seu elemento chave.

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169Q141286 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Código de Ética da Radiodifusão Brasileira, julgue os

seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. Uma emissora de radiodifusão difundiu notícias de fontes contestáveis. Nessa situação, a emissora não violou o Código de Ética da Radiodifusão, mas, em última análise, será responsável pelas notícias divulgadas.

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170Q146356 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.

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171Q142280 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como: I.Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas. II.A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória. III.A originalidade sonora é uma marca esperada. IV.O ouvinte deve identificar rapidamente o programa. Está correto o que consta APENAS em

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172Q146266 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Considerando que a produção e o texto de rádio têm as suas

especificidades e estilo próprios, julgue os itens seguintes.

 

As redações, com a complexidade e as diversas possibilidades resultantes do progresso tecnológico, estão mais aptas a fazer coberturas de grande credibilidade porque suas equipes são reforçadas por um número maior de profissionais.

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173Q140912 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Em uma Assessoria de Comunicação há vários instrumentos que são utilizados na realização do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como função principal a checagem

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174Q140454 | Espanhol, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

La multiplicación de los ámbitos de ejercicio de la

ciudadanía que se ha producido en los últimos años, resultante

tanto de la renovada vigencia democrática como de los

fenómenos que la reconfiguración global trae aparejados en

materia de política, economía, cultura y tecnología, se muestra

como un escenario prometedor y desafiante, a la vez que

insospechado.

En ese cuadro, y sobre el trasfondo de unas democracias

que todavía se hallan en proceso de definición o hasta de

consecución, los medios difusivos junto a las denominadas

nuevas tecnologías de la información y la comunicación

desempeñan un papel relevante en los procesos de

reconformación que hoy registra el mundo. En el caso de las

naciones latinoamericanas, donde la pobreza persiste como rasgo

predominante, gran parte de lo que la gente conoce y experimenta

de su realidad inmediata y entornos distantes proviene

precisamente de dichos medios, mientras solamente sectores de

élite acceden al uso, empleo y control de los recursos más

avanzados de la llamada revolución digital. Pero no sólo eso, sino

que debido a las deficiencias de los sistemas normativos

y políticos, la falta de legitimidad de los partidos y la pesadez e

ineficiencia de las burocracias, la mayoría de los ciudadanos se

encuentra indemne, desorientada, infrarrepresentada y con

muchas dificultades para plantear y gestionar sus demandas.

Mgr. Erick R. Torrico Villanueva. La radio popular en la construcción de la ciudadanía.

Universidad Andina Simón Bolívar/Bolivia PCLA, v. 2, n.º 3, abr./maio/jun./2001 (texto adaptado).

Juzque los siguientes ítems según las ideas del texto.

Los ciudadanos, en su mayoría, se encuentran incapaces de revindicar sus derechos humanos y políticos.

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175Q147477 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

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176Q140344 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

No jornalismo impresso, há vários tipos de lide, além do clássico, como por exemplo, o lide resumo, o lide flash e o lide narrativo.

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177Q142401 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

Os textos do radiojornalismo atual são escritos em pequenas laudas que facilitam o controle do tempo e do tamanho da matéria. Com o recurso das falas ao vivo dos repórteres, a maioria das matérias já não é mais escrita e a redação para rádio vem caindo em desuso.

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178Q143244 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que

precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de

comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue

os itens a seguir.

 

O uso do release pelas assessorias de imprensa e comunicação transformou esse instrumento em uma das principais fontes de informação e notícia das redações jornalísticas. O release, em sua versão impressa, deve estar contido em uma lauda A4, ter um tamanho padrão de 30 linhas e conter todas as indicações de como obter informações adicionais.

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179Q147092 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

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180Q143802 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

As pessoas querem conexão Quer saber qual é a mágica? As pessoas querem se sentir ?vistas?. Existem maneiras de fazer isso. Uma é algo que fazemos o tempo todo nos blogs: comentamos. Outra é através do uso educado (!) de cookies para lembrar que você gosta das coisas arranjadas de uma certa maneira quando faz uma visita. Ademais, as pessoas gostariam de se conectar com as pessoas de uma organização não somente através de formulários, mas de todas as formas possíveis. Isso quer dizer que existem conversas a se realizar em muitos níveis. Será que as empresas de varejo e bens de consumo estão prontas para isso? (Adaptado de: BROGAN, Chris: ABC das mídias sociais ? Como aproveitar as mídias sociais para tornar os negócios mais lucrativos. São Paulo: Prumo, 2012, p. 287) Este comportamento do público que se comunica em redes, as das mídias digitais de uma organização devem ser exploradas

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