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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q141867 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um órgão público municipal de assistência à população idosa criou um novo procedimento de atendimento em que marcações das consultas são feitas pela Internet. Para marcar este lançamento, a instituição promoveu um evento, seguido por coletiva, com a presença do presidente do órgão e do secretário municipal de assistência e desenvolvimento social. No dia seguinte ao evento, a clipagem das notícias nos veículos eletrônicos e impressos da cidade não encontrou nenhuma notícia que descrevesse o evento e a fala dos gestores. Havia apenas uma reportagem, no principal jornal da cidade, com a informação do novo procedimento, um guia explicando como a população deveria usar o serviço e a repercussão, positiva, entre os idosos entrevistados. A partir da situação acima, considere: I.Apesar de não terem sido encontradas notícias que descrevam o evento, o clipping trouxe informações positivas, pois o principal cliente, a população idosa, pareceu bem atendida com a iniciativa PORQUE II.a clipagem deve ser refeita até encontrar, ao menos em blogs, alguma notícia que traga o evento e a fala dos gestores. Do contrário, nem deve ser entregue.

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182Q141130 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um

assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as

seguintes situações:

I.A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II.O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III.O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV.O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação

e memória.

Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam APENAS em

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183Q141398 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Um dos objetivos da sociologia da comunicação é compreender a relação entre os meios de comunicação de massa e os atores sociais. A partir dessa informação, assinale a opção correta.

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184Q144493 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

O jornalismo impresso, via de regra, não pode ser completamente planejado, como muitos acreditam. Não há como prever todas as operações jornalísticas. As funções de pauta, fixação de cronograma, distribuição de espaço para a edição, pré-diagramação e definição de alternativas de ação em caso de imprevistos são, em sua maioria, peças de ficção.

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185Q143542 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

Entre os modernos processos de editoração, os dois principais são o tagged image file format (TIFF) e o encapsulated postscript file (EPS). Enquanto o TIFF consegue armazenar imagens com grande resolução, de qualquer tamanho e número de cores, o EPS apresenta um formato mais popular, que armazena imagens com a função de preview, com baixa resolução.

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186Q141542 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Processos de edição, editoração e impressão comumente exigem a preparação de originais em alta definição, especialmente quando incluem muitas imagens. Devido ao seu grande tamanho, os arquivos gerados a partir desses processos são de difícil manuseio, seja para o seu envio por meio de correio eletrônico, seja para o seu armazenamento. Há, no entanto, soluções para esses casos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

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187Q146212 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

Os estilos jornalísticos conhecidos como artigo e comentário não são diferentes entre si; ao contrário, guardam relação estreita já que ambos são matéria jornalística em que o repórter narra uma notícia e a comenta, com total liberdade de opinião, e assina a matéria.

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188Q142384 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.

A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esses dois preceitos, importantes para a transparência dos atos públicos, estão contidos
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189Q144449 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

De acordo com o Decreto no 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista, redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação é função desempenhada pelo

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190Q142224 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

O discurso retórico é voltado para versões ou interpretações da realidade, característica que o distingue do discurso informativo, voltado essencialmente para os fatos. Essa diferença permite a quem recebe uma mensagem jornalística distinguir, por exemplo, um editorial de uma matéria factual.

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191Q141516 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

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192Q142333 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema,

depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via

Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes

discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas

e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de

comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos

domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão

aumenta sua participação e importância. Com relação a esse

assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da

produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens

subseqüentes.

 

A era do celulóide está definitivamente enterrada: televisão e cinema, hoje, usam igualmente a imagem magnética. Dessa forma, a televisão descaracteriza cada vez mais o cinema, impondo a esse toda a sua influência em linguagem e em técnicas industriais.

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193Q143628 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

O jornalismo móvel não é característica própria dos tempos contemporâneos porque a relação jornalismo e mobilidade ocorre desde a própria existência do jornalismo como prática de coleta e transmissão de informação. Entretanto, a configuração atual, movida pela estrutura móvel de comunicação, torna-o distinto, rompe com uma estrutura tradicional (...)

(Silva, Fernando Firmino: Mobilidade Convergente - Abordagem sobre a prática e os estudos do jornalismo móvel. In: Ícone - Revista do PPG em Comunicação da UFPE, v. 11, no 2, dezembro de 2009. p. 1-18)

Com 3,2 milhões de novas habilitações em março, a telefonia celular no Brasil rompeu a barreira dos 250 milhões de linhas ativas no mês passado, totalizando 250,8 milhões. De acordo com dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a chamada teledensidade no País chegou a 128 acessos para cada 100 habitantes.
Segundo o órgão regulador, o desempenho em novas habilitações de linhas móveis em março foi o melhor para o mês nos últimos 13 anos, com expansão de 1,30% na base de assinantes na comparação com fevereiro deste ano. Do total, 52 milhões de acessos contam com banda larga móvel (3G).

(Brasil rompe a barreira de 250 milhões de celulares. info.abril.com.br, 17 de abril de 2012)

A partir dos textos acima, é correto afirmar que a nova vantagem da tecnologia móvel de comunicação de dados com banda larga móvel (3G) para o jornalismo, em relação às anteriores, é que o conteúdo pode ser

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194Q143131 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

O conjunto de técnicas surgido na América do Norte

terminou sendo o mais adequado para a situação gerada na

sociedade industrial madura. Os procedimentos ali desenvolvidos

difundiram-se rapidamente por todos os países industrializados,

com adaptações às culturas locais. (...) Elas são versáteis o

bastante para conviver com diferentes ideologias. Podem suportar

linhas editoriais fundadas em hard news ? notícias pesadas,

como as de política nacional e internacional, ciências ou

economia ? ou em temas de entretenimento, como esportes e

espetáculos.

Nilson Lage. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e

pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

A partir do tema do texto acima, julgue os itens seguintes, acerca

do estado da arte do jornalismo impresso no Brasil.

 

A charge é um estilo jornalístico que se mantém vivo e que vem-se modernizando ao longo do tempo; é um desenho, geralmente humorístico e de caráter político e de crítica de costumes, que não depende de texto para ser explicado. Em geral, a notícia do dia é sua fonte de inspiração. Mais recentemente, vem assumindo até mesmo a função de editorial, sendo localizada, em vários jornais, nas páginas de opinião ou do editorial do jornal.

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195Q140094 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos instrumentos do mix da comunicação nas
organizações, julgue os itens seguintes.

Relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade e editoração são instrumentos de comunicação institucional.

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196Q144194 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Produtor é o profissional responsável pela coordenação dos meios necessários à realização de um programa de televisão. O produtor compõe, com o repórter, o cinegrafista e o motorista/operador de áudio, a equipe de reportagem.

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197Q142703 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere: I.Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada. II.Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release. III.Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada. IV.Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa. Está correto o que consta em

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198Q141993 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.

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199Q145580 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema,

depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via

Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes

discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas

e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de

comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos

domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão

aumenta sua participação e importância. Com relação a esse

assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da

produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens

subseqüentes.

 

As linguagens do cinema e da televisão, embora se aproximem cada vez mais, guardam diferenças ainda fundamentais: o discurso, na televisão, é contínuo, enquanto no cinema ele é entrecortado; na tevê, a linguagem é monomórfica e, no cinema, polimórfica.

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200Q145605 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Lealdade, consciência do nome e percepção de qualidade, por serem valores abstratos, não compõem os ativos de uma marca.

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