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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q144619 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Situações de crises geradas na internet dificilmente podem ser completamente evitadas. Uma maneira bastante eficaz para atenuar seus efeitos é

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202Q141584 | Legislação Federal, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

A Lei no 12.527 de 2011, que regula o direito à informação produzida em órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, afirma que o cidadão tem o direito fundamental de acesso à informação, definida como dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrição temporária de acesso público, é garantido à informação cuja preservação do conhecimento geral é imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Fora nessa exceção, as demais informações de interesse público e sem classificação sigilosa têm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas

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203Q141616 | Espanhol, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

La multiplicación de los ámbitos de ejercicio de la

ciudadanía que se ha producido en los últimos años, resultante

tanto de la renovada vigencia democrática como de los

fenómenos que la reconfiguración global trae aparejados en

materia de política, economía, cultura y tecnología, se muestra

como un escenario prometedor y desafiante, a la vez que

insospechado.

En ese cuadro, y sobre el trasfondo de unas democracias

que todavía se hallan en proceso de definición o hasta de

consecución, los medios difusivos junto a las denominadas

nuevas tecnologías de la información y la comunicación

desempeñan un papel relevante en los procesos de

reconformación que hoy registra el mundo. En el caso de las

naciones latinoamericanas, donde la pobreza persiste como rasgo

predominante, gran parte de lo que la gente conoce y experimenta

de su realidad inmediata y entornos distantes proviene

precisamente de dichos medios, mientras solamente sectores de

élite acceden al uso, empleo y control de los recursos más

avanzados de la llamada revolución digital. Pero no sólo eso, sino

que debido a las deficiencias de los sistemas normativos

y políticos, la falta de legitimidad de los partidos y la pesadez e

ineficiencia de las burocracias, la mayoría de los ciudadanos se

encuentra indemne, desorientada, infrarrepresentada y con

muchas dificultades para plantear y gestionar sus demandas.

Mgr. Erick R. Torrico Villanueva. La radio popular en la construcción de la ciudadanía.

Universidad Andina Simón Bolívar/Bolivia PCLA, v. 2, n.º 3, abr./maio/jun./2001 (texto adaptado).

Juzque los siguientes ítems según las ideas del texto.

La ciudadanía es la resultante no sólo de la reiterada vigencia democrática pero también de la reforma global.

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204Q142269 | Administração Pública, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O acelerado desenvolvimento tecnológico tem alterado o perfil da

radiodifusão em anos recentes, incidindo diretamente na questão da

produção dos conteúdos das emissoras. A transmissão em redes

mediante a utilização dos satélites, em especial, significou mudanças

profundas no modo de operação, na transmissão, na programação e

na linguagem das rádios. Diante do exposto, julgue os itens a seguir.

A regulamentação por decreto da radiodifusão em todo o território nacional em 1931 levou a rádio brasileira a mudanças de conteúdo relevantes: ao ser permitida a veiculação de anúncios publicitários, ela perde sua característica de atender aos interesses públicos e seu caráter de promotora da participação política.

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205Q141031 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada

vez maior na programação das emissoras de televisão: não está

apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos

programas de auditório, sem contar as emissoras all news,

espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa

assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de

produção, edição, técnica e redação.

 

Até pouco tempo, as redações das TVs tinham equipes com grande número de repórteres e jornalistas. A tendência dos últimos anos tem sido a de acúmulo de funções. Por isso, as tarefas da chefia de reportagem se tornaram cada vez menores, transferidas para cada repórter.

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206Q140364 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando que o conceito de campanha apresenta interpretação
específica quando se trata de comunicação institucional, julgue os
itens subsequentes.

As campanhas institucionais podem ser delegadas apenas à assessoria de comunicação ou de relações públicas, publicidade e imprensa da própria organização, já que, pela natureza de seus objetivos, as estratégias são estritamente organizacionais.

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208Q146668 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Uma lauda padrão radiofônica tem linhas com 65 toques. Para uma notícia de 1 minuto deverão ser escritas de

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209Q147388 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.

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210Q147135 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um repórter/redator é

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211Q145367 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Em programação gráfica, retranca é a marcação feita nos originais (textos, fotos, ilustrações) para orientar a paginação.

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212Q146929 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração: I.A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades. II.A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades. III.A comunicação interna e a comunicação administrativa. IV.Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos. Está correto o que consta APENAS em

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213Q141415 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o relacionamento das organizações com os seus
públicos, julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos de
comunicação.

Na comunicação integrada, o foco está na maximização dos lucros administrativos decorrentes do mix de marketing, ou seja, produto, praça, preço e promoção.

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215Q142281 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da regulamentação da profissão de jornalista

? Decreto n.º 83.284/1979 ?, julgue os itens seguintes.

O MTE assegura o registro especial de jornalista ao funcionário público titular de cargo cujas atribuições legais incluam atividades de jornalismo.

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216Q145113 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Marco importante na história do jornalismo, a pirâmide invertida consiste

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217Q145719 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz

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218Q144455 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de comunicação organizacional integrada, julgue os itens a
seguir.

Conjugando ações voltadas para o público interno da organização, o endomarketing busca atrair e reter clientes externos.

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219Q141172 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

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220Q141968 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

Imagine uma matéria com cinco períodos. O primeiro situa o tema para o leitor, de forma direta; o segundo contextualiza o assunto e apresenta o problema; o terceiro analisa as causas e sua importância; o quarto dá a posição do jornal sobre o tema e o quinto conclui opinativamente, indicando um caminho segundo a visão do jornal. Estas são características de:
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