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Questões de Concursos Analista Judiciário Comunicação Social

Resolva questões de Analista Judiciário Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q143559 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Considere: I.Características, internas e externas, lemas, ações e valores que definem o que a empresa é. II.Percepção que as pessoas têm em relação a uma instituição. Ou seja, ?Como o outro me vê??. Pode ser transitória. III.Refere-se ao conceito ou opinião que se forma sobre essa instituição no decorrer do tempo. Os itens I, II e III são, respectivamente, definidos como

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242Q140306 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada

vez maior na programação das emissoras de televisão: não está

apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos

programas de auditório, sem contar as emissoras all news,

espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa

assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de

produção, edição, técnica e redação.

 

As notícias apresentadas por programas jornalísticos podem ser classificadas em três grandes grupos: as notas simples, as notas cobertas e as matérias editadas com abertura, passagem ou encerramento. As notas simples e as cobertas devem ser evitadas ao máximo, mesmo que isso custe a retirada da matéria do espelho do jornal.

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243Q142631 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

A atuação em mídias web e digitais pressupõe exercer novas funções e atribuições relacionadas à produção e veiculação de conteúdos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

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244Q145200 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no teor da Lei de Imprensa (Lei n.º 5.250, de 1967),

julgue os itens que se seguem, considerando, no que for

necessário, a adaptação dessa lei aos princípios e dispositivos da

atual Constituição da República.

A definição de empresa jornalística consagrada na lei em apreço abarca os jornais e as revistas, as emissoras de radiodifusão e as agências de notícias.

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245Q140607 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 4a REGIÃO, FCC

As retículas são instrumentos indispensáveis para transformar imagens de tom contínuo em imagens de meio tom. Essa operação corresponde à transformação do original em pontos que variam de acordo com o sistema de impressão, suporte e finalidade do produto gráfico. Para a impressão
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246Q142152 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15?24?. Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1?30 a 3?, às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

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247Q145660 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta no que se refere à qualidade de um texto informativo.

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248Q141682 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

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249Q146302 | Jornalismo, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

Nas últimas décadas, o jornalismo vem ocupando espaço cada

vez maior na programação das emissoras de televisão: não está

apenas nos telejornais, mas encontra espaço nos talk-shows, nos

programas de auditório, sem contar as emissoras all news,

espelhadas na cadeia norte-americana CNN. Com base nessa

assertiva, julgue os seguintes itens, acerca dos conceitos de

produção, edição, técnica e redação.

 

No jornalismo televisivo, chama-se de cabeça de matéria a abertura de uma notícia, aquela que o repórter faz ao vivo ou gravada na rua, com a função de introduzir o assunto: é o lead do telejornalismo.

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250Q144135 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da regulamentação da profissão de jornalista

? Decreto n.º 83.284/1979 ?, julgue os itens seguintes.

De acordo com o referido decreto, para o registro especial de colaborador é necessária a apresentação de prova de que o postulante não está denunciado ou condenado pela prática de ilícito penal.

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251Q144267 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A quarta fase das relações públicas, ou modelo do duplo fluxo simétrico, anterior à era da Internet, preconiza contextos de equilíbrio na comunicação e de entendimento mútuo.

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252Q141499 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

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253Q146971 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à adequação linguística de textos radiofônicos,
julgue os itens a seguir.

É recomendável que se escreva, para o rádio, na ordem direta, na voz ativa e usando-se verbos discendi adequados.

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254Q143691 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A compreensão da complexidade midiática atual, diante da
emergência das novas mídias, é fundamental para a elaboração de
estratégias de criação e de manutenção de identidades e imagens
institucionais. Nesse sentido, julgue os itens que se seguem.

As mídias tradicionais são caracterizadas pela passividade; as mídias atuais podem ser definidas como participativas e interativas. Na promoção da imagem de uma organização ou de uma marca, deve-se considerar a impossibilidade de convergência entre esses dois tipos de mídia.

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255Q143456 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsecutivos, com referência a comunicação e
linguagem.

Do ponto de vista da edição, deve-se ter cuidado ao modificar a estrutura de uma sentença ambígua ou de um trecho sobre o qual se tenha dúvida. Nesse caso, o procedimento correto é consultar quem escreveu o texto e, se a imprecisão permanecer, apurar-se novamente o detalhe em questão.

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256Q144517 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso. ( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias. ( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores. ( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação. ( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo. ( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado. ( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar. A sequência correta e respectiva consta em

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257Q142514 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

 

A linguagem de rádio, veículo mais ágil, barato e popular, se

materializa única e exclusivamente pelo som. Como sua

matéria-prima é a oralidade, toda a programação das rádios

volta-se para a exploração do som e das linguagens orais, o

que leva a uma nova forma de escrever a oralidade.

Considerando as peculiaridades da linguagem radiofônica,

julgue os itens que se seguem.

 

A escrita trouxe a racionalização do uso da síntese no rádio. No entanto, os textos lidos limitam a espontaneidade do locutor, seja no jornalismo, seja nos programas do tipo revista, nos talk-shows, entrevistas e debates.

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258Q140281 | Direito Constitucional, Analista Judiciário Comunicação Social, STJ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do Código de Ética do Jornalista, julgue os itens

subseqüentes.

Segundo o citado código, a comunicação pública refere-se à comunicação realizada pela mídia pública e estatal.

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259Q144950 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 6a Região, FCC

Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby

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260Q139988 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TJ AL, CESPE CEBRASPE

No relato jornalístico, uma das funções do lide consiste em

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