Texto associado. A leitura dos clássicos Os clássicos são livros que exercem uma influência particular quando se impõem como inesquecíveis e também quando se ocultam nas dobras da memória, preservando-se no inconsciente. Por isso, deveria existir um tempo na vida adulta dedicado a revisitar as leituras mais importantes da juventude. Se os livros permaneceram os mesmos (mas também eles mudam, à luz de uma perspectiva histórica diferente), nós com certeza mudamos, e o encontro é um acontecimento totalmente novo. Portanto, usar o verbo ler ou o verbo reler não tem muita importância. De fato, poderíamos dizer: toda releitura de umclássico é uma leitura de descoberta, como a primeira. (Ítalo Calvino, "Por que ler os clássicos")
...toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta, como a primeira. Uma nova, clara e correta redação da frase acima apresenta-se em:
✂️ a) Tal como a primeira, as outras leituras de um clássico sempre constituem uma revelação. ✂️ b) Sendo de um clássico, todas as outras leituras são como de primeiras descobertas. ✂️ c) É como se fosse uma primeira leitura de um clássico todas as descobertas que ele nos proporciona. ✂️ d) Assim como é uma descoberta a leitura de um clássico, outras leituras também serão como a primeira. ✂️ e) Todas as leituras de um clássico, haja vista a primeira, têm aquela mesma revelação.