O processo de trabalho gerencial, apreendido da perspectiva das práticas de saúde socialmente estruturadas, tem um papel fundamental na construção de um modo de fazer saúde voltado para a necessidade de saúde. No exercício desse papel e pautadas na articulação e integração, Almeida et al (1994) consideram quatro dimensões inerentes à atividade gerencial. A dimensão comunicativa diz respeito
✂️ a) à perspectiva de emancipação dos sujeitos sociais, ou seja, dos clientes que utilizam os serviços de saúde. ✂️ b) à articulação das determinações externas ao momento mais interno do processo de trabalho, e às contradições presentes na sociedade para a sua efetivação. ✂️ c) ao controle e supervisão dos recursos materiais e físicos, abrangendo equipamentos e instalações, bem como a atualização de todos os manuais técnicos. ✂️ d) à articulação do trabalho gerencial nos aspectos mais gerais do próprio trabalho, tais como planejamento, coordenação, supervisão, controle e avaliação de recursos humanos e materiais. ✂️ e) à negociação presente no lidar com as relações de trabalho na equipe de saúde e nas relações da unidade com a comunidade.