Questões de Concursos Analista Judiciário Fonoaudiólogo

Resolva questões de Analista Judiciário Fonoaudiólogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q147060 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Considerando os transtornos que comprometem o aprendizado da leitura, da escrita e da matemática, pode-se afirmar que:

I. A dificuldade do escolar nas habilidades acadêmicas só pode ser verificada por meio da avaliação fonoaudiológica.

II. A motivação do paciente para o aprendizado das habilidades acadêmicas e a função da escrita no ambiente familiar são fatores relevantes para o processo de intervenção nestes casos.

III. A presença de outros comprometimentos associados aos transtornos de aprendizagem, como a acuidade auditiva e/ou visual diminuída, podem interferir no processo de remediação de escolares.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q146114 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Sobre os vários procedimentos audiológicos utilizados para a avaliação da audição, analise as seguintes proposições:

I. A Imitanciometria é um procedimento que pode verificar se há algum problema com a orelha média, devido a quadros infecciosos conhecidos como otites. Outra informação possível de ser obtida neste procedimento é se o som está sendo percebido pela cóclea e se esta sensação está sendo transmitida corretamente na via auditiva central, uma vez que o reflexo do músculo existente na orelha média irá acontecer sempre que a sensação do som for intensa.

II. Emissões Otoacústicas (EOA) é um exame que não determina o limiar auditivo, entretanto, demonstra a integridade funcional da cóclea, especificamente das células ciliadas externas.

III. Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame que pode verificar se a criança tem a sensação do som na cóclea e se há transmissão do mesmo no nervo auditivo e na via auditiva central.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q143493 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

As medidas de jitter e de shimmer representam as variações que ocorrem na frequência fundamental. Considere as seguintes alternativas:

I. O jitter indica a variabilidade ou perturbação da frequência fundamental e altera-se principalmente com a falta de controle de vibração de pregas vocais.

II. O shimmer refere-se a perturbação da frequência fundamental, relacionada à amplitude da onda sonora, ou intensidade da emissão vocal. O shimmer altera-se com a redução da resistência glótica e lesões de massa nas pregas vocais, estando correlacionada com a presença de ruído à emissão e com a soprosidade.

III. Somente pela análise do jitter e do shimmer é que se chega ao diagnóstico de disfonia infantil.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q141160 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

No atendimento clínico de crianças com distúrbio da comunicação o papel da família é considerado relevante,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q146000 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Como parte das exigências necessárias para o atendimento em saúde auditiva, segundo o anexo II da Portaria 587, é necessária uma equipe mínima de profissionais formada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q139733 | Fonoaudiologia, Fala, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Considerando conceitos envolvidos em Desvio Fonológico Evolutivo, analise as proposições abaixo.

I. Para ser considerado desvio fonológico é necessário apresentar alterações motoras persistentes e temporárias.

II. No desvio fonológico há falhas na programação e no planejamento dos atos motores em decorrência de perda auditiva condutiva. A criança sabe o que quer dizer, mas o cérebro não envia a instrução para o posicionamento correto da sequência de sons.

III. O desvio fonológico pode envolver erros na produção, percepção ou organização dos sons, também podendo ser denominado no DSM-IV de transtorno fonológico e no CID 10, transtorno específico da articulação da fala.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q146342 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Segundo o Código de Ética do Fonoaudiólogo, o fonoaudiólogo deve

I. Informar ao cliente sua qualificação, responsabilidades e funções, bem como dos demais membros da equipe, quando necessário.

II. Permitir o acesso do cliente ao prontuário, relatório, exame, laudo ou parecer elaborados pelo fonoaudiólogo, dando explicações necessárias a sua compreensão.

III. Desligar de seu atendimento o cliente que estiver sendo atendido simultaneamente por outro fonoaudiólogo.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q143794 | Fonoaudiologia, Legislação e Ética Profissional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Para analisar as afirmativas abaixo, considere o documento sobre o "Exercício Profissional do Fonoaudiólogo", do CFFa, em relação às áreas de competência do Fonoaudiólogo.

I. Diagnóstico fonoaudiológico: deve-se obter a história clínica do paciente/cliente, por meio de coleta de dados de entrevista ou anamnese, ou procedimento similar, tais como questionários impressos. A avaliação do paciente/cliente é realizada por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical, deglutição e seus transtornos.

II. Terapia: refere-se à competência para realizar terapia fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, voz, fluência da fala, articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, sistema miofuncional orofacial e cervical e deglutição, tanto no que diz respeito à habilitação, quanto à reabilitação de pacientes/clientes.

III. Para orientação do paciente/ cliente, o fonoaudiólogo deve escutá-lo, esclarecer os problemas existentes e suas consequências, explicar a anatomia e a fisiologia dos sistemas envolvidos na comunicação e na deglutição, assim como explicar o desenvolvimento da comunicação humana. Além disso, deve explicar e demonstrar os procedimentos, as rotinas e as técnicas fonoaudiológicas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q139971 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID) compreendem em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q142980 | Fonoaudiologia, Voz, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Considerando a anatomofisiologia da fonação, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q144504 | Fonoaudiologia, Fala, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q141632 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

A saúde do trabalhador constitui um campo de construção no espaço da Saúde Pública e seu objetivo pode ser definido como o processo saúde e doença dos grupos humanos, em relação com o trabalho. Neste contexto, analise as afirmativas que seguem.

I. Os estudos sobre os danos auditivos à saúde de trabalhadores têm sido voltados para os riscos de exposições ao ruído. No entanto, as desordens sensoriais do sistema auditivo também têm sido associadas às drogas medicamentosas e/ou a solventes orgânicos usados pela indústria de manufatura.

II. A Legislação Brasileira não exige monitoramento da audição dos trabalhadores expostos a agentes químicos, exceto aqueles que estejam expostos a níveis de ruído acima dos limites de exposição permitidos (85 dBA).

III. A associação entre a exposição química e a perda auditiva em locais de trabalho é um dos motivos aceitos de pedidos de indenização.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q146264 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Nas normativas das Diretrizes Nacionais para a Educação para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q146613 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) é um

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q144116 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

O domínio da linguagem, entre outros aspectos, implica o conhecimento do sistema fonológico da língua, isto é, do seu inventário de sons e das regras para combiná-los em unidades significativas. Analise as proposições abaixo.

I. Um modelo muito utilizado na literatura para a descrição do sistema fonológico da criança é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas que envolvem sequências de sons na pronúncia das palavras.

II. A maioria dos processos fonológicos faz parte do desenvolvimento atípico da fala, sendo eliminados ao longo dos anos escolares.

III. No distúrbio fonológico, a dificuldade está na representação mental da regra fonológica. Isso quer dizer que o indivíduo tem dificuldades em fazer uso das regras da fonologia de sua língua.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q143251 | Fonoaudiologia, Audição, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Considere os conceitos sobre "Processamento auditivo" e assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q140247 | Fonoaudiologia, Linguagem, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

No decorrer do desenvolvimento de linguagem de crianças com paralisia cerebral a expectativa é a de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q144096 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

São características clínicas do quadro de dispraxia desenvolvimental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q144779 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Sobre "Metaphon" é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q141211 | Fonoaudiologia, Analista Judiciário Fonoaudiólogo, TJ AP, FCC

Analise os conceitos sobre saúde infantil quanto à amamentação e assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.