Questões de Concursos Analista Judiciário História

Resolva questões de Analista Judiciário História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q142522 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Considere o trecho abaixo.
A promulgação de leis trabalhistas (...), com a instituição de órgãos que deram origem à Justiça do Trabalho, deu a partida para a criação de uma nova mentalidade, pautada pelo respeito à dignidade daquele que trabalha, criando marcos institucionais para preservar o trabalho como valor (...)
(GEMIGNANI, Tereza Aparecida Asta. A Preservação da Memória Social e a Justiça do Trabalho no Brasil: da menoridade à emancipação. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15 Região. Campinas-SP, n. 36, 2010, p. 40 Disponível em: http://portal.trt15 .jus.br/web/ biblioteca/revista-36 Acesso em: 25 de maio de 2015)
A mentalidade que vigorou no país até o marco histórico mencionado, antes de ser suplantada por uma ?nova mentalidade?, era caracterizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q141247 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Experiências recentes de gerenciamento de arquivos de ?autos findos? em memoriais ou centros de documentação vem mostrando a viabilidade de alguns caminhos e procedimentos para a melhor gestão, preservação e estímulo às pesquisas nesses acervos, considerando que se trata de um patrimônio de interesse público. A medida que destoa desse interesse público é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q144832 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Para que um artefato, uma manifestação popular ou qualquer bem cultural seja considerado Patrimônio Cultural, no Brasil, é imprescindível que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q145088 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Entre as várias atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória que visam estabelecer canais de comunicação entre o TRT e a sociedade, destaca-se o Programa Justiça e Cidadania que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q146887 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

A respeito dos Atos Institucionais decretados durante o regime militar no Brasil,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q146140 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Seu Mundinho, todo esse tempo combati o senhor. Fui eu quem mandou atirar em Aristóteles. Estava preparado para virar Ilhéus do avesso. Os jagunços estavam de atalaia, prontos para obedecer. Os meus e os outros amigos, para acabar com a eleição. Agora tudo acabou. (In: AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela)
O texto descreve uma realidade que, na história do Brasil, identifica o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q147702 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

O Ministro do Trabalho João Goulart provocou grande turbulência política em 1954 ao

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q141565 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Para serem considerados fontes documentais válidas em uma pesquisa histórica, os documentos devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.