Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Medicina

Resolva questões de Analista Judiciário Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q140551 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um paciente de 75 anos de idade buscou atendimento
médico, informando que, há 10 dias, apresenta cerca de 9-10
evacuações diárias de fezes líquidas, com sangue e muco, e
tenesmo, quadro ao qual, há 2 dias, associaram-se febre
(temperatura axilar de 39,0 ºC), dor abdominal difusa, sonolência,
desidratação associada a perda de peso corporal de 15% em
relação ao peso corpóreo antes do episódio diarreico.

Considerando essa situação clínica, julgue os itens de 69 a 75.

O diagnóstico de desidratação pode ser feito pela constatação de sede, presença de mucosas secas, de pele intertriginosa seca e com perda de sua elasticidade, oligúria, taquicardia e hipotensão postural.

  1. ✂️
  2. ✂️

282Q145678 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A perícia é conceituada como o meio de prova realizada por
técnicos ou doutos, promovida por autoridade judicial ou policial
e que tem por fim esclarecer a justiça acerca de fato de natureza
duradoura ou permanente. Quando, na perícia, há uma questão
médica, ocorre a chamada perícia médica, feita pelo perito
médico - que deve sempre ter em mente os aspectos éticos
envolvidos nessa atividade. Acerca desse tema, julgue os itens
que se seguem.

Quando for devidamente informado por aqueles que realizaram o exame pericial, o médico perito pode assinar laudos periciais ou de verificação médico-legal mesmo não tendo realizado essa avaliação ou participado pessoalmente dela.

  1. ✂️
  2. ✂️

283Q140831 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de documentos médicos comumente utilizados, julgue os
itens seguintes.

Proposta de aposentadoria por invalidez e laudo médicopericial são exemplos de documentos emitidos por junta de médicos peritos em caso de aposentadoria decorrente de doenças incapacitantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

284Q146979 | Direito Administrativo, Processo Administrativo Federal, Analista Judiciário Medicina, TRT 9a REGIÃO, FCC

Tendo em vista os termos da Lei nº 9.784/1999, que dispõe sobre o processo administrativo, é INCORRETO afirmar que o administrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q143920 | Informática, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Utilizando Microsoft Office Excel 2003 SP3 instalação padrão português Brasil, assinale a alternativa que apresenta uma função de data e hora desta planilha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q145520 | Português, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Texto associado.

LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO OFICIAL

DIMENSÕES DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO

No cenário de reformas educacionais, as transformações socioeconômicas interferem na escola e estimulam o desenvolvimento de estratégias específi cas de gestão do trabalho. As transformações organizacionais expressam-se, como lembram Terssac e Lompré (1996), em um conjunto de regulamentos e incitações, de dispositivos explícitos e obrigações implícitas, os quais se imbricam mais ou menos harmoniosamente com as regras em vigor. Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo, à cooperação, à descentralização e autonomia local (...). Contradições desse tipo são reguladas, por vezes, pelo trabalhador, em situação de urgência, incidindo sobre o modo operatório e degradando as condições de trabalho. Com base nos conhecimentos em ergonomia, sabe-se que, no curso da ação, o trabalhador decide sobre o modo operatório, a depender dos objetivos gerais da tarefa e daqueles objetivos que ele elabora para adaptar as suas operações ao quadro temporal e aos imprevistos que surgem derivados da variabilidade do objeto e dos processos (Theureau, 1990). Em situação de urgência (evento inesperado ou quando as tarefas se sobrepõem), o modo operatório possível é aquele mais rápido. Ora, trabalhar sob pressão temporal pode desfavorecer o desenvolvimento de estratégias de autoproteção à saúde, como buscar a postura mais confortável, permanecer sentado com o dorso apoiado, evitar abuso vocal. É possível também que o modo operatório mais rápido implique abandonar investimentos em direção à maior aproximação do aluno e das suas necessidades, denotando perda da qualidade e sensação de trabalho inacabado ou objetivo não alcançado. (...) A gestão da sala de aula é considerada dependente da expertise
pedagógica e das competências individuais e de relacionamento dos docentes, e pouca ênfase é dada às situações objetivas de trabalho. Exemplifi cando, no plano pedagógico está previsto trabalho em grupo. Contudo, a desproporção entre o número de alunos e o espaço físico gera perturbações na condução da atividade pedagógica. As ausências dos professores que foram convocados para tarefas outras na estrutura escolar, ou afastados por doença, provocam reordenamento do trabalho na escola. Os profi ssionais presentes terão de lidar com o aumento do volume de trabalho ao receberem em suas salas os alunos do colega que se ausentou. Os professores entrevistados por Silva (2007) têm a impressão de "guardar" aluno quando substituem a ausência do colega. Improvisos e criação de atividades em tempo real causam-lhes a sensação, segundo os seus dizeres, de "bombeiros para apagar incêndio" ou "gaiatos jogados na sala". Atividades dessa natureza são resultado dos improvisos dos "substitutos" no lugar do esperado ensino programático. Em realidade, na ausência do professor os alunos passam a fazer qualquer atividade para se manterem mais ou menos disciplinados dentro das escolas. Estas são situações que trazem consequências diretas para o rendimento ou aproveitamento dos alunos. Os professores convivem com a fragilidade da relação de seus alunos com o processo de aprendizagem, pois a abertura da escola a novos contingentes da população trouxe problemas inusitados. As restrições de acesso do universo familiar à cultura escolar e o consumo de produtos culturais de massa sob o signo da imagem e do som estão na base dos comportamentos alheios aos objetivos pedagógicos. Superar essa realidade é crucial para a motivação do aluno, que precisa ser convencido da importância do seu esforço para vencer as difi culdades e abrir-se para a dedicação (Barrère, 2002). (...) Resumindo, a gestão atua sobre os recursos humanos, gerando mais tarefas e exigindo um perfi l fl exível em detrimento de adequações ou de medidas facilitadoras como recursos materiais (microfones, salas de vídeo, ambiente multimeios), dimensio dimensionamentos qualitativo (habilidades e formação dos membros da equipe) e quantitativo do efetivo, projeto da sala de aula etc. Ou em outros casos, dependendo do modelo de gestão adotado pelas redes de ensino ou pelas escolas, pode resultar em práticas que bloqueiam a criatividade dos professores e interferem até mesmo na aprendizagem do aluno. Nos dizeres da professora entrevistada por Noronha (2001), há limites em sua autonomia, porque, muitas vezes, terá de trabalhar de uma forma contrária àquela mais apropriada, segundo a sua experiência com os alunos, para o nível e o estágio de aprendizagem do aluno. (Ada Ávila Assunção e Dalila Andrade Oliveira. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, nº 107, ago. 2009)

Os modos de gestão da carreira centrados no indivíduo convivem com o estímulo ao trabalho coletivo O trecho acima é adequadamente reformulado, substituindo-se o verbo conviver e mantendo o sentido global, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q141684 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As lesões por esforços repetitivos (LER), ou distúrbios
osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), representam
um grupo de manifestações heterogêneas e têm sido consideradas
importantes problemas de saúde pública nos países
industrializados. Com relação à norma técnica de avaliação de
incapacidade para fins de benefícios previdenciários do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) do Ministério da Previdência
e Assistência Social (MPAS) - Instrução Normativa INSS/DC
n.º 98/2003, também chamada de Norma Técnica das
LER/DORT -, julgue os itens que se seguem.

A norma regulamentadora 17 (NR-17) do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece algumas condições de trabalho úteis para programas de prevenção das LER/DORT.

  1. ✂️
  2. ✂️

288Q147352 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRE AP, FCC

A mais importante causa de mielopatia metabólica no homem, conhecida como degeneração combinada subaguda da medula (acometimento das colunas posteriores e laterais principalmente em nível cérvico-torácico), decorre da deficiência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q139813 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A artrite reativa (anteriormente chamada de síndrome de Reiter)
é uma das formas clínicas de expressão das espondiloartropatias.
A respeito desse tipo de artrite, julgue os itens a seguir.

Disúria, conjuntivite, balanite circinada, úlceras orais e ceratodermia blenorrágica são exemplos de manifestações extra-articulares associadas a essa espondiloartropatia.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q143914 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Judiciário Medicina, TRF 4a, FCC

A invalidação ou anulação do ato administrativo está relacionada, tecnicamente, à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q145489 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Medicina, TRF 4a, FCC

"M", tendo tomado posse e entrado em exercício no cargo de analista judiciário, deve ter conhecimento de que, nesta oportunidade, será considerado como um de seus deveres funcionais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q141652 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma mulher de 52 anos de idade procurou assistência
médica, relatando que, há 4 meses, passou a apresentar dispnéia
aos grandes esforços, que evoluiu para os médios esforços, tosse
seca noturna e, há uma semana ao realizar grande esforço físico,
apresentou episódio de queda ao solo com perda súbita e
transitória da consciência com duração de 4 minutos. Disse que
desde a infância foi informada de que tinha "problema cardíaco
congênito" porém sem maior repercussão. Negou hipertensão
arterial, hipercolesterolemia, tabagismo e etilismo. O exame
clínico mostrou pressão arterial de 95 mmHg × 65 mmHg,
freqüência cardíaca de 80 bpm; pulmões com murmúrio vesicular
fisiológico e presença de discretos estertores em terço inferior de
ambos hemitóraces; ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço
intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, com 2 cm
de extensão, impulsividade aumentada - cupuliforme -, palpase
também frêmito sistólico na base do pescoço; àausculta, o
ritmo cardíaco era regular em 3 tempos (B4), com sopro sistólico
rude, ejetivo, de grau 5 (classificação de Levine), mais bem
audível no foco aórtico, irradiado para base do pescoço, carótidas
e região interescapulovertebral direita, e que reduz de intensidade
durante a manobra de preensão manual (hand-grip); pulsos
arteriais palpáveis e com amplitude diminuída; abdome livre, sem
visceromegalias. Extremidades sem edemas. Eletrocardiograma
convencional mostrou ritmo sinusal, sinais de sobrecarga do átrio
e do ventrículo esquerdos, alterações difusas e secundárias da
repolarização ventricular e a radiografia de tórax mostrou índice
cardiotorácico de 0,50; discreta congestão pulmonar no terço
inferior de ambos os campos pulmonares, borramento peri-hilar
e retificação leve do segundo arco cardíaco.
Considerando os dados disponibilizados no quadro clínico acima
descrito, julgue os itens de 142 a 147.

A paciente ainda não apresenta critérios para que se indique cirurgia de troca valvar.

  1. ✂️
  2. ✂️

293Q144731 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRF 5a, FCC

Um paciente diabético, com anemia falciforme e que usa grandes quantidades de analgésicos, apresenta risco de desenvolver

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q146526 | Direito Administrativo, Analista Judiciário Medicina, TRF 4a, FCC

Considere as situações dos servidores públicos abaixo:

I. "T", servidora pública federal, afastou-se da sede em caráter transitório para outro ponto do território nacional. Portanto, deverá receber, além das passagens, a indenização para despesas extraordinárias, a exemplo da locomoção urbana.
II. "F", servidora federal, utiliza meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo. Assim, deverá receber indenização para despesas dessa natureza.

Nesses casos, à "T" e à "F" serão concedidas, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q144035 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRE RR, FCC

Considere os dados clínicos e laboratoriais abaixo.

I. Elevação da proteína no liquor e contagem de células inferior a 10/mm 3 .

II. Arreflexia distal.

III. Febre no início do quadro.

IV. Fraqueza em membros inferiores com assimetria persistente.

Nos pacientes portadores da síndrome de Guillain-Barré é mais provável o encontro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q143307 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRF 4a, FCC

Para um indivíduo normal será considerado fator de risco, para doença arterial coronária, a ocorrência de infarto do miocárdio em seu

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q146965 | Português, Analista Judiciário Medicina, TRE RO, AOCP

Todas as palavras abaixo apresentam o mesmo número de letras e de fonemas, EXCETO

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q146741 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 3a Região, FCC

A síndrome de Felty, que acomete pacientes com artrite reumatoide, consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q144972 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A hipertensão arterial é um dos mais significativos fatores de
risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares,
associando-se a cerca de 40% das mortes por acidente vascular
cerebral e a 25% daquelas decorrentes de doença coronariana.
Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O fenoldopam é um antagonista seletivo dos receptores dopaminérgicos do tipo 1 (DA1), muito útil no tratamento das emergências hipertensivas, entretanto seu uso tem sido associado à piora da função renal nessas situações.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q143799 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma senhora de 65 anos de idade foi levada ao serviço
de pronto atendimento por seus vizinhos, que relataram que a
paciente foi encontrada praticamente desacordada na sala de sua
residência há cerca de 14 horas. Informaram que a paciente tem
"problema de tireóide". No exame físico, foram constatados os
seguintes achados relevantes: importante redução do nível de
consciência, pouca resposta aos estímulos externos, sem outros
sinais neurológicos de localização, pressão arterial de
130 mmHg × 105 mmHg, freqüência cardíaca de 45 bpm,
temperatura axilar de 33,5 ºC; ritmo cardíaco regular
bradicárdico, com bulhas hipofonéticas, sem sopros; pulmões
com murmúrio vesicular rude, sem ruídos adventícios; abdome
livre, ruídos hidraéreos normais; extremidades sem edema ou
cianose. Hemograma completo mostrou leucocitose de 15.000
células/mL, com desvio à esquerda até mielócitos e granulações
tóxicas nos leucócitos. Exame de urina (EAS) mostrou urina
turva, teste do nitritopositivo, ausência de outros elementos
anormais, presença de 20 leucócitos/campo, ausência de
hemácias, presença de inúmeros cilindros leucocitários e presença
de bacteriúria. O resultado da bioquímica do sangue foi o
seguinte: glicemia = 50 mg/dL (valores de referência: 60 -
110 mg/dL), sódio = 115 mEq/L (valores de referência: 135 -
145 mEq/L), potássio = 4 mEq/L (valores de referência: 3,5 - 5,0
mEq/L), duas dosagens de troponina I (na admissão e 6 horas
depois) foram iguais a 0,008 ng/mL e 0,010 ng/mL,
respectivamente (valor de referência: < 0,05 ng/mL). O
eletrocardiograma convencional (admissão) mostrou bradicardia
sinusal, baixa voltagem nas derivações periféricas, retificação
difusa do segmento ST, sem alterações na onda T. Radiografia de
tórax no leito mostrou aumento moderado da área cardíaca, com
aspecto de coração "em moringa", sem sinais de congestão
pulmonar ou de infiltrados nos campos pulmonares.

Com base nas informações do quadro clíncoacima descrito,
julgue os itens de 120 a 130.

A determinação dos níveis séricos de TSH e de T4 livre é útil nessa emergência clínica.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.