Questões de Concursos Analista Judiciário Medicina Clínica

Resolva questões de Analista Judiciário Medicina Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q961074 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Uma paciente de 12 anos foi submetida a uma colonoscopia durante uma investigação de um quadro anêmico de longa data. O exame revelou a presença de inúmeros pólipos hamartomatosos. Ao exame físico notaram-se manchas melanóticas em cavidade oral, em região perioral e plantar. A mãe revela que estas manchas estão presentes desde o nascimento. Apresenta história familiar positiva para quadros semelhantes.” Qual o diagnóstico mais provável desta paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q961075 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente de 9 anos de idade, 29kg, apresenta quadro de oligúria, hematúria, hipertensão arterial e edema periorbitário há cerca de 10 dias. Apresenta, ainda, hipocomplementemia às custas de C3, além de proteinúria de 400 mg em 24 horas. Relata quadro de impetigo três semanas antes do início do quadro. Anti-DNA se B aumentado.” Considerando o diagnóstico do paciente e o tempo de doença já transcorrido, qual achado indica a realização de biópsia renal neste momento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q961076 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Uma mulher de 20 anos apresenta quadro de fraqueza, prurido e febre com calafrios há 45 dias. Relata possível emagrecimento neste período além de dor em ‘nódulos’ que apareceram em região cervical e supraclavicular, especialmente quando ingere bebidas alcoólicas. Sua radiografia de tórax evidenciou alargamento mediastinal importante. No exame físico notaram-se linfonodos endurecidos e aumentados em cadeias cervicais anteriores e supraclaviculares. Solicitou-se biópsia excisional de gânglio cervical. Há cerca de 10 dias vem evoluindo com anasarca e uma proteinúria de 24h de 4 g.” Considerando que a paciente evoluiu com síndrome nefrótica, qual a forma mais associada à provável patologia de base da paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q961077 | Medicina, Clínica Médica Humana, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um homem de 75 anos apresenta queixa de fadiga há dois anos e aparecimentos de grandes equimoses com pequenos traumas. Foi solicitado hemograma: Hb: 8,5 g/dL; Ht: 27%; Leucócitos: 60.000 (segmentados = 15%, linfócitos = 78%, eosinófilos = 1% e monócitos = 6%); Plaquetas: 55.000/mm³. Ao exame físico: linfadenopatia cervical. Exame abdominal sem alterações. Na investigação diagnóstica posterior, constatou-se leucemia linfocítica crônica.” Qual é o estadiamento de RAI deste paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q961078 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente portador de asma vem apresentando sintomas constantes e, com isso, necessitou de diversas doses de fenoterol nos últimos três dias. Hoje precisou de internação devido à piora dos sintomas. Foi realizado um eletrocardiograma que revelou algumas alterações na repolarização ventricular, as quais o médico de plantão não soube especificar.” Considerando a história recente do paciente, qual a alteração eletrolítica espera-se encontrar nos exames laboratoriais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q961079 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Um paciente de 3 anos apresenta quadro de anemia ferropriva a esclarecer, refratária a terapia oral com sulfato ferroso. Na anamnese constata-se dificuldade de ganho ponderal, diversos episódios de vômitos, irritabilidade, distensão abdominal e diarreia. Quadro se iniciou aos 7 meses de vida. Foram solicitados anticorpos antitransglutaminase tecidual IgA e antigliadina IgA e IgG, que apresentaram resultados positivos.” Conforme o diagnóstico, qual condição NÃO se encontra associada a esta patologia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q961080 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A síndrome da antidiurese inapropriada é uma importante causa de hiponatremia euvolêmica e pode estar associada a distúrbios do sistema nervoso central, doenças pulmonares, uso de medicamentos, dentre outras. Nesta patologia, NÃO é esperado o seguinte achado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q961081 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Em pacientes que se queixam de vertigem é importante a diferenciação de uma síndrome central de uma periférica. Assinale, a seguir, uma característica típica de pacientes portadores de uma síndrome vertiginosa central.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q961082 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As parasitoses intestinais estão frequentemente associadas a quadros benignos e de fácil resolução; no entanto, também podem gerar importantes complicações, incluindo casos fatais. Antes de iniciar uma terapia de imunossupressão com corticoides em uma região endêmica para tais parasitoses, uma atenciosa pediatra resolveu realizar o tratamento empírico de seu paciente de 12 anos de idade, visando evitar a síndrome de hiperinfecção e sepse por micro-organismos Gram-negativos entéricos. Com este objetivo, esta terapia empírica deverá cobrir obrigatoriamente o seguinte agente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q961083 | Medicina, Distúrbios Nutricionais, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Considere um paciente que se encontre em acidose metabólica cujos exames laboratoriais mostrem: Na: 136 mEq/L, HCO3: 16 mEq/L e Cl: 111 mEq/L.” Analise as situações mais compatíveis com os exames apresentados pelo paciente. I. Acidose tubular renal tipo I. II. Cetoacidose diabética. III. Hipoaldosteronismo. IV. Intoxicação por salicilato. Estão corretas apenas as alternativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q961084 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Uma importante manifestação extra-articular de pacientes portadores de artrite reumatoide é o acometimento pulmonar, podendo levar à formação de derrames pleurais. Quais características são esperadas no líquido pleural destes pacientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q961085 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

A leucemia mieloide aguda apresenta um amplo espectro de manifestações clínicas e pode ser dividido em oito subtipos (M0 – M7). Qual o subtipo mais associado à ocorrência de Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD) e o medicamento capaz de controlar esta manifestação, melhorando o prognóstico do paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q961086 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.”
Qual é a forma mais comum e considerada a mais grave de nefrite lúpica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q961087 | Medicina, Doenças do Colágeno, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente. “Uma das mais importantes causas de morbimortalidade em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico é o acometimento glomerular através das diversas formas de manifestação da nefrite lúpica.” Qual anticorpo a seguir apresenta associação negativa com a nefrite lúpica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q961088 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As manifestações extraintestinais das doenças inflamatórias intestinais variam desde alterações cutâneas até o acometimento da árvore biliar. Além disso, apresentam marcadores laboratoriais mais específicos de cada forma de doença. Qual das manifestações está mais comumente relacionada à doença de Crohn do que à retocolite ulcerativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q961089 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Considerando indivíduos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale as medidas que reduzem a mortalidade destes pacientes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q961090 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Existe uma ordem para a interpretação dos marcadores virais da hepatite B com a qual chega-se ao diagnóstico do paciente no momento. No entanto, existem algumas situações especiais, como a presença de mutações. Assinale a situação mais compatível com um indivíduo portador de hepatite B com mutação da região pré-core em replicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q961091 | Medicina, Oncologia, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Certa paciente apresentou exame colpocitológico alterado e em sua investigação posterior foi diagnosticado carcinoma epidermoide de colo uterino. No estadiamento clínico detectou-se um tumor de colo de 4 cm, exofítico, que acometia, também, o terço superior da vagina. Ao toque retal: paramétrios acometidos.” De acordo com o estágio atual da doença desta paciente, qual é a melhor forma de tratamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q961092 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Uma paciente de 35 anos apresenta quadro de dor abdominal, febre não aferida, palidez, fadiga e confusão mental. Apresenta equimoses aos mínimos traumas, petéquias em membros inferiores e epistaxe. Seus exames laboratoriais mostram anemia com reticulocitose, leucocitose, importante plaquetopenia, aumento da LDH e da bilirrubina indireta, queda da haptoglobina, esquizócitos em sangue periférico e alteração discreta da função renal.” Considerando o diagnóstico mais provável para esta paciente, qual o tratamento de escolha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q961093 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Clínica, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

“Paciente de 30 anos apresenta dor lombar de forte intensidade, à esquerda, irradiando para flanco e região escrotal, associada à disúria. Não apresenta sinais de peritonite. Foi feito o diagnóstico clínico de nefrolitíase.” Sobre essa patologia, analise as afirmativas a seguir. I. Os cálculos de cistina e estruvita formam-se mais facilmente em Ph básico. II. É uma doença que acomete predominantemente as mulheres. III. A principal causa de nefrolitíase é a hipercalciúria idiopática. IV. A redução do cálcio da dieta pode aumentar a formação de cálculos de oxalato de cálcio. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.