Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Medicina do Trabalho

Resolva questões de Analista Judiciário Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q155988 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

A Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST- SUS), de 30 de outubro de 1998, tem por objetivo orientar e instrumentalizar a realização das ações de saúde dos trabalhadores, pelos Estados, Distrito Federal e Municípios. São ações previstas nesta Norma a

I. garantia do atendimento ao acidentado do trabalho e ao suspeito ou portador de doença profissional ou do trabalho, por meio da rede própria ou contratada, dentro de seu nível de responsabilidade da atenção.
II. notificação dos agravos à saúde e dos riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.
III. realização de ações de vigilância nos ambientes e processos de trabalho, compreendendo a identificação das situações de risco e a tomada de medidas pertinentes para a resolução da situação e a investigação epidemiológica.

Os itens I, II e III são atribuições, respectivamente, das esferas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q154090 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Dada a complexidade do conceito de saúde, a tarefa de mensurá-la também é complexa. Indicador de saúde é em geral usado para medir aspectos não sujeitos à observação direta, como normalidade e felicidade. Com relação à construção de indicadores de saúde, considere:

I. Validade diz respeito à obtenção de resultados semelhantes, quando a mensuração é repetida.

II. A questão do sigilo se aplica somente à clínica, não devendo ser considerada quando se trata da construção de indicadores de saúde.

III. Morbidade e mortalidade são consideradas indicadores de saúde.

IV. Indicadores demográficos também são considerados indicadores de saúde.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q154051 | Administração Pública, Controle da administração públicaauditoria, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

Com relação à classificação dos indicadores de gestão, considere as afirmativas abaixo.

I. Indicadores de produtividade permitem medir a efi- ciência na aplicação dos recursos para a geração de bens e serviços.

II. Indicadores de qualidade visam aperfeiçoar proces- sos e expressam a eficácia na obtenção da conformidade do produto e do processo.

III. Indicadores de desempenho são fundamentais para as organizações contemporâneas.

IV. Indicadores de resultados são utilizados na monitoração do grau de sucesso dos objetivos perseguidos, que dependem exclusivamente das competências da empresa, visto não serem influenciados por fatores externos.

V. Indicadores que não espelhem esforços e metas dos programas internos de melhorias dizem muito pouco à organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q148229 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em que Norma Regulamentadora (NR) temos o Anexo que estabelece parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse serviço, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança, saúde e desempenho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q149609 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

A Vigilância Ambiental em Saúde é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde. São objetivos da Vigilância Ambiental em Saúde:

I. Identificar os riscos e divulgar as informações referentes aos fatores ambientais condicionantes e determinantes das doenças e outros agravos à saúde.
II. Produzir e interpretar informações, visando a disponibilizar ao SUS instrumentos para o planejamento e execução de ações relativas às atividades de promoção da saúde e de prevenção e controle de doenças relacionadas ao meio ambiente.
III. Fiscalizar a execução das ações de proteção da saúde humana relacionadas ao controle e recuperação do meio ambiente, aplicando as multas cabíveis ao detectar o descumprimento das normas que regem as relações entre trabalho e meio ambiente.
IV. Conhecer e estimular a interação entre saúde, meio ambiente e desenvolvimento, visando ao fortalecimento da participação da população na promoção da saúde e qualidade de vida.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q148565 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento. De acordo com a NR 24, esse refeitório deve ter

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q152207 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Em relação ao formulário do PPP-Perfil Profissiográfico Previdenciário, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q152563 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Na aplicação da NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI, compete recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade:

I. o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

II. a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (e m empresas desobrigadas de manter o SESMT).

III. ao designado, mediante orientação de profissional tecnicamente habilitado, nas empresas desobrigadas de constituir CIPA.

IV. o técnico designado pela Delegacia Regional do Trabalho, quando da inspeção prévia (nos casos de empresas que possuam até 4 empregados).

V. a entidade sindical da categoria.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q155324 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em relação às radiações ionizantes, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q148231 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das parasitoses intestinais.

No Brasil, os parasitas mais comumente encontrados nas crianças em idade pré-escolar e escolar são o Strongyloides stercoralis e o Enterobius vermicularis
.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q148445 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

Em relação à exposição a metais pesados é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q152677 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

A reestruturação produtiva realizada no Brasil em vários setores da economia, com mais intensidade a partir da década de 1990,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q152361 | Direito Constitucional, Remédios Constitucionais Habeas Corpus, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

De acordo com a Constituição Federal brasileira, conceder-se-á mandado de injunção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q150531 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

Texto associado.

Paciente, 35 anos, nega hipertensão arterial, diabetes e
dislipidemias, realizou nesta semana dois turnos extras, foi le-
vado ao posto médico da metalúrgica em que trabalha de-
vido cefaleia em região da nuca e mal-estar. Aferido
PA = 160/100 mmHg.

A exposição ao Benzeno é deletéria, sendo que exposições agudas podem levar a morte e a exposição crônica dependendo do nível de exposição pode levar alterações graves ao organismo humano. O principal local que o Benzeno atua causando sua maior consequencia é no sistema

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q148778 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Um homem com 38 anos de idade procurou o pronto atendimento médico, referindo cefaleia havia 2 horas, frontotemporal à esquerda, pulsátil, de forte intensidade, acompanhada de náusea e fotofobia, que piora ao subir escadas. Relatou episódios semelhantes desde a adolescência, em média cinco vezes ao mês. O exame físico mostrou: paciente consciente e orientado, com frequência cardíaca de 88 bpm, frequência respiratória de 16 irpm, saturação de O2 de 96% e pressão arterial de 160 mmHg × 100 mmHg. Os demais dados do exame físico e neurológico não apresentaram alterações significativas.

A partir da situação clínica acima apresentada, julgue os itens que se seguem.


Na situação clínica apresentada, indica-se a redução imediata da pressão arterial para níveis inferiores a 130 mmHg × 80 mmHg com nifedipina na dose de 10 mg por via sublingual.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q148969 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q149533 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 19 anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relata ser portadora de febre reumática (FR) desde a infância. Diz ter sido dispensada da educação física no ensino médio por apresentar dispneia durante as atividades que exigiam corridas. Refere há uma semana piora progressiva da dispneia, tendo inclusive apresentado um episódio de dispneia que a despertou do sono esta noite. No momento, queixa-se de importante dispneia. O exame físico mostrou paciente dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 26 irpm, saturação de O2 de 90%, pressão arterial de 110 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm, ritmo cardíaco em dois tempos, além de ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda, na linha hemiclavicular. A paciente apresenta estalido de abertura da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico 3+/4, no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. Os demais dados do exame físico não apresentam alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.

No quadro clínico descrito, o desvio do brônquio fonte esquerdo para cima, visualizado pela radiografia de tórax, ocorreu em virtude do aumento do ventrículo esquerdo, que o rechaçou distalmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q155667 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

A empresa deverá comunicar todo acidente de trabalho à Previdência Social, sob pena de multa. A formalização dessa comunicação, caso a empresa não o faça, cabe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q151441 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Segundo a NR 7, o PCMSO deve realizar

I. diagnóstico precoce de PAIR.

II. rastreamento de intoxicação por mercúrio.

III. ações de prevenção primária para doenças e acidentes.

IV. ações de prevenção terciária.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q152023 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

O diagnóstico de intoxicação por monóxido de carbono (CO) pode ser confirmado por meio de dosagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.