Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Medicina do Trabalho

Resolva questões de Analista Judiciário Medicina do Trabalho comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q151505 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.

Doenças muito prevalentes na população em geral, tais como manifestações psicossomáticas do tipo ansiedade ou depressão, ainda que identificadas após a ocorrência de acidente de trabalho, não devem ser consideradas consequência deste.

  1. ✂️
  2. ✂️

242Q149995 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 19 anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relata ser portadora de febre reumática (FR) desde a infância. Diz ter sido dispensada da educação física no ensino médio por apresentar dispneia durante as atividades que exigiam corridas. Refere há uma semana piora progressiva da dispneia, tendo inclusive apresentado um episódio de dispneia que a despertou do sono esta noite. No momento, queixa-se de importante dispneia. O exame físico mostrou paciente dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 26 irpm, saturação de O2 de 90%, pressão arterial de 110 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm, ritmo cardíaco em dois tempos, além de ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda, na linha hemiclavicular. A paciente apresenta estalido de abertura da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico 3+/4, no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. Os demais dados do exame físico não apresentam alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.


A explicação mais aceita atualmente para a origem da lesão valvar da paciente em apreço é a de que, após a FR, anticorpos reativos ao tecido cardíaco, por reação cruzada com antígenos do estreptococo, se fixam à parede do endotélio valvar e favorecem a infiltração celular por neutrófilos, macrófagos e linfócitos T, gerando inflamação, destruição tecidual e necrose.

  1. ✂️
  2. ✂️

243Q154918 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

O trabalhador que executa suas funções em minas extrativistas tem maior risco de desenvolver

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q152775 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

Cada distúrbio do grupo LER/DORT tem um quadro clínico diferente em virtude da localização anatômica e das estruturas e funções acometidas. Dessa forma, para o diagnóstico correto é importante conhecer as funções das estruturas anatômicas envolvidas. O nervo que é responsável pela sensibilidade da região da tabaqueira anatômica e face dorsal dos dedos polegar, indicador, médio e porção lateral do dedo anular até a articulação interfalângica distal é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q149211 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

O ser humano possui defesas orgânicas que o auxiliam na proteção contra riscos ambientais e ocupacionais. No entanto, exposições frequentes e contínuas a riscos favorecem a ocorrência de determinadas doenças ocupacionais. Considerando a toxicologia ocupacional, julgue os seguintes itens.

Dermatites causadas por irritantes químicos em contato direto com a pele são doenças de difícil controle e normalmente não desaparecem após a suspensão do contato.

  1. ✂️
  2. ✂️

246Q155271 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

O ser humano possui defesas orgânicas que o auxiliam na proteção contra riscos ambientais e ocupacionais. No entanto, exposições frequentes e contínuas a riscos favorecem a ocorrência de determinadas doenças ocupacionais. Considerando a toxicologia ocupacional, julgue os seguintes itens.

A intoxicação por mercúrio ocorre por inalação ou absorção pela pele, sendo efeito comum dessa intoxicação o acúmulo desse elemento químico no sistema nervoso central do indivíduo intoxicado.

  1. ✂️
  2. ✂️

247Q148616 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Em trabalhadores expostos a produtos químicos neurotóxicos, a ataxia cerebelosa correlaciona-se à exposição aos seguintes metais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q155645 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

A fiscalização do cumprimento das disposições legais e/ou regulamentares sobre segurança e saúde do trabalhador pode gerar algumas medidas e procedimentos administrativos. Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q150621 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego para a estruturação da comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA).

Os membros da CIPA representantes dos empregados devem ser eleitos em escrutínio secreto, do qual participam apenas os empregados interessados.

  1. ✂️
  2. ✂️

250Q148400 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

O tipo de risco químico em comum a que estão expostos trabalhadores de mineração a céu aberto, indústria cerâmica, fundição, corte de pedras e lapidação de pedras semipreciosas é o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q152076 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

Sobre o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q154962 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Considerando as profundas modificações que ocorrem nos processos de trabalho, no mundo inteiro, em decorrência das inovações tecnológicas e da pressão econômica exercida pela globalização, julgue os próximos itens, que dizem respeito à relação entre saúde/doença e ambiente de trabalho.

A mecanização dos processos de trabalho tem ocasionado o surgimento de novos fatores de risco ao ambiente de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

253Q149681 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito das parasitoses intestinais.


Um dos tratamentos de primeira linha da oxiuríase é o pamoato de pirantel em dose única.

  1. ✂️
  2. ✂️

254Q154575 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

Texto associado.

Paciente, 35 anos, nega hipertensão arterial, diabetes e
dislipidemias, realizou nesta semana dois turnos extras, foi le-
vado ao posto médico da metalúrgica em que trabalha de-
vido cefaleia em região da nuca e mal-estar. Aferido
PA = 160/100 mmHg.

Em relação às doenças do sistema circulatório relacio- nadas com o trabalho, está correta a relação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q155891 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

Conforme a diretriz do NOST-SUS, a Gestão Plena da Atenção Básica prevê, entre outras, a seguinte Ação de Saúde do Trabalhador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q154964 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Considerando a organização dos serviços de saúde do trabalhador proposta pela Organização Internacional do Trabalho, julgue os itens subsecutivos.

Cabe ao serviço de saúde no trabalho a organização dos primeiros socorros e do atendimento de urgência apropriados aos riscos que a empresa ofereça à saúde do trabalhador.

  1. ✂️
  2. ✂️

257Q151049 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Segundo o Código de Ética Médica, através da Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1931, de 17 de Setembro de 2009, o médico poderá

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q152882 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

No Brasil, o processo de produção utiliza várias substâncias químicas, como solventes, agrotóxicos, metais pesados e outros, gerando um quadro com alto índice de trabalhadores intoxicados. Um trabalhador exposto ao METIL MERCÚRIO apresenta efeitos neurotóxicos que podem se traduzir por distúrbios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q155507 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

O regime de trabalho intermitente com descanso no próprio local de trabalho deve considerar a intensidade de trabalho e a intensidade do calor, medido através do IBUTG. Assim, em função dos limites de tolerância de exposição ao calor, recomenda-se, para trabalhadores em atividades pesadas, um regime de trabalho de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q151676 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TST, FCC

Segundo a Norma Regulamentadora 9 (NR 9), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.