Questões de Concursos: Analista Judiciário Medicina do Trabalho

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista Judiciário Medicina do Trabalho. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q151201 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

Pneumoconiose, fibrose maciça progressiva, bronquite crônica e enfisema pulmonar são entidades clínicas que podem ocorrer de forma isolada ou combinadas devido à exposição

62 Q148536 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 23a REGIÃO, FCC

É considerada contraindicação para o trabalho em turnos:

63 Q147893 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 3a Região, FCC

Dentre as Convenções da Organização Internacional do Trabalho - OIT que já foram ratificadas pelo Governo do Brasil e estão em vigor encontra-se a

64 Q156139 | Informática, Sistema Operacional e Software, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Utilizando apenas os recursos do Explorador do Windows XP, para efetuar a cópia de um único arquivo localizado dentro da pasta A, que está compactada (zipada), para a pasta B, é necessário

65 Q148763 | Direito Eleitoral, Direitos Políticos, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRE PE, FCC

Mônica, brasileira, casada, com vinte e um anos de idade, estudante de direito, está envolvida com os problemas políticos do país, participando da Comissão de Acadêmicos da Faculdade LEI, sendo filiada ao partido político ABC. Mônica, com o incentivo de seus colegas universitários, decide se candidatar para as próximas eleições. Mônica, preenchendo todas as condições constitucionais de elegibilidade, poderá candidatar-se aos cargos de

66 Q155174 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 14a Região, FCC

Texto associado.

Paciente, 35 anos, nega hipertensão arterial, diabetes e
dislipidemias, realizou nesta semana dois turnos extras, foi le-
vado ao posto médico da metalúrgica em que trabalha de-
vido cefaleia em região da nuca e mal-estar. Aferido
PA = 160/100 mmHg.

Para a Previdência Social, define-se como acidente de trabalho aquele que ocorre

68 Q150177 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.

Diante da ocorrência de um acidente de trabalho em que não haja emissão e protocolo de comunicação de acidente de trabalho ao INSS, não se pode caracterizar o evento como de natureza acidentária, não tendo, portanto, o trabalhador nenhum direito previdenciário.

69 Q153323 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 6a Região, FCC

Sobre os efeitos do monóxido de carbono (CO) na fisiologia respiratória, considere as afirmações:

I. O monóxido de carbono combina-se com a molécula de hemoglobina no mesmo ponto em que se liga o oxigênio, porém com afinidade e tenacidade muito maiores, podendo deslocar o oxigênio da hemoglobina.
II. O oxigênio em altas pressões alveolares desloca o monóxido de carbono de sua combinação com a hemoglobina.
III. A administração simultânea de dióxido de carbono a 5% ao paciente intoxicado por CO é benéfica, por estimular o centro respiratório aumentando a ventilação alveolar.

Está correto o que se afirma em

70 Q148527 | Medicina, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 19 anos de idade, primigesta, no sétimo mês de gestação, relata ser portadora de febre reumática (FR) desde a infância. Diz ter sido dispensada da educação física no ensino médio por apresentar dispneia durante as atividades que exigiam corridas. Refere há uma semana piora progressiva da dispneia, tendo inclusive apresentado um episódio de dispneia que a despertou do sono esta noite. No momento, queixa-se de importante dispneia. O exame físico mostrou paciente dispneica, acianótica, normocorada, com frequência respiratória de 26 irpm, saturação de O2 de 90%, pressão arterial de 110 mmHg × 60 mmHg, frequência cardíaca de 102 bpm, ritmo cardíaco em dois tempos, além de ictus palpável no quinto espaço intercostal à esquerda, na linha hemiclavicular. A paciente apresenta estalido de abertura da primeira bulha, hiperfonese da segunda bulha e sopro diastólico 3+/4, no quinto espaço intercostal, na linha hemiclavicular à esquerda. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes bilateralmente até o terço médio. Os demais dados do exame físico não apresentam alterações significativas. A radiografia de tórax mostrou infiltrados pulmonares bilaterais, sinal do duplo contorno na área cardíaca e desvio do brônquio fonte esquerdo para cima.

Considerando o quadro clínico acima descrito, julgue os próximos itens.


Após a estabilização do quadro atual, a referida paciente deve ser orientada a sempre informar ao médico assistente sobre sua condição de portadora de cardiopatia valvar antes de procedimento cirúrgico associado a alta incidência de bacteremia transitória, visando a antibioticoterapia profilática para prevenção de endocardite infecciosa.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.