Questões de Concursos: Analista Judiciário Odontologia Prótese

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista Judiciário Odontologia Prótese. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q151953 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A razão primária da opção pelo uso de um pino é obter a retenção do núcleo que substitui a estrutura dentária coronal perdida. Por essa razão,

12 Q148796 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Atualmente, os implantes são uma opção no tratamento de todos os tipos de perdas dentárias. Considere: I. o planejamento reverso consiste em antecipar os resultados do tratamento ao paciente, através do enceramento diagnóstico que, sendo visualizados, tornam-se mais compreensíveis e mais facilmente executáveis pelo profissional.
II. o guia cirúrgico possibilita maior precisão para o enceramento diagnóstico.
III. a presença de radiopacidade na área do implante indica presença de osseointegração.
IV. as sobredentaduras estão indicadas nos casos em que a reabsorção severa das bases ósseas não permite a instalação de número suficiente de implantes para a confecção da prótese fixa.
V. as contraindicações para implantes dentários são absolutas e relativas. Dentre as absolutas destacam-se: paciente jovem em idade de crescimento, cardiopatias de alto risco e outras doenças sistêmicas não controladas.
Está correto o que consta APENAS em

13 Q150004 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Com relação às próteses fixas metalocerâmicas,

14 Q155955 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Uma oclusão dentária equilibrada consiste na coincidência da relação cêntrica com a máxima intercuspidação habitual e na presença de movimentos excursivos funcionais livres de interferências tanto nos movimentos de lateralidade quanto no de protrusão da mandíbula. Por esta razão,

15 Q148138 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

O principal desafio na confecção de próteses dentais parciais removíveis de extremo livre são as forças laterais que incidem sobre o dispositivo, os dentes remanescentes e os tecidos de suporte devido à diferença que se estabelece entre a elasticidade das fibras periodontais e a compressibilidade da mucosa de revestimento do rebordo residual. Algumas estratégias para minimizar essas forças incluem

16 Q151375 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

As próteses dentais parciais removíveis para rebordos de extremo livre bilateral são mais susceptíveis às forças de deslocamento lateral e vertical. Estas podem variar dependendo do ponto de aplicação da força, da extensão da extremidade livre, da altura do rebordo, da maior ou menor rigidez do conector maior, do desenho e da adaptação do sistema de retenção, da resiliência da fibromucosa e do grau de mobilidade do dente suporte. É INCORRETO afirmar que

17 Q148515 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Para a montagem dos dentes em uma prótese dental total deve-se ter como orientação a linha alta do sorriso, a linha média e a linha dos caninos. A tomada correta dessas medidas depende da obtenção correta da Dimensão Vertical de Oclusão e do Plano de Orientação Individual. Considere:
I. A Dimensão Vertical de oclusão na prótese total é a distância vertical que estabelece a relação entre a maxila e mandíbula quando os planos de cera estiverem em repouso e não se alteram ao longo da vida.
II. O Plano de Orientação Individual pode ser obtido através do desgaste de Paterson.
III. A escolha dos dentes artificiais deve levar em conta a altura e a largura dos seis dentes anteriores superiores e inferiores.
IV. Para a montagem dos dentes artificiais deve-se considerar a oclusão, a disposição do elemento na arcada, seu alinhamento no arco dental, a relação com o rosto do paciente, e com os arcos superior e inferior no movimento de lateralidade e protrusão.
V. Em situações harmônicas o plano de Camper corresponde, em tecido mole, ao plano que vai do trágus à asa do nariz, e posiciona-se paralelamente ao plano oclusal.
Está correto o que consta em

18 Q154000 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Um bom cimento adesivo não é suficiente para fixar, apenas por adesão, uma prótese dental parcial fixa. Para este fim deve-se considerar como fatores complementares para melhor fixação: I. Quanto maior a área do preparo, maior será a retenção.
II. As movimentações da prótese no sentido vestíbulo lingual não serão controláveis caso não se tenha seguido os princípios do polígono de Roy.
III. A angulação das paredes do preparo deve ser maior do que 6°.
IV. Os preparos não devem invadir o espaço biológico nem destruir as papilas gengivais.
V. A saúde do tecido gengival está diretamente relacionada com o término do preparo e a ocorrência de acúmulo do biofilme nessa região.
Está correto o que consta APENAS em

19 Q150925 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Com relação às próteses dentais fixas,

20 Q153969 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Dentre os procedimentos e condições relacionadas com a recuperação funcional possibilitada por próteses dentais considere: I. Interferências oclusais podem passar despercebidas durante o ajuste e cimentação das próteses fixas. Muitos pacientes apresentam contatos nos movimentos de protrusão ou lateralidade que não foram identificados durante a sessão de cimentação. A consulta de controle posterior possibilita identificar, avaliar e, se necessário, corrigir essas imperfeições.
II. As restaurações indiretas não estão indicadas nos casos de cavidades que apresentem uma largura maior do que 1/3 da distância entre as cúspides.
III. O degrau oclusal tem como função criar espaço para o metal, para reforçar a margem oclusal da cúspide funcional, devendo seu formato ser arredondado e feito nas faces vestibular e lingual.
IV. Uma das vantagens da restauração onlay é a redução da pressão hidráulica durante a cimentação.
V. As próteses de uso temporário podem ser diretas ou indiretas, confeccionadas para a utilização durante o período compreendido entre o preparo coronário e a cimentação da prótese final e devem atender os princípios biológicos, mecânicos e estéticos.
Está correto o que consta em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.