Questões de Concursos: Analista Judiciário Odontologia Prótese

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Analista Judiciário Odontologia Prótese. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q148468 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

No processo de construção e instalação de próteses dentais fixas,

32 Q153210 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

O correto planejamento das próteses dentais parciais removíveis é fundamental para restaurar funcional e esteticamente os pacientes parcialmente dentados, em especial para os casos de extremidade livre, quando não é possível o implante dentário.
Sobre esse planejamento,

33 Q150875 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Pacientes com Disfunção Temporomandibular - DTM apresentam e relatam vários sinais e sintomas. Os sinais e sintomas mais comuns são sensibilidade muscular e da Articulação Temporomandibular - ATM à palpação, limitação e/ou falta de coordenação dos movimentos mandibulares e ruídos articulares, dores na face, dores na cabeça e na orelha. Outros sintomas relatados pelos pacientes são as manifestações otológicas como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

34 Q150276 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

O exame radiológico em odontologia tem por objetivo verificar o tipo e a qualidade do osso alveolar e a existência de áreas com alterações patológicas, cistos, raízes residuais, dentes inclusos e extranumerários, espículas ósseas, osteoporose e outros corpos estranhos. Considere: I. A radiografia panorâmica auxilia o profissional na consulta inicial porque fornece uma visão geral do estado da dentição e dos tecidos duros.
II. A tomografia computadorizada de feixo cônico fornece uma visão em 3 dimensões que permite a observação dos tecidos duros ou mineralizados.
III. No que tange à radiologia, tanto com relação a atuação dos especialistas como das clínicas radiológicas, a obrigação é considerada de ?resultado?.
IV. A radiografia é um meio auxiliar no diagnóstico, uma vez que os processos patológicos podem ser identificados e eventualmente diagnosticados por meio deste tipo de exame. Nesses casos, o exame clínico deixa de ser soberano.
V. Nas tomografias são considerados originais os cortes axiais e sagitais. A partir deles faz-se a reconstrução multiplanar, com cortes coronais, parassagitais e tridimensionais nos seus diferentes protocolos.
Está correto o que consta APENAS em

35 Q152516 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

A utilização de materiais resilientes para reembasamento de próteses totais tem como objetivos minimizar os efeitos que o envelhecimento produz nos tecidos da boca, aliviando a pressão sobre a mucosa, reduzindo o impacto oclusal, aumentando a estabilidade e retenção, entre outras indicações. Porém, entre outros fatores, esses materiais apresentam um curto período de vida útil devido, à problemas de

36 Q153296 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

O risco de aquisição do vírus da hepatite B (VHB) por meio de acidente perfurocortante com sangue sabidamente contaminado varia de 6% a 30%, sendo que uma quantidade ínfima de sangue contaminado (0,0001 mL) é suficiente para a transmissão do vírus. Em acidente perfurocortante envolvendo sangue de fonte desconhecida, o risco de aquisição do VHB é 57 vezes superior, quando comparado ao HIV, e o risco de vir a óbito é 1,7 vezes superior para o VHB, apesar da característica letal do HIV. Neste contexto, é INCORRETO afirmar:

37 Q151108 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Dentre as características da oclusão dentária,

38 Q150605 | Odontologia, Analista Judiciário Odontologia Prótese, TRT 3a Região, FCC

Nos procedimentos em que estão envolvidas próteses e implantes dentais, considere: I. As próteses livres de metal não estão indicadas nos casos em que a distância entre os dentes vizinhos antes do preparo seja maior do que 11 mm.
II. As próteses livres de metal não estão indicadas para pacientes com tecido gengival fino e linha do sorriso alta.
III. A reabsorção óssea com consequente migração da papila gengival está relacionada com o septo ósseo peri-implantar e a distância mínima que deve existir entre dois implantes é de 3 mm.
IV. Os implantes de grande diâmetro estão indicados em casos de retirada e reposição imediata do implante do mesmo sítio, implantação imediata após extração, qualidade óssea insuficiente, altura óssea insuficiente.
V. O uso de implantes em pessoas idosas está contraindicado devido às alterações físicas, psicológicas e condições de saúde associadas à idade que dificultarão em especial a higiene bucal.
Está correto o que consta APENAS em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.