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Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q155648 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na legislação educacional vigente no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Os currículos da educação básica têm base nacional comum, mas devem ser complementados por uma parte diversificada de responsabilidade exclusiva de cada sistema de ensino.

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102Q153922 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

Nas relações estabelecidas em sala de aula, a afetividade exclui, necessariamente, a cognoscibilidade e interfere no cumprimento ético da autoridade do professor.

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103Q148599 | Pedagogia, Tipos de liderança e às relações humanas no trabalho, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às
relações humanas no trabalho.

Quando as orientações sobre a programação dos trabalhos são dadas pelo chefe, desde que solicitadas pelo grupo, temse um estilo democrático de liderança.

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104Q152262 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Para a pedagogia libertadora, a didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulamentam o ensino.

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105Q154117 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Para Vigotsky, Piaget concentrou-se nas características distintivas do pensamento das crianças, naquilo que elas têm e não naquilo que lhes falta.

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106Q154137 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno no
processo ensino-aprendizagem.

A disciplina em sala de aula está diretamente relacionada à prática docente, por meio da autoridade profissional, moral, técnica e afetiva do professor.

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107Q149283 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B, mediatizados pelo mundo.

A citação acima implica em conceber que a relação professor aluno:

I. Pressupõe que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.

II. Sugere a dicotomia educando-educador na construção da consciência crítica e autônoma dos educandos.

III. É uma relação horizontal, mas que implica na assunção da necessária competência técnica do educador.

IV. É uma relação em que o educador reconduz as práticas sociais e saberes de educandos à consciência crítica e transformadora.

V. Não é de um educador que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa.

Está correto o que se afirma APENAS em

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108Q150022 | Pedagogia, Planejamento participativo em educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os
seguintes itens.

Para garantir o caráter democrático da pesquisa participante não se deve admitir a participação de especialistas externos à instituição.

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109Q153447 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.

Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização

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110Q153285 | Pedagogia, Planejamento participativo em educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os
seguintes itens.

A priorização da questão orçamentária em um planejamento prejudica o sucesso da intervenção na realidade oriunda de um planejamento participativo.

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111Q151237 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento conceitual, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo.

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112Q151771 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Transposição didática é o trabalho que transforma um objeto do saber ensinar em um objeto de ensino.

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113Q155731 | Pedagogia, Ética Profissional Pedagogo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências

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114Q151868 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos
profissionais da escola.

A LDB prevê a destinação de 20% da carga horária semanal dos trabalhadores em educação para atividades individuais ou coletivas de educação continuada.

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115Q153687 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

A pedagogia libertadora tem uma proposta explícita de didática.

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116Q149412 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A nossa capacidade de aprender, de que decorre a de ensinar, sugere ou, mais do que isso, implica a nossa habilidade de aprender a substantividade do objeto aprendido.

Pode-se afirmar, portanto, que ensinoaprendizagem pressupõe

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117Q153108 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

A construção de um currículo homogêneo que facilite a transmissão do conhecimento e a compreensão do mundo norteia a elaboração do projeto político-pedagógico segundo a lógica emancipatória.

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118Q150712 | Pedagogia, Sistema de Ensino Brasileiro, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

Os sistemas de ensino definem as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica em conformidade com

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119Q671154 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


O Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece o grupo familiar formado por pais, filhos e demais parentes próximos como família
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120Q153307 | Pedagogia, Pedagogo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A organização deve estar atenta à formação e qualificação de seu pessoal, com o enfoque no desenvolvimento profissional e satisfação pessoal. Para tal, a aprendizagem organizacional não pode acontecer no formato de treinamento, mas ser pensada como educação continuada. O novo papel do pedagogo na empresa, portanto, tem sido o de

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