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Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q153875 | Pedagogia, Educação continuada dos profissionais da escola, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos
profissionais da escola.

Em uma perspectiva emancipadora, a formação inicial está ligada à construção de conhecimentos teóricos e a continuada, aos saberes práticos ou profissionais.

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122Q151603 | Pedagogia, Projeto político pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto
político-pedagógico (PPP).

Na implementação do PPP, a tendência emancipatória é a de eliminação dos conflitos entre indivíduos ou grupos para garantia da sua eficiência e eficácia.

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123Q150010 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Piaget entende por fala egocêntrica aquela realizada pela criança quando ela estabelece uma comunicação com as outras pessoas.

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124Q151646 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

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125Q148497 | Pedagogia, Planejamento participativo em educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os
seguintes itens.

A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.

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126Q153899 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.

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127Q152121 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o
aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula
é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos
cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas
de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas.

Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa.
São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 96 (com adaptações).

A respeito da relação professor/aluno, abordada no texto acima,
julgue os próximos itens.

De acordo com Paulo Freire, seja autoritária, boazinha, irresponsável, amorosa, mal-humorada ou competente, a postura do professor sempre deixará marcas em seus alunos.

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128Q153788 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma

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129Q671099 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito do projeto pedagógico, instrumento de reflexão que permite a elaboração de metas e ações para a instituição, assinale a opção correta.
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130Q148901 | Pedagogia, Educação continuada dos profissionais da escola, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos
profissionais da escola.

O espaço da escola como local privilegiado de formação e o paradigma racional-tecnológico são pressupostos que embasam a formação do profissional crítico-reflexivo.

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131Q671409 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Ainda com relação a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.
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132Q669787 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


A respeito de novas tecnologias aplicadas à educação, assinale a opção correta.
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133Q148700 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

O Plano Nacional de Educação é instrumento de planejamento educacional pertencente ao nível tático de planejamento.

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134Q154206 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Segundo a abordagem tradicional de planejamento, que se apoia na teoria positivista, as ações de planejamento cabem aos especialistas que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos.

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135Q154592 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

O planejamento participativo (Gandin) apresenta dois níveis: o operacional e o estratégico. O planejamento estratégico possui a seguinte característica que o diferencia do operacional

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136Q154645 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, considerando as bases legais da
educação nacional, notadamente as estabelecidas previstas na
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB).

Os programas de transporte escolar mantidos pelos governos municipais são considerados para efeito de despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.

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137Q154910 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A utilização de reforços positivos para aumentar a freqüência de um comportamento desejado é uma característica do Behaviorismo, que tem em Skinner seu principal representante.

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138Q149406 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que

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139Q148991 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

A dicotomia entre ensino e avaliação, presente na organização curricular tradicional, é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo.

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140Q154238 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Nascer significa ver-se submetido à obrigação de aprender. Aprender para construir-se em um triplo processo de hominização (tornar-se homem), de singularização (tor- nar-se exemplo único de homem), de socialização (tornar- se membro de uma comunidade, partilhando seus valores e ocupando um lugar nela). Aprender para viver com outros homens com quem o mundo é partilhado. Aprender para apropriar-se do mundo, de uma parte desse mundo, e para participar da construção de um mundo pré- existente.

Portanto, aprender é

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