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Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q149814 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Aprender a conhecer, a fazer, a viver e a ser são pilares da educação propostos pela ONU e UNESCO. Objetivos tão amplos só podem ser atingidos pela educação que valoriza o ensino conteudista.

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202Q154460 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Nos últimos tempos, vários pesquisadores têm se dedicado ao estudo das concepções pedagógicas e sua relação com a aprendizagem. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Para a pedagogia sociocrítica dos conteúdos, a escola pública cumpre sua função social quando assegura a difusão dos conhecimentos sistematizados como condição da efetiva participação nas lutas sociais.

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203Q152971 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A teoria dos traços focaliza o líder a partir de qualidades pessoais relacionadas tanto a habilidades quanto a características de personalidade.

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204Q668327 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

A educação a distância é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre por meio da utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, de pessoal qualificado, de políticas de acesso, de acompanhamento e avaliação compatíveis. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
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205Q669838 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca da constituição de grupos, da aplicação de critérios na distribuição de tarefas, da articulação com outros grupos sociais e do processo de planejamento, assinale a opção correta.
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206Q149404 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Papagaio velho não aprende a falar...

Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...


É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que

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207Q155835 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Embora a avaliação seja um importante instrumento no processo de construção do planejamento participativo, faz-se necessário que apenas um grupo específico, das pessoas envolvidas no processo, domine os instrumentos e as práticas avaliativas.

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208Q151101 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Do ponto de vista da psicologia, o significado de cada palavra é um conceito e, por isso, ato de pensamento. Nesse sentido, de acordo com Vigotsky, significado é um ato de pensamento.

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209Q147850 | Pedagogia, Pedagogo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às
relações humanas no trabalho.

A total liberdade da equipe para tomar decisões com a interferência mínima do chefe caracteriza o estilo liberal de liderança.

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210Q149132 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.

A formação continuada pode possibilitar a reflexividade e a mudança nas práticas docentes, ajudando os professores a tomarem consciência das suas dificuldades, compreendendo-as e elaborando formas de enfrentá-las.

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211Q151085 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Ao planejar, cabe ao professor apenas o cumprimento das exigências dos planos e programas oficiais.

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212Q155263 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

A escola pública brasileira, mediante a forma como organiza seu trabalho pedagógico e estabelece seus regulamentos, ritmos e rituais, ainda está longe de

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213Q153316 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A pedagogia social crítica assume uma posição de síntese,
pois garante compreender o processo de conhecimento como
intervenção do sujeito no mundo objetivo e a modificação do
sujeito em decorrência de sua ação sobre esse mundo objetivo.
A introdução de conhecimentos não visa o acúmulo de informações,
mas uma reelaboração mental que se traduzirá em comportamentos
práticos, em uma nova perspectiva de ação sobre o mundo social,
levando efetivamente à passagem do individual ao social. Da
prática para a teoria, para regressar à prática.

José Carlos Libâneo. Psicologia educacional: uma avaliação crítica. In: S. T. M. Lane e W. Codo.
Psicologia social: o homem em movimento.
São Paulo: Brasiliense, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, a respeito da relação entre escola e sociedade.

Segundo Paulo Freire, um projeto de escola que busque a formação da cidadania precisa: tratar todos os indivíduos com dignidade, com respeito à divergência, valorizando o que cada um tem de bom; fazer que a escola se torne mais atualizada para que os alunos gostem dela; e, ainda, garantir espaço para a construção de conhecimentos científicos significativos, que contribuam para uma análise crítica da realidade.

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214Q150859 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as bases legais da educação nacional Constituição
Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB) , julgue os itens seguintes.

O dever do Estado com a educação escolar pública efetiva-se mediante diversas garantias, entre as quais, destaca-se o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente, na rede especial de ensino.

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215Q151927 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao processo de planejamento em educação, julgue os
itens subsequentes.

Na composição de grupos para a construção de planejamento participativo, deve-se priorizar a reunião de participantes com deias afins, evitando-se, desse modo, a ocorrência de conflitos que possam atrapalhar a consecução das ações e metas previstas.

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216Q667456 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Considere as seguintes definições, relativas ao papel da supervisão na educação.


I A supervisão tem o papel de manter o funcionamento da escola sem intervir nos processos educativos e fazendo cumprir as regras estabelecidas pelo sistema.

II A supervisão visa à fiscalização dos procedimentos e à inspeção dos documentos elaborados para o cumprimento das ações docentes.

III A supervisão deve assumir um papel de liderança nas atividades educativas, promovendo a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e instigando o diálogo entre os atores envolvidos nesse processo, no intuito da formação autônoma.


Nesse caso,

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217Q152141 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, considerando as bases legais da
educação nacional, notadamente as estabelecidas previstas na
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB).

Os sistemas de ensino deverão ser organizados em regime de colaboração entre a União, os estados, os municípios e o DF.

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218Q150713 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A coordenação da política nacional, entre os diferentes níveis e sistemas de ensino cabe

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219Q670327 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


A respeito de objetivos e conteúdos de ensino, assinale a opção correta.
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220Q153276 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A educação ambiental deve ser incluída no currículo da educação básica como uma disciplina específica, de conteúdos interdisciplinares com as áreas de ciências naturais, história e geografia.

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