Início

Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q153276 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

A educação ambiental deve ser incluída no currículo da educação básica como uma disciplina específica, de conteúdos interdisciplinares com as áreas de ciências naturais, história e geografia.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q148435 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Vigotsky afirma que as palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento mas também na evolução histórica da consciência como um todo.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q151820 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

Por ter como princípios o conhecer e o agir, o método de alfabetização de Paulo Freire é considerado exemplo de pesquisa participante.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q151975 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento
estratégico, tático e operacional.

As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q672369 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q152864 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

As formas de avaliação não constituem elementos dos planos de ensino por se configurarem como uma etapa independente do plano.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q155183 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Se tivermos como objetivo o desenvolvimento integral dos
alunos em uma realidade plural, é necessário que passemos a
considerar as questões e problemas enfrentados pelos homens e
mulheres de nosso tempo como objeto de conhecimento. O
aprendizado e a vivência das diversidades de raça, gênero e classe,
a relação com o meio ambiente, a vivência equilibrada da
afetividade e sexualidade, o respeito à diversidade cultural, entre
outros, são temas cruciais com que, hoje, todos nós nos deparamos
e, como tais, não podem ser desconsiderados pela escola.

Miguel Arroyo. Escola plural. In: Proposta pedagógica da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte
. Belo Horizonte: SMED, 1994, p. 31 (com adaptações).

Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia
de projetos, julgue os itens subsequentes.

Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q148325 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das teorias e dos tipos de lideranças, julgue os itens que
se seguem.

A realização de atividades de forma autodirigida é a principal característica da liderança democrática ou consultiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q150558 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

O trabalho com o tema transversal ética visa ao desenvolvimento e à autonomia moral dos alunos, sendo fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q156014 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os temas transversais, propostos nos PCN, são novas áreas ou disciplinas que devem ser incorporadas na parte diversificada do trabalho educativo da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q147993 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com dispositivo inserto na LDB, a formação dos
profissionais da educação terá como fundamento a associação entre
teorias e práticas inclusive mediante a capacitação em serviço,
por meio da formação continuada e o aproveitamento de
experiências anteriores em instituições de ensino e outras
atividades. Considerando o referido dispositivo, julgue os próximos
itens.

A formação continuada deve ser vista como uma etapa procedimental e atitudinal da prática docente, visando à melhoria do ensino e ao rompimento de uma visão de mundo estagnada.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q152388 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

O ensino se caracteriza como uma ação que se articula na relação dialética com a aprendizagem, não existindo, portanto, ensino sem aprendizagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q155765 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A oferta de cursos de pós-graduação lato sensu a distância, por instituição devidamente credenciada, deverá cumprir os demais dispositivos da legislação e normatização pertinentes à educação. O art. 6º da Resolução CNE/CES nº. 1, de 8 de junho de 2007, determina que o trabalho de conclusão de curso ou monografia seja

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q156023 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.

A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q150933 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q148675 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Diante dos desafios da sociedade contemporânea, especialmente do ensino no Brasil, que objetivos educacionais devem ser estabelecidos para uma educação de qualidade? Não é tarefa fácil responder a esta e outras questões, afirmam Libâneo, Oliveira e Toschi em Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização.

Cortez. São Paulo, 2003, p. 114 (com adaptações).

Julgue os itens a seguir, a respeito do assunto tratado no texto acima.

No contexto da sociedade contemporânea, a educação pública deve ser capaz de gerar conhecimentos e tecnologia, não deixando de trabalhar a tradição e os valores.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q150998 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A concepção globalizante da pedagogia de projetos não permite ao aluno analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto, justamente por causa da amplitude dessa concepção.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q147760 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de ensino e aprendizagem.

Trabalhar a zona de desenvolvimento proximal só é possível quando o sujeito mais experiente atua por meio de estratégias que vão ao encontro dos processos de pensamento do aluno e sua bases motivacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q151760 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q670188 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.