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Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia

Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q149591 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O controle e a avaliação independem das informações sobre o andamento dos trabalhos. Necessitam apenas ter como base o projeto pedagógico curricular.

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282Q152302 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento
estratégico, tático e operacional.

No nível operacional, o grau de incerteza é bastante elevado em função das suas características de tempo e amplitude.

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283Q669975 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.


O conjunto de padrões de reação e de interação com o ambiente e com outras pessoas (crianças ou adultos) que diferencia cada criança é denominado
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284Q150846 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, acerca de pesquisa participante em
educação.

A superação da dicotomia entre o processo de geração de conhecimento e o de seu uso ou aplicação é um dos possíveis resultados da pesquisa participante.

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285Q152409 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

Os componentes informais da cultura organizacional são manifestações de valores compartilhados pelos membros da organização, e são invariáveis e pouco específicos.

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286Q149425 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os PCNEM incorporam os conceitos de competência formulados por Perrenoud, acrescentando que não é possível desenvolver competências sem recorrer a conteúdos. Nesse sentido, as competências não desvirtuam a aquisição de saberes.

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287Q154894 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos aos tipos de liderança e às
relações humanas no trabalho.

Em uma equipe na qual as diretrizes são discutidas pelo grupo com a participação e a assistência do chefe, tem-se um estilo liberal de liderança.

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288Q148754 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características
que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de
formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude
científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens
subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.

No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.

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289Q151349 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A avaliação do processo de planejamento é um importante momento para retomada de ações e realinhamento de metas e objetivos. Acerca do papel da avaliação no planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

Entre as diferentes formas de avaliação, a que deve ser utilizada para promover a reorganização do projeto pedagógico é a avaliação externa.

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290Q151355 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Ao organizar um plano de ensino, o professor precisa estabelecer unidades didáticas independentes dos objetivos propostos.

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291Q152546 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

Na proposta de planejamento participativo, o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico. É ele que define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e formas de avaliação. Por isso, sua definição não pode ser um ato solitário.

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292Q149909 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.

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293Q153994 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A idéia central da pedagogia de projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.

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294Q148937 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática social. Isso significa que os elementos do planejamento estão recheados de implicações sociais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 93 a 98.

Os métodos e procedimentos de ensino serão indicados pelas atividades que o professor e os alunos irão desenvolver na relação de ensino e aprendizagem.

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295Q151500 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os PCNEM apresentam a arte como uma linguagem, impregnada de valores culturais e estéticos.

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296Q155894 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada. No planejamento escolar, o que se planeja são atividades de ensino e de aprendizagem para uma intencionalidade educativa. Com relação ao planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O projeto pedagógico da escola deve ser compreendido, na atualidade, como um modelo para ação. Nesse sentido, a escola que planeja bem tem bons resultados.

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297Q150511 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na legislação educacional vigente no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional define como educação básica os seguintes níveis: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior.

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298Q150469 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à concepção empresarial e a emancipatória de
projeto político-pedagógico, julgue os próximos itens.

O objetivo da avaliação, de acordo com a perspectiva emancipadora, é a construção do sucesso da inclusão escolar em contraposição à lógica de punição ou premiação.

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299Q149697 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.

Na etapa de montagem institucional, a participação da população a ser pesquisada ou de seus representantes é dispensável, pois é um momento de organização exclusiva dos pesquisadores.

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300Q149150 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.

É difícil entender os componentes formais da cultura organizacional das instituições devido à importância que têm em definir o que é ou não aceitável dentro de uma organização.

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