Início Questões de Concursos Analista Judiciário Pedagogia Resolva questões de Analista Judiciário Pedagogia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Analista Judiciário Pedagogia Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q151430 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANUm projeto pedagógico, na perspectiva de Freire, deve tomar o homem como um ser de relações, temporalizado e situado. Isso significa que o projeto pedagógico deve ✂️ a) considerar os contextos sociais e culturais em que vivem os sujeitos que irão fazer parte dele. ✂️ b) desenvolver uma série de ações que permitam a ocultação de saberes ingênuos e depositários de não-saberes. ✂️ c) sobrelevar a realidade dos sujeitos envolvidos no projeto. ✂️ d) prescindir de uma reflexão sobre o homem e de suas condições culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q155849 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANAs teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de ✂️ a) reprodução da realidade de maneira fidedigna, mudança de comportamento e utilização da Zona de Desenvolvimento Proximal. ✂️ b) memorização compreensiva, funcionalidade do conhecimento e aprendizagem significativa. ✂️ c) funcionalidade do conhecimento, interação de esquemas e representação fidedigna da realidade. ✂️ d) memorização repetitiva, aprendizagem cognoscitiva e representação fidedigna da realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q148121 | Pedagogia, Sistema de Ensino Brasileiro, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANAo longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem, a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como ✂️ a) comportamentalista. ✂️ b) humanista. ✂️ c) cognitivista. ✂️ d) sócio-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q150466 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas daaprendizagem.Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q669390 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta. ✂️ a) Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e condicionamento operante. ✂️ b) Para Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas, e a relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro. ✂️ c) As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo que tem consequência no plano da organização interna do conhecimento. ✂️ d) Conforme Bruner, o processo de aprendizagem deve estar voltado para a compreensão dos conteúdos procedimentais e atitudinais. ✂️ e) As teorias cognitivistas defendem que a aprendizagem consiste na conexão entre estímulo e resposta, de forma que um evoca o outro, de modo a completar a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q155863 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q154252 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas daaprendizagem.A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q667624 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. Com relação a competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, assinale a opção correta. ✂️ a) Para que a haja competência, é preciso que conhecimento, habilidades e atitudes sejam desenvolvidos separadamente. ✂️ b) As competências essenciais são vinculadas à dimensão individual. ✂️ c) Duas correntes principais tratam do conceito de competência: uma de origem francesa e outra de origem anglo-americana; esta última enfatiza o vínculo entre trabalho e educação, indicando as competências como resultantes de processos sistemáticos de formação e aprendizagem. ✂️ d) Conhecimento é um saber teórico e tácito que deve ser transformado em conhecimento explícito; habilidade refere-se ao saber fazer, arriscar e experimentar; atitude, por sua vez, diz respeito ao querer fazer, praticar. ✂️ e) O método CHA (conhecimento, habilidade e atitude) é empregado para mensurar a competência na gestão de projeto pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q155790 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento deensino e seus elementos constitutivos.O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q669337 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. O ofício do educador envolve diversas competências, entre elas a que trata dos valores morais da cultura com a qual esse profissional lida. Essa é a competência ✂️ a) política. ✂️ b) tecnológica. ✂️ c) didática. ✂️ d) ética. ✂️ e) midiática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q151100 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno noprocesso ensino-aprendizagem.A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q153784 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes ✂️ a) trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre. ✂️ b) participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe. ✂️ c) formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa. ✂️ d) ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q152333 | Pedagogia, Comunicação E Interação Grupal, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO conceito de Learning Organization (Organização Aprendente) de Peter Senge traz subsídios importantes para se pensar a educação nas organizações, especialmente no que tange à capacidade de se ter a visão de conjunto da organização e de se compreender as interações das partes entre si e delas com o todo. Essa capacidade relaciona-se a ideia de ✂️ a) visão partilhada. ✂️ b) aprendizagem em grupo. ✂️ c) pensamento sistêmico. ✂️ d) organização reflexiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q155659 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando a concepção de metodologia de projetos e ainterdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q152117 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCNs que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos ✂️ a) Estados; o terceiro refere-se às propostas curriculares dos Municípios e o quarto nível é o momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. ✂️ b) Municípios e das instituições escolares; o terceiro refere- se às propostas curriculares implementadas nas salas de aula e o quarto nível corresponde às atividades realizadas individualmente pelos alunos. ✂️ c) Estados e Municípios; o terceiro refere-se ao momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula e o quarto nível corresponde às atividades realizadas individualmente pelos alunos. ✂️ d) Estados e Municípios; o terceiro refere-se às propostas curriculares de cada instituição escolar e o quarto nível é o momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q151137 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANUma dimensão essencial à atuação do pedagogo na empresa é o trabalho em equipe. Algumas variáveis estruturais e organizacionais do trabalho em equipe são definidas a seguir. Aquela que se refere à coesão grupal é a que ✂️ a) refere-se à forma como as atividades guardam relação com a missão e os objetivos da empresa e ao modo como são elencadas e distribuídas entre os participantes. ✂️ b) alude ao conjunto de talentos e habilidades presentes na equipe, que devem estar voltados para o cumprimento total dos mesmos conjuntos, em âmbito organizacional. ✂️ c) diz respeito à força de atração existente no interior da equipe, que resulta em estímulo para o vínculo e a permanência dos membros. ✂️ d) traz à baila as relações de dependência necessárias para a realização de tarefas e a sua execução entre os integrantes da equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q147998 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q151354 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento deensino e seus elementos constitutivos.A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q154236 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.A partir das concepções pedagógicas, julgue os itenssubseqüentes.As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q147758 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA LDB 9394/96 instituiu ✂️ a) o Ensino Primário, o Ciclo Ginasial do Ensino Médio, o Ciclo Colegial do Ensino Médio e o Ensino Superior. ✂️ b) o Ensino de Primeiro Grau, o Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior. ✂️ c) a Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Superior. ✂️ d) a Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q151430 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANUm projeto pedagógico, na perspectiva de Freire, deve tomar o homem como um ser de relações, temporalizado e situado. Isso significa que o projeto pedagógico deve ✂️ a) considerar os contextos sociais e culturais em que vivem os sujeitos que irão fazer parte dele. ✂️ b) desenvolver uma série de ações que permitam a ocultação de saberes ingênuos e depositários de não-saberes. ✂️ c) sobrelevar a realidade dos sujeitos envolvidos no projeto. ✂️ d) prescindir de uma reflexão sobre o homem e de suas condições culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q155849 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANAs teorias construtivistas, cujos aportes são da psicologia cognitiva, entendem que quanto mais rica for a estrutura cognoscitiva do sujeito, maior será a probabilidade de que possa construir significados novos para os objetos de aprendizagem. Para tal, é necessária a triangulação de ✂️ a) reprodução da realidade de maneira fidedigna, mudança de comportamento e utilização da Zona de Desenvolvimento Proximal. ✂️ b) memorização compreensiva, funcionalidade do conhecimento e aprendizagem significativa. ✂️ c) funcionalidade do conhecimento, interação de esquemas e representação fidedigna da realidade. ✂️ d) memorização repetitiva, aprendizagem cognoscitiva e representação fidedigna da realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q148121 | Pedagogia, Sistema de Ensino Brasileiro, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANAo longo dos tempos, a educação afeta e é afetada por diferentes teorias que buscam entender o homem, a sociedade, e a forma como o conhecimento acontece. Na área educacional, a pedagogia busca, portanto, em cada teoria uma maneira de conceber a escola e os processos de ensino e aprendizagem. A teoria que sustenta a concepção de que o sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, de tal forma que impliquem tanto na aquisição quanto na modificação dos comportamentos é conhecida como ✂️ a) comportamentalista. ✂️ b) humanista. ✂️ c) cognitivista. ✂️ d) sócio-interacionista. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q150466 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas daaprendizagem.Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q669390 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta. ✂️ a) Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e condicionamento operante. ✂️ b) Para Vygotsky, a aprendizagem inclui relações entre as pessoas, e a relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro. ✂️ c) As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo que tem consequência no plano da organização interna do conhecimento. ✂️ d) Conforme Bruner, o processo de aprendizagem deve estar voltado para a compreensão dos conteúdos procedimentais e atitudinais. ✂️ e) As teorias cognitivistas defendem que a aprendizagem consiste na conexão entre estímulo e resposta, de forma que um evoca o outro, de modo a completar a aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q155863 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q154252 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas daaprendizagem.A epistemologia genética de Piaget afirma que as estruturas cognitivas mudam por meio dos processos de adaptação, assimilação e acomodação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q667624 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. Com relação a competência, conhecimentos, habilidades e atitudes, assinale a opção correta. ✂️ a) Para que a haja competência, é preciso que conhecimento, habilidades e atitudes sejam desenvolvidos separadamente. ✂️ b) As competências essenciais são vinculadas à dimensão individual. ✂️ c) Duas correntes principais tratam do conceito de competência: uma de origem francesa e outra de origem anglo-americana; esta última enfatiza o vínculo entre trabalho e educação, indicando as competências como resultantes de processos sistemáticos de formação e aprendizagem. ✂️ d) Conhecimento é um saber teórico e tácito que deve ser transformado em conhecimento explícito; habilidade refere-se ao saber fazer, arriscar e experimentar; atitude, por sua vez, diz respeito ao querer fazer, praticar. ✂️ e) O método CHA (conhecimento, habilidade e atitude) é empregado para mensurar a competência na gestão de projeto pedagógico. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q155790 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento deensino e seus elementos constitutivos.O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q669337 | Pedagogia, Analista Judiciário Pedagogia, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020Texto associado. O ofício do educador envolve diversas competências, entre elas a que trata dos valores morais da cultura com a qual esse profissional lida. Essa é a competência ✂️ a) política. ✂️ b) tecnológica. ✂️ c) didática. ✂️ d) ética. ✂️ e) midiática. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q151100 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens a seguir, a respeito da relação professor e aluno noprocesso ensino-aprendizagem.A atitude do professor em ouvir os alunos, possibilitando a exposição de opiniões e a formulação de perguntas, facilita a identificação de como está ocorrendo o processo de construções dos saberes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q153784 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA metodologia de projetos educativos, seja na educação presencial, seja na educação a distância, tem um princípio básico e fundamental. Tal princípio se caracteriza por compreender que, no trabalho com projetos, os estudantes ✂️ a) trabalham o tempo inteiro em equipe e fazem produções coletivas sempre. ✂️ b) participam de jogos e atividades interativas, além da pesquisa e do trabalho em equipe. ✂️ c) formulam questões a partir de um problema comum e realizam pesquisa. ✂️ d) ocupam-se de atividades cotidianas que não se configuram como atividades de pesquisa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q152333 | Pedagogia, Comunicação E Interação Grupal, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO conceito de Learning Organization (Organização Aprendente) de Peter Senge traz subsídios importantes para se pensar a educação nas organizações, especialmente no que tange à capacidade de se ter a visão de conjunto da organização e de se compreender as interações das partes entre si e delas com o todo. Essa capacidade relaciona-se a ideia de ✂️ a) visão partilhada. ✂️ b) aprendizagem em grupo. ✂️ c) pensamento sistêmico. ✂️ d) organização reflexiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q155659 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Considerando a concepção de metodologia de projetos e ainterdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q152117 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANO documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCNs que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos ✂️ a) Estados; o terceiro refere-se às propostas curriculares dos Municípios e o quarto nível é o momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. ✂️ b) Municípios e das instituições escolares; o terceiro refere- se às propostas curriculares implementadas nas salas de aula e o quarto nível corresponde às atividades realizadas individualmente pelos alunos. ✂️ c) Estados e Municípios; o terceiro refere-se ao momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula e o quarto nível corresponde às atividades realizadas individualmente pelos alunos. ✂️ d) Estados e Municípios; o terceiro refere-se às propostas curriculares de cada instituição escolar e o quarto nível é o momento de realização das programações das atividades de ensino e aprendizagem na sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q151137 | Pedagogia, Projeto Pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANUma dimensão essencial à atuação do pedagogo na empresa é o trabalho em equipe. Algumas variáveis estruturais e organizacionais do trabalho em equipe são definidas a seguir. Aquela que se refere à coesão grupal é a que ✂️ a) refere-se à forma como as atividades guardam relação com a missão e os objetivos da empresa e ao modo como são elencadas e distribuídas entre os participantes. ✂️ b) alude ao conjunto de talentos e habilidades presentes na equipe, que devem estar voltados para o cumprimento total dos mesmos conjuntos, em âmbito organizacional. ✂️ c) diz respeito à força de atração existente no interior da equipe, que resulta em estímulo para o vínculo e a permanência dos membros. ✂️ d) traz à baila as relações de dependência necessárias para a realização de tarefas e a sua execução entre os integrantes da equipe. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q147998 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções decurrículo.Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q151354 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento deensino e seus elementos constitutivos.A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q154236 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPETexto associado.A partir das concepções pedagógicas, julgue os itenssubseqüentes.As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q147758 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLANA LDB 9394/96 instituiu ✂️ a) o Ensino Primário, o Ciclo Ginasial do Ensino Médio, o Ciclo Colegial do Ensino Médio e o Ensino Superior. ✂️ b) o Ensino de Primeiro Grau, o Ensino de Segundo Grau e o Ensino Superior. ✂️ c) a Educação Básica que inclui a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação Superior. ✂️ d) a Educação Fundamental que se constitui da Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro